Painel S.A.: Grupo de senador pró-Bolsonaro faz acordo em visita presidencial a Israel

Positivo Tecnologia poderá replicar modelo israelense de aceleração de startups

Na esteira da visita de Jair Bolsonaro a Israel, a Positivo Tecnologia fechará uma parceria educacional com o MindCET, centro israelense de aceleração de projetos e startups.

A empresa pertence ao grupo Positivo, fundado pelo senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR), que declarou o voto em Bolsonaro nas eleições de 2018.

O acordo será assinado nesta terça-feira (2), em Jerusalém, em evento com empresários brasileiros e israelenses. Para começar a parceria, a companhia vai montar uma aceleradora de startups de educação em Manaus, onde tem fábricas.

Pelo acordo, a Positivo Tecnologia poderá replicar o modelo de desenvolvimento de startups de educação usado em Israel. Neste mês acontecem as primeiras rodas de aceleração de ideias e, em setembro, começará o processo de busca e seleção das startups.

Novela... Além de Nelson Tanure, outro nome indicado para o conselho da Gafisa pela acionista majoritária Planner tem atraído atenção do mercado. Trata-se de André de Almeida, advogado que representou a gestora GWI, do investidor sul-coreano Mu Hak You, em uma disputa societária recente.

...coreana Foi Almeida um dos responsáveis pela liminar que em 2018 impediu o então presidente do conselho, Odair Senra, de conduzir a assembleia que resultou na tomada de controle da Gafisa pela GWI, segundo um executivo envolvido com o caso.

No assento Uma das hipóteses entre investidores é que o advogado seja a voz da gestora de Mu Hak. A GWI tem fatia inferior a 5% da Gafisa, e poderá perder os seus direitos de acionista na próxima assembleia, marcada para o dia 15.

Breve... A intenção de lançar novos produtos na indústria cresceu 2,8% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. O indicador é medido a partir do registro de novos códigos de barras, geridos pela entidade GS1 Brasil.

...lançamento No acumulado de 12 meses até março, a alta foi de 15,4%. O segmento têxtil e de vestuário foi o que mais cresceu. Apesar da melhora, março foi particularmente ruim e teve queda de 7,8% em relação a 2018.

Na espera A variação ainda não é suficiente para indicar uma reversão na tendência de crescimento nos próximos meses, segundo a entidade.

Reconstrução... Em mais um passo no esforço de reconstruir sua imagem ligada a escândalos de corrupção em Angola, a Odebrecht inaugura neste mês as exportações para a Europa de sua usina de etanol Biocom (Companhia de Bioenergia de Angola).

...de imagem Sairão 8.500 m³ de etanol hidratado a partir do porto de Luanda, com faturamento de cerca de US$ 3,5 milhões (quase R$ 13,5 milhões no câmbio atual) na primeira safra, segundo a companhia.

Vai... À plateia de investidores e representantes de empresas reunidos em evento do banco Goldman Sachs, nesta segunda (1º), Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que a reforma da Previdência será aprovada neste ano, inclusive com votos de partidos da oposição, como o PSB e o PDT.

...sair E não parou por aí. Segundo Maia, é mais fácil aprovar a reforma do que a privatização da Eletrobras.

Bem recebido No mesmo evento, no hotel Unique, em São Paulo, o vice-presidente Hamilton Mourão foi aplaudido de pé pelos presentes.

Velocidade... As vendas do comércio paulistano subiram 1,1% no primeiro trimestre, segundo a ACSP (associação comercial), 1,1 ponto percentual a menos que o registrado no mesmo período de 2018.

...reduzida A queda na confiança do consumidor e do empresariado tem afetado as decisões de compra, especialmente a prazo, segundo Emílio Alfieri, economista da entidade.

Professor liberal O empresário Georges Ebel assume, no dia 22, a presidência do IFL (Instituto de Formação de Líderes), que reúne a nata dos jovens empreendedores liberais. Sua meta é dobrar a capacidade do Aula Livre, de cursos a alunos de baixa renda.

Aberto a propostas A intenção de mudar de emprego ou cargo subiu pelo segundo trimestre seguido no Brasil, segundo a consultoria Randstad. Entre os 34 países analisados, o indicador só não é maior que o de Índia e Malásia.

Folha de S. Paulo - colunas - 02/04/2019