Um dos talentos mais valiosos que qualquer líder pode ter é a capacidade de estar presente e ser um exemplo para seu time em tempos difíceis.   

Crises inesperadas – sendo a COVID-19 um exemplo óbvio - ressaltam a importância em demonstrar capacidade de liderança, auxiliando funcionários a lidar com a pressão e com a incerteza. Quando sua empresa enfrenta uma turbulência e sai dela intacta, as habilidades que você aprendeu e cultivou durante esse período irão prepará-lo para o sucesso no futuro. Afinal, sempre haverá novos desafios para sua organização superar.

Então, o que você deve fazer para liderar a força de trabalho e manter sua equipe bem informada e produtiva, mesmo nos momentos mais difíceis?

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como garantir resiliência em sua estratégia de negócios para o próximo ano?

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seja honesto e transparente 

Sua empresa provavelmente enfrentará muitas turbulências ao longo dos anos. Algumas afetarão a indústria em geral e até mesmo a economia mundial, enquanto outras serão específicas para sua empresa.

Quaisquer que sejam os obstáculos à sua frente, é sempre melhor ser completamente honesto e transparente com seus funcionários sobre a situação em que a empresa se encontra e o papel vital que cada um deve desempenhar para alcançar o sucesso.

Por exemplo, é normal admitir que há coisas que você não sabe e fundamental fornecer sempre uma imagem precisa de como está o desempenho da empresa. O fato dos gestores serem abertos e diretos com os funcionários ajuda a construir confiança, o que provavelmente será essencial para seu desempenho no momento de enfrentar as adversidades. 

Seus esforços para abraçar a honestidade e a transparência podem ser apoiados por um plano de comunicação sob medida para períodos desafiadores. Já existem argumentos abordando que quando uma organização e sua força de trabalho estão sob extrema pressão, não há excesso de comunicação. Ao fornecer às pessoas o máximo possível de informações sobre as condições da empresa e as circunstâncias em que ela se encontra, todos estão na mesma página e fica mais claro para aos trabalhadores como podem ajudar a organização a superar esse período.

lidere pelo exemplo

Os funcionários procuram seus gestores em busca de orientação sobre como devem se comportar e realizar seu trabalho, por isso é importante dar um exemplo positivo não apenas no que se diz, mas no que se faz.

Os líderes mais fortes demonstram os valores que desejam ver naqueles que os admiram. Em suma, você precisa liderar pelo exemplo.

Uma das maneiras mais valiosas de aplicar essa abordagem durante tempos de incerteza nos negócios é incorporando uma sensação de tranquilidade. É possível fazer isso:

  • Usando uma linguagem clara e controlada para transmitir as mensagens para a força de trabalho e fornecer garantias para aqueles que estão preocupados;
  • Adotando rituais e hábitos que proporcionem uma sensação de estrutura e apoiem o bem-estar mental e emocional;
  • Evitando rotular certas práticas ou pessoas como 'erradas', pois isso pode levar a sentimentos de vitimização e ansiedade.

alavanque a tecnologia

A transformação digital tem sido um grande tema para o RH na gestão da força de trabalho nos últimos anos, possibilitando mais oportunidades às empresas modernas de  utilizarem a tecnologia a seu favor enquanto navegam por períodos de incerteza.

Um dos exemplos mais claros de como a inovação tecnológica pode ajudá-lo a ser um líder melhor é a capacidade de manter contato regular com seus funcionários, mesmo se as pessoas estiverem em locais diferentes ou trabalhando remotamente.

As ferramentas de videoconferência e mensagem instantânea tornam mais fácil do que nunca para as pessoas manterem contato umas com as outras, o que é vital se você atribui muita importância à colaboração e ao compartilhamento de conhecimento e melhores práticas. Conexões fortes entre colegas e gestores em todos os níveis da empresa podem ser fundamentais para o seu sucesso nos momentos mais desafiadores.

seja flexível em seu estilo de liderança

Existem vários estilos de liderança, que oferecem uma diversidade de benefícios e resultados potenciais para sua força de trabalho e sua empresa. Alguns exemplos são:

  • Afiliada: Coloca ênfase na confiança e harmonia, o que pode ajudar a garantir que as pessoas se sintam reconhecidas e incluídas em tempos de incerteza.
  • Coaching: Uma estratégia que dá às pessoas metas significativas e relevantes para fornecer um senso de motivação e impulsionar o engajamento e a produtividade.
  • Visionária: Este estilo fornece um senso de direção e união, identificando uma meta de longo prazo para a qual toda a empresa pode trabalhar.

Quando sua empresa está enfrentando incertezas e seus funcionários recorrem a você para uma liderança forte, a capacidade de alternar entre estilos e encontrar a abordagem certa para o clima atual pode ser fundamental.

Ter essa flexibilidade permitirá a você definir o exemplo certo para sua força de trabalho e ajudará seus funcionários a melhorar seu desempenho em um momento crucial para os negócios.

construa resiliência em sua estratégia

Uma das coisas mais importantes para qualquer empresa se preparar para períodos de incerteza é tornar a resiliência uma parte fundamental da estratégia de negócios. É sempre possível que circunstâncias difíceis - previstas ou não - surjam e representem um risco significativo para a sua organização, por isso é sábio se planejar o máximo possível para adversidades.

Seja proativo em seu planejamento de resiliência e considere como você lidaria com uma variedade de cenários possíveis. Isso o deixará mais preparado para responder a vários desafios com velocidade e eficiência, ao invés de correr para acompanhar uma situação que está mudando rapidamente.

Construir resiliência em sua estratégia também o ajudará a proteger seus principais fluxos de receita e manter a comunicação da marca em tempos de crise. Se você quiser saber mais sobre como incorporar resiliência à sua estratégia de negócios, faça o download de nosso guia logo abaixo.

sobre a autora
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sofie maervoet

vice presidente global de conceitos de staffing

Sofie é uma das líderes de staffing na Randstad com um histórico de otimização de processos, treinamento e coaching. Ela começou sua carreira como recrutadora de staffing na Randstad Bélgica em 2002. Mais tarde, ela se juntou à equipe na Randstad Suíça como gerente de conteúdo até se juntar à equipe de desenvolvimento de conceito global em 2018.