mão de obra temporária

Apresentamos aqui tudo o que precisa saber sobre a mão de obra temporária e sobre como isso pode contribuir para o sucesso da sua empresa.

As empresas em todo o mundo estão transformando suas práticas de recrutamento para atender aos crescentes desafios da economia global atual. Os líderes de RH e gerentes de contratação estão otimizando a aquisição de talentos através de soluções de mão de obra temporária.

Em 2020, 76% dos líderes de capital humano utilizaram soluções de mão de obra temporária para construir uma força de trabalho mais resiliente. Os líderes empresariais estão descobrindo que a estratégia ideal de recrutamento inclui um equilíbrio entre contratações efetivas e temporárias. Algo que pode ajudar é trabalhar com uma empresa de serviços de RH para otimizar a utilização de recursos internos.

É hora de reimaginar a sua estratégia de recrutamento. Apresentamos aqui tudo o que precisa saber sobre a mão de obra temporária e sobre como isso pode contribuir para o sucesso da sua empresa.

1. O que é mão de obra temporária?

A mão de obra é uma estratégia pela qual as empresas empregam trabalhadores temporários. As equipes de RH e os outros departamentos empregam uma força de trabalho temporária para atender aos crescentes desafios comerciais e operacionais e como alternativa à contratação de funcionários efetivos. Os trabalhadores temporários não estão incluídos na folha de pagamento de uma empresa – eles constituem os profissionais liberais, autônomos, contratistas e aqueles fornecidos pelas agências.

As empresas utilizam a mão de obra temporária por vários motivos, tais como:

  • preencher uma lacuna temporária de talentos, como quando uma funcionária efetiva está em licença maternidade;
  • atender a um aumento temporário na demanda de trabalho (por ex., trabalho sazonal);
  • testar trabalhadores temporários como potenciais contratações efetivas;
  • apoiar um pequeno negócio em vez de contratações de período integral onerosas;
  • acessar os melhores talentos entre os trabalhadores que preferem ter um horário flexível, como pais e alunos.

A mão de obra temporária é a correta para o seu negócio?

Confira os prós e contras da mão de obra temporária

2. Porque uma estratégia de mão de obra temporária é necessário?

Preparar uma estratégia de mão de obra temporária agora dá à sua força de trabalho a resiliência da qual você precisa para enfrentar os desafios imprevisíveis do futuro – sem o tempo, esforço e custos associados à contratação de novos funcionários.

Graças à gig economy e à disponibilidade proporcionada pelo trabalho remoto, existem profissionais mais capacitados e uma maior variedade de talentos disponíveis do que em qualquer outro momento na história. Você também pode tirar proveito dos trabalhadores temporários, cada um com suas próprias vantagens e objetivos pessoais.

o problema com as estratégias rígidas de recrutamento


Identificar e adquirir o talento certo continua sendo um dos maiores desafios dos negócios modernos: 80% dos CEOs se preocupam com a escassez de habilidades, relata o The Economist. Contratar um funcionário efetivo é um compromisso considerável em termos de finanças, produtividade e tempo. As empresas perdem dinheiro e produtividade enquanto os cargos também permanecem não preenchidos.

À medida que o clima global de negócios se torna mais imprevisível, podem ser devastadoras as lacunas de competências causadas por grandes interrupções e os funcionários perdidos.

 

A maior parte das organizações precisará adaptar suas estratégias e construir novos recursos para responder melhor às mudanças nas condições locais”, descreve a McKinsey em sua análise para o quarto trimestre de 2020 da indústria de terceirização de mão de obra temporária. De fato, a mão de obra temporária – isto é, o recrutamento flexível – alimentou a recuperação econômica de inúmeras empresas após as interrupções causadas pelo COVID-19 e o período que se seguiu. À medida que as empresas automatizam as tarefas anteriormente realizadas pelos trabalhadores qualificados – e liberam esses funcionários do emprego em tempo integral – outras pessoas podem aproveitar a disponibilidade de novos talentos e treiná-los nos processos também."

McKinsey

 

descubra sobre como adaptar suas estratégias de RH

confira

as oportunidades de negócios da mão de obra temporária


A mão de obra temporária aumenta a flexibilidade, otimiza custos e acelera a aquisição de talentos necessários quando as empresas respondem às mudanças nos requisitos de negócios e nas crises. Com a mão de obra temporária, as empresas podem recalibrar sua própria força de trabalho para poder efetivamente preparar seus negócios para o futuro. Os benefícios duradouros de uma estratégia de recrutamento flexível incluem:

  • obter acesso rápido e acessível a habilidades especializadas
  • pagar apenas pelo talento que você precisa, quando você precisa
  • aumentar sua vantagem sobre os concorrentes com estratégias rígidas de pessoal
  • testar novos contratados em potencial para ter certeza de escolher os funcionários efetivos certos
  • transferir sua equipe principal das tarefas tediosas do dia-a-dia para as atividades que agregam valor
  • construir relacionamentos com trabalhadores e agências de emprego sem contratações efetivas
  • substituir trabalhadores malsucedidos por outros de sucesso
  • aliviar a carga de trabalho da equipe principal ou substituí-la temporariamente quando ela precisa estar ausente
  • colaborar com uma agência de recrutamento com experiência, relacionamentos e percepções de mercado aprofundadas

Conforme descreve a McKinsey:

 uma das vantagens dos trabalhadores temporários e contratistas é que eles podem fornecer às empresas maior flexibilidade em tempos de incerteza econômica”. À medida que a agilidade e a transformação da força de trabalho crescem em importância, os empregadores tendem a recorrer a soluções de recrutamento flexível com essas vantagens em mente."

McKinsey

 

Como descreve a McKinsey, “uma das vantagens dos trabalhadores temporários e contratados é que eles podem fornecer às empresas maior flexibilidade em tempos de incerteza econômica”. À medida que a agilidade e a transformação da força de trabalho crescem em importância, os empregadores tendem a recorrer a soluções de pessoal flexíveis com essas vantagens em mente.

como construir uma equipe flexível para enfrentar a incerteza

aprenda a organizar sua equipe

benefícios comerciais comprovados


A adoção de uma estratégia de recrutamento flexível faz mais do que melhorar a contratação e o gerenciamento da força de trabalho. O emprego de trabalhadores temporários como política cria resiliência e oferece suporte à longevidade para empresas, que podem recorrer a seus programas de recrutamento para resolver desafios de negócios novos, recorrentes e contínuos.

As organizações que incluíram trabalhadores temporários em sua estratégia total de força de trabalho estão mais bem preparadas para serem adaptáveis nestes tempos de constante mudança. Essas organizações também estarão mais bem preparadas no futuro, pois as organizações precisarão ser adaptáveis para lidar com as oscilações cíclicas de trabalho que são esperadas.

Delloite

 

De acordo com a Deloitte, as organizações que incluem trabalhadores temporários em sua estratégia da força de trabalho provaram estar bem posicionadas para os desafios modernos dos negócios. Elas também estão mais bem preparadas que seus concorrentes para lidar com as oscilações cíclicas de mão de obra que enfrentarão no futuro.

Por exemplo, os líderes seniores podem aumentar ou diminuir rapidamente seus investimentos em recrutamento flexível em tempo real, conforme evoluem as oportunidades e as demandas dos negócios. Eles podem simplificar o gerenciamento de recursos de RH, visualizando soluções de recrutamento flexível também como um único centro de custos.

À medida que se desenvolvem os relacionamentos dos líderes de negócios com os trabalhadores temporários e as empresas de serviços de RH, eles podem cultivar uma comunidade de talentos temporários robusta e bem gerenciada para dar suporte a qualquer variedade de necessidades de recursos. Eles devem, contudo, ter um envolvimento real nesse relacionamento como parceiros de RH e estar dispostos a colaborar para chegar ao sucesso. Dessa forma, eles podem construir familiaridade em seu pool de talentos, sem contratar funcionários diretamente.

descubra 6 estratégias chaves para preparar sua força de trabalho para o futuro.

saiba mais

abraçando o trabalho remoto


Em 2020, “as equipes de trabalho demonstraram cada vez mais que não precisam da estrutura rígida das tradicionais 8 horas no escritório para entregar resultados”, descreve a SIA. “A mudança praticamente imediata para o trabalho em casa ou flexível apresentou aos empregadores novas evidências de que as forças de trabalho remotas e temporárias podem ser extremamente valiosas para seus negócios.”

O mundo despertou para os benefícios e as vantagens do trabalho remoto – entre eles, a eliminação de barreiras geográficas à aquisição de talentos. As estratégias de recrutamento flexível que fazem uso do trabalho remoto permitem que as empresas alcancem o talento certo, independentemente da localização dos trabalhadores.

De fato, 81% das empresas se beneficiaram com trabalhadores remotos temporários durante a pandemia do COVID-19, à medida que o mercado de trabalho temporário se ajustava em conjunto com outras indústrias, relata a McKinsey. Agora, os líderes da indústria de recrutamento concordam que o trabalho remoto continuará e o “recrutamento sem contato” se tornará mais comum.

Adaptar as próprias práticas de recrutamento, entrevista, contratação e integração para trabalhadores remotos é uma tarefa desafiadora. Recrutamento flexível significa que as empresas não precisam investir em abordagens tradicionais para a contratação de funcionários nesta área. As agências de recrutamento realizam grande parte do “trabalho pesado” na aquisição dos talentos certos, para que as empresas não precisem investir em técnicas de aquisição de talentos remotos.

8 erros para evitar ao gerenciar uma força de trabalho remota

saiba mais

3. Construindo sua estratégia de mão de obra temporária

Agora que você reconhece a mão de obra temporária como um recurso importante nos negócios modernos, você pode desenvolver sua própria estratégia de recrutamento flexível para aproveitar seus benefícios. Você pode começar identificando suas próprias necessidades exclusivas e, em seguida, atualizar sua estratégia de mão de obra temporária para se alinhar às operações e aos objetivos de negócios.

Comece a criar sua própria equipe interna para analisar oportunidades de mão de obra temporária em sua empresa. Identifique onde se encontram suas lacunas de competências, quais funções podem ser preenchidas com trabalhadores temporários e quais devem ser efetivados. Considere se faz sentido a transição dos funcionários existentes para a folha de pagamento de uma agência de empregos. Embora você só precise da mão de obra temporária para um único departamento, função ou processo hoje, os relacionamentos que você construir podem também contribuir para as necessidades de outras partes da empresa no futuro.

primeiros passos para a mão de obra temporária


A contratação tradicional exige que as partes interessadas da empresa identifiquem, invistam e construam relacionamentos formais com funcionários individuais. Com a mão de obra temporária, o foco do relacionamento muda para um pool de talentos, como por exemplo, uma variedade de autônomos e profissionais liberais. Esse pool também pode incluir agências de recrutamento, que trazem seus próprios relacionamentos já avaliados com trabalhadores temporários para a mesa de negociação.

Dessa forma, as empresas podem abordar relacionamentos de recrutamento flexível como uma solução de negócios completa, em vez de abordar relacionamentos individuais para preencher funções individuais dentro da empresa. Com essa abordagem em mente, as partes interessadas devem se fazer algumas perguntas-chave:

  • Como o recrutamento flexível pode nos ajudar a atender às necessidades imediatas de talentos de nossa empresa?
  • Como o recrutamento flexível pode contribuir para nossos objetivos de negócios de longo prazo?
  • Como o recrutamento flexível nos ajuda a alcançar talentos que não poderíamos alcançar de outra forma?
  • Quais tarefas são adequadas para os trabalhadores temporários ou efetivos – independentemente de existirem ou não necessidades hoje?
  • Quais tarefas podemos terceirizar para aumentar o valor do trabalho de nossos próprios funcionários?
  • A quem devemos recorrer para trabalho temporário – trabalhadores autônomos, uma agência ou outros?
  • Quais são os requisitos legais, financeiros e de RH para manter uma força de trabalho temporária?
  • Como administraremos com sucesso os relacionamentos contínuos com trabalhadores temporários e as agências?


Mesmo entre as empresas que priorizam contratações efetivas, uma estratégia flexível de alocação de pessoal oferece proteção contra a escassez de talentos, que pode ser prejudicial ou devastadora. Construir uma estratégia de recrutamento flexível consiste tanto em atender às necessidades específicas de talentos quanto em proteger o futuro da empresa com isso em mente.

4. Atrair e reter talentos

As empresas precisam melhorar a forma como atraem e retêm talentos temporários à medida que isso se torna mais importante para elas. Para começar, seus líderes de RH devem se familiarizar com as necessidades exclusivas dos trabalhadores temporários. Embora as empresas abordem o recrutamento flexível como uma solução de negócios, elas estão se relacionando com uma comunidade de indivíduos talentosos em busca de funções que os ajudem a cumprir seus próprios objetivos profissionais.

por que os trabalhadores escolhem funções flexíveis?


Os trabalhadores se tornam temporários por uma série de motivos. O trabalho temporário oferece continuidade para profissionais qualificados que foram dispensados, por exemplo. Além disso, ele fornece experiência profissional a graduados talentosos no início de suas carreiras. Os benefícios que os trabalhadores temporários frequentemente buscam em uma empresa incluem:

  • oportunidades para obter experiência profissional relevante
  • exposição a formação e outros benefícios da equipe
  • caminhos para posições efetivadas
    referências e recomendações de supervisores
  • associação com marcas reconhecidas da indústria
  • experimentar empregos diferentes para decidir o que desejam em uma carreira
  • mais tempo para viajar, continuar os estudos, criar os filhos ou cuidar de parentes

Às vezes, é difícil para as empresas determinar qual talento é certo para elas e como as motivações de cada trabalhador se alinham com os objetivos de sua própria empresa. Existem considerações práticas e etapas essenciais que você pode levar em consideração ao desenvolver sua estratégia de recrutamento para poder começar. As agências de recrutamento podem ajudá-lo a começar à medida que você expande sua compreensão do mercado de recrutamento flexível e constrói sua própria marca entre os trabalhadores temporários.

construindo sua marca de talentos temporários


Embora você possa construir ou não relacionamentos de longo prazo com trabalhadores temporários individuais, você construirá sua própria “marca de talentos temporários” com base nas experiências e oportunidades que sua empresa oferece. À medida que cresce a demanda do mercado por talentos temporários, você deve trabalhar em sua marca para atrair trabalhadores temporários.

Sua equipe interna pode otimizar o envolvimento com talentos temporários e construir sua própria comunidade de talentos com os objetivos pessoais desses trabalhadores em mente:

  • atraindo talentos temporários: Considere como sua proposta de valor para o funcionário deve mudar para uma força de trabalho flexível. Por exemplo, anuncie oportunidades de formação ou crescimento como parte de suas funções temporárias. Demonstrar esse valor é fundamental para atrair trabalhadores temporários.
  • retenção de talentos temporários: Cuide de sua equipe flexível para garantir que ela esteja aberta para futuras atribuições. Por exemplo, torne o desenvolvimento profissional dos trabalhadores temporários uma parte estratégica da sua iniciativa. Dedique um tempo para entender suas preferências e adaptar sua estratégia com base nisso.


Lembre-se de que uma equipe flexível é mais do que um meio para se chegar a um fim. Por exemplo, alguns setores são mais específicos do que outros em termos do que os trabalhadores temporários normalmente buscam em uma empresa. Uma abordagem ampla e de bom senso que priorize o bem-estar dos trabalhadores temporários é essencial para o sucesso no longo prazo.

 leia nossas 3 principais considerações para envolver talentos temporários

  como envolver sua força de trabalho temporário

5. Como uma consultoria de recrutamento pode ajudar?

Durante décadas, as consultorias de recrutamento ajudaram as empresas a suprir a escassez de mão de obra e até mesmo a construir relacionamentos com contratados de tempo integral de sucesso. As consultorias de recrutamento atuais evoluíram para atender às necessidades modernas das empresas com recursos essenciais, como:

  • conectar empresas com trabalhadores talentosos, de forma rápida e eficiente
  • entrevistar e examinar talentos para auxiliar as empresas que os procuram
  • cumprimento dos requisitos formais para terceirização do processo de recrutamento (RPO)
  • nutrir uma comunidade unida de trabalhadores animados e capazes
  • otimizar as práticas recomendadas de recrutamento para ambientes de trabalho remotos
  • expandir os esforços de pessoal, ajudando você a planejar sua força de trabalho com eficiência


As consultorias de rh têm crescido em importância ao passo em que as incertezas econômicas geram novos requisitos de negócios e de mão de obra. Esteja uma empresa reduzindo sua força de trabalho ou adquirindo talentos para enfrentar novos desafios de negócios, as agências de recrutamento podem ajudar.

o que é uma consultoria de recrutamento?


As consultorias  são especializadas  no recrutamento de mão de obra que constroem relacionamentos próximos e tem ampla experiência em setores e mercados de trabalho específicos. As maiores consultorias abrangem diversos setores, muitas vezes cultivando a experiência de todos eles para se tornar uma solução de talento mais holística para seus parceiros.

As empresas contam com parceiros de RH para permanecer proficientes nas melhores práticas de trabalho e aquisição de talentos, especialmente ao passo que os mercados de trabalho se tornam mais complexos. A consultoria certa é uma solução estratégica para seus parceiros, mas também pode ser uma colaboradora e consultora, fornecendo percepções de mercado aos talentosos profissionais a quem ela atende.

por que escolher uma consultoria de recrutamento?


Muitas vezes, as empresas tentam gerenciar elas mesmas os trabalhadores flexíveis ao estabelecer parcerias diretas com os autônomos. Isso pode ser suficiente para necessidades de curto prazo e em pequenos volumes, mas tais relações são frequentemente tênues e difíceis de cultivar e manter à medida que aumentam.

As consultorias de recrutamento detêm o conhecimento e a experiência para se tornarem uma solução estratégica para recrutar e gerenciar a força de trabalho temporária das empresas. Assim, as parcerias com consultorias de rh agregam valor estratégico e operacional, o que não ocorre com relacionamentos administrados individualmente.

5 benefícios de trabalhar com um parceiro de RH

saiba mais

6. trabalhe com a randstad

A Randstad é líder mundial na indústria de serviços de RH. Com 60 anos de experiência, nossos relacionamentos profissionais próximos e nossa expertise abrangem diversos continentes e setores. Oferecemos soluções exclusivas e localizadas para atender às necessidades de força de trabalho temporária de qualquer empresa – em pequena e grande escala, para empresas de todos os tamanhos. Nossos parceiros gostam de:

  • acesso flexível a milhões de candidatos
  • soluções de alta tecnologia e movidas pelas pessoas
  • profundo conhecimento das últimas melhores práticas e tendências da indústria
  • presença global, proporcionando emprego a mais de 600 mil trabalhadores todos os dias


A Randstad disponibiliza suas ferramentas de tecnologia de RH, como entrevistas em vídeo, verificação automatizada de referências e muito mais, para converter as partes principais de seu processo de RH para o meio digital. Além disso, a Randstad pode gerenciar todo o seu processo de recrutamento de uma ponta à outra.

É hora de começar a construir sua própria equipe flexível e enfrentar as incertezas futuras com os recursos de talentos certos. Entre em contato conosco hoje para encontrar soluções de recrutamento em sua área ou para descobrir quais opções de trabalho remoto estão disponíveis para atender às suas necessidades.

conheça a nossa abordagem única para recrutamento 

saiba mais

3 razões pelas quais você deve deixar a Randstad cuidar do seu recrutamento.

saiba mais

7. perguntas frequentes para mão de obra temporária

O recrutamento tradicional envolve a contratação de funcionários efetivos. As empresas lhes oferecem salários e benefícios para que permaneçam no longo prazo. Soluções alternativas de recrutamento incluem parcerias com trabalhadores autônomos individuais, parcerias com contratadas ou fornecedores e trabalho com agências de recrutamento como a Randstad. Esses métodos permitem que as empresas adquiram talentos sem contratar funcionários efetivos.

qual é a diferença entre o recrutamento flexível e o tradicional?


O recrutamento flexível consiste no uso de trabalhadores temporários para atender às necessidades de talentos de uma empresa. Ele não requer o recrutamento tradicional, contratação, tratamento administrativo e controle da folha de pagamento diretos, que se aplicam a funcionários efetivos. Em vez disso, o recrutamento flexível envolve uma parceria terceirizada – com uma empresa de recrutamento, uma contratada, um fornecedor ou um trabalhador autônomo.

quais são as responsabilidades das empresas para com os seus trabalhadores temporários?


Ao contrário dos funcionários efetivados, a maioria dos trabalhadores temporários não recebe salários ou benefícios através das empresas para as quais trabalham. Se esses trabalhadores temporários forem profissionais liberais ou autônomos, a empresa os paga tal e qual fariam com os fornecedores. Se esses trabalhadores temporários representarem uma agência de recrutamento, as empresas pagam a agência, que paga os trabalhadores de acordo com a legislação e os requisitos salariais locais. As empresas devem oferecer aos trabalhadores um ambiente de trabalho seguro, justo e construtivo.

como posso decidir que tipo de recrutamento é ideal para mim?


Quer você escolha estabelecer uma parceria com uma agência de empregos ou trabalhar diretamente com profissionais liberais ou autônomos, os consultores da Randstad podem ajudar. Inicie uma conversa com a Randstad para se conectar com um profissional de RH e determinar as soluções de recrutamento certas para você.

Conteúdos

1. O que é mão de obra temporária?

2. Porque eu preciso de uma estratégia de mão de obra temporária?

3. Construindo a sua estratégia

4. Atrair e reter talentos contigentes

5. Uma agência de recrutamento pode ajudar

6. Trabalhe junto com a Randstad

7. Perguntas mais frequentes sobre mão de obra temporária

Entre em contato conosco

clique aqui