Sorria, você está sendo entrevistado!

A maneira de entrevistar mudou. Com inovações tecnológicas surgindo a todo momento, muitas empresas passaram a incorporar métodos como entrevistas em vídeo, por exemplo, na hora de recrutar e selecionar candidatos para vagas específicas.

A técnica permite que, dentre outras vantagens, muito tempo seja economizado durante a seleção. Com o uso da entrevista por vídeo, ao menos 150 processos podem ser analisadas por dia, o que facilita, e muito, a função do empregador.

Para Ricardo Parra, gerente distrital da AstraZeneca, não é só a praticidade que torna a ferramenta eficiente, mas também a capacidade de analisar o candidato mais afundo. “Conseguimos perceber as motivações do candidato- se ele tem disposição, se ele realmente quer estar lá. Além disso, se a gente não entende alguma coisa que o candidato disse, podemos ler na transcrição”, justifica.

 

Na prática

Quando percebeu que uma grande indústria farmacêutica estava iniciando um processo seletivo para a vaga de Planejamento de Controle, Fábio Akamine, estudante de engenharia de gestão na UFABC, candidatou-se. Para sua surpresa, foi selecionado para seguir no processo.

Passou por alguns testes online até que chegou a fase de ser entrevistado por vídeo. Orientado a baixar o aplicativo My Randstad para iniciar o processo, Akamine recebeu duas perguntas e teve um tempo de 30 segundos para treinar as respostas. Na segunda parte da entrevista, o estudante foi perguntado sobre uma melhoria bem sucedida que tivesse implementado em sua vida. “Eu falei sobre como eu apliquei o meu conhecimento em excel para melhorar o banco de horas de empregados no meu antigo trabalho”, explica.

Para Jefferson de Oliveira, recruiter da Randstad e responsável pela seleção de Fábio, a entrevista do candidato foi um sucesso, principalmente porque ele não pensou apenas nas respostas, mas também no aspecto visual que o vídeo possuía. Ele comenta que “além de trazer todas as competências que a gente precisava para a vaga, o vídeo estava arrumado, com um fundo bom e uma imagem excelente”.

 

Tendências

A intenção é que esse setor apenas cresça no mercado de Recrutamento e Seleção. Mais do que isso, nota-se que há uma inovação cada vez maior de plataformas responsáveis por processos seletivos.

No caso do eTalent, canal utilizado pela Randstad, fora implementado uma nova ferramenta nas entrevistas em vídeo, que permite que o sistema reconheça as emoções do entrevistado enquanto o mesmo grava o vídeo. Além disso, é possível também a identificação de palavras-chave específicas no discurso do candidato.

 

Vivian Lusor