sobre o gerente de marketing

Se você é criativo e consegue deixar as pessoas entusiasmadas com um produto ou serviço, deve considerar se tornar um gerente de marketing. O papel requer habilidades humanas para divulgar uma empresa, produto ou marca. Você irá promover o interesse dos clientes e supervisionar a comunicação entre uma empresa e a sua base de consumidores. Os gerentes de marketing trabalham em diversos setores empresariais que requerem serviços de marketing.

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o que é um gerente de marketing?

Como gerente de marketing, você irá promover uma marca, serviço ou produto. Isso garantirá que a empresa comunique a mensagem certa para reter e atrair clientes em potencial. Um especialista em marketing supervisiona e planeja várias atividades. Você terá como função lançar atividades de marketing, como campanhas de mídia social, eventos e e-mail marketing.

Os gerentes de marketing lideram as equipes de marketing para garantir que os seus esforços gerem resultados. O seu trabalho é calcular a demanda do mercado pelos  produtos ou serviços do seu empregador e desenvolver uma estratégia criativa para desenvolver o interesse dos clientes através de múltiplos canais. A maioria das empresas desenvolve um processo de marketing para simplificar e garantir que as estratégias estejam alinhadas  com as políticas da empresa.

Se estiver interessado em serviços financeiros, você poderá supervisionar os agentes de vendas de serviços financeiros e agentes de seguros. Como alternativa, você pode trabalhar para empresas comerciais ou de fábrica e se concentrar em encontrar grandes clientes para compras de atacado.

Com o dinâmico setor de marketing, a maioria dos empregadores prefere gerentes de marketing com experiência em técnicas de marketing digital. Você não precisa de qualificações especializadas ou conhecimentos no setor de negócios, mas deve adaptar-se às mudanças  nas necessidades do consumidor para acompanhar a  concorrência.

Será que trabalhar como gerente de marketing  se adequaria às suas competências pessoais? Continue lendo para descobrir quais competências e qualificações você precisará para desempenhar a função de gerente de marketing.

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salário médio de um gerente de marketing

De acordo com os dados avançados pela Talent, o salário médio de um gerente de marketing no Brasil é em média de R$10.850,00 por mês, correspondentes a R$130.200,00 por ano. Este valor pode, no entanto, ser menor em posições iniciais (cerca de R$85.620mil por ano) e subir significativamente para profissionais com maior experiência no setor. Com o aumento da renda pressupõe-se um aumento das responsabilidades e da demanda do trabalho. Vale lembrar  que, além do salário, algumas empresas oferecem comissões e bônus aos seus gestores de marketing e/ou oferecem benefícios extras.

que fatores afetam o salário de um gerente de marketing?

Como gerente de marketing, o salário depende das suas qualificações e experiências educacionais. Um gerente de marketing com um mestrado será capaz de ganhar mais do que um gerente com um diploma de bacharel. As suas qualidades também ajudam a melhorar o seu desempenho e aumentam as perspectivas salariais. Assim, você terá habilidades adicionais aumentando o seu pacote de remuneração.

O setor empresarial e o tamanho  da empresa influenciam as perspectivas de remuneração. Por exemplo, os gerentes de marketing no setor financeiro provavelmente ganharão  mais em comparação com os que trabalham em empresas comerciais. As grandes organizações também têm orçamentos de marketing ilimitados e podem, por isso, dar-se ao luxo de pagar mais em comparação com as empresas menores. As responsabilidades dos gerentes de marketing nas grandes empresas são mais complexas, o que garante salários mais elevados e melhores benefícios.

A localização também determina as perspectivas salariais de um gerente de marketing. Quando você trabalha em uma grande cidade é provável que ganhe mais devido à elevada procura de gerentes de marketing nestas regiões em comparação com as pequenas cidades.

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tipos de gerente de marketing

Alguns dos tipos de gestores de marketing incluem:

  • gestor de marketing de marca: você irá construir o conhecimento sobre a marca de uma empresa. Encontrar as estratégias de marketing que comercializam positivamente o negócio, destacando os benefícios de escolher esta marca em comparação com os seus concorrentes.
  • gestor de marketing de conteúdo: você  supervisionará a criação e publicação de conteúdo. O seu trabalho é conduzir o tráfego para o website da organização e proporcionar conteúdos de valor e úteis aos clientes.
  • gerente de marketing digital: você desenvolverá e implementará campanhas de marketing para canais online. Também irá melhorar a publicidade nas mídias sociais  e os rankings dos mecanismos de pesquisa  para melhorar a visibilidade e a presença da empresa no meio online.
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trabalhar como gerente de marketing

O trabalho do gerente de marketing é divulgar e melhorar a visibilidade de uma empresa nos canais de marketing online e offline. Vamos explorar as funções e deveres específicos de um gerente de marketing.

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educação & qualificações

Algumas das qualificações educacionais necessárias nessa profissão incluem:

  • graduação: uma carreira como gerente de marketing está aberta a candidatos com curso superior na área de marketing, comunicação, administração ou um diploma nacional superior. No entanto, um diploma  em um tema relevante aumenta as suas chances. Antes de entrar para um programa de pós-graduação em gestão de marketing, você pode se formar em marketing, publicidade, psicologia ou gestão de negócios. Com um diploma de bacharel, você pode melhorar as suas perspectivas de emprego.
  • prática profissional: para se tornar um gerente de marketing, é preciso praticar as suas competências de marketing através de estágios e funções comerciais ou marketing de nível básico. Você pode se tornar um executivo de marketing ou um representante de vendas.

habilidades e competências de um gerente de marketing

Algumas das competências de que você necessita como gerente de marketing são:

  • competências analíticas: você dependerá de dados e métricas de estudos de mercado para tomar decisões. As competências analíticas ajudam a classificar e analisar dados para avaliar o sucesso de várias atividades de campanha. 
  • criatividade: você precisará oferecer diariamente novas ideias de marketing para melhorar o desempenho das campanhas. A criatividade ajuda a criar conteúdos convincentes e a construir uma estratégia de marketing sólida. 
  • competências de gestão de projetos: aqui você irá acompanhar o processo de marketing, o que requer competências de gestão de projetos. Você pode definir objetivos, planejar, acompanhar o progresso e gerir equipes utilizando competências de gestão de projetos. 
  • competências técnicas: você precisa de competências técnicas em e-mail marketing, SEO e software de apresentação para completar tarefas de forma eficiente.
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FAQs

Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como gerente de marketing.

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