Uma das perguntas mais comuns que todos nós fazemos ao definir uma carreira ou área de estudo, é quais oportunidades de trabalho poderemos ter no futuro ao optar por uma determinada capacitação. Nesse sentido, embora as disciplinas ligadas à tecnologia tenham ganhado destaque nos últimos anos, existem outras carreiras, algumas tradicionais e outras mais inovadoras, que apresentam perspectivas de emprego muito boas e salários atrativos, uma consequência da evolução das necessidades de habilidades e conhecimentos que o mercado exige.

Se você está definindo o que estudar em 2023, apresentamos a seguir algumas das carreiras que os especialistas em recrutamento e gestão de talentos da Randstad identificaram como as que terão alta demanda de trabalho e bons salários este ano:

1. Programação.

A tendência se consolida ano após ano. As carreiras ligadas à tecnologia em geral, e particularmente as de programação, continuam entre as de maior demanda de mão de obra: mesmo com o crescimento significativo de alunos matriculados nessas disciplinas, não é possível preencher a lacuna de cargos oferecidos pelas empresas com os perfis disponíveis.

2. Engenharia.

Entre as carreiras tradicionais, todas as áreas da Engenharia mantêm um alto grau de empregabilidade devido à sua formação integral. A Engenharia de Computação tem um destaque especial por ser fundamental no contexto da atualização digital das organizações.

3. Marketing Digital.

Com o surgimento da pandemia, muitas empresas que ainda não estavam presentes nos ambientes digitais se viram na obrigação de ingressar no ecossistema on-line, exigindo profissionais capazes de traçar estratégias para posicionar as marcas no mundo virtual. A oferta de carreiras e especializações em Marketing Digital vem se expandindo para acompanhar a evolução da relevância do papel que esses profissionais passaram a assumir nas organizações

 

4. Enfermagem.

É um cargo da área da saúde, cuja demanda de mão de obra é sempre crescente, não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Atualmente, é uma das profissões que, no nosso país, possui uma ampla oferta de emprego e para a qual as organizações também têm dificuldades de preencher todas as vagas em aberto.

 

5. Ciência de Dados.

Sem dúvida, a análise de grandes volumes de informações tornou-se uma das disciplinas que mais cresceram nos últimos dois anos, impulsionando a demanda por cargos específicos nas empresas, bem como a oferta de carreiras e programas de capacitação em big data e inteligência analítica, ciência de dados, inteligência de negócios e outras práticas inovadoras cuja relevância cresce a cada dia.

 

6. UX Design.

O mercado oferece cada vez mais opções de produtos e serviços digitais, portanto o especialista em usabilidade ou experiência do usuário (UX) é fundamental para conectar o cliente com um produto e conquistar sua satisfação, tanto com o produto ou serviço adquirido quanto com a experiência de compra. Dentro do campo de estudos da especialização em UX, destacam-se as áreas de design, comunicação, desenvolvimento e conteúdo.

 

7. Negócios Digitais.

Outro talento cada vez mais procurado é o profissional de Negócios Digitais. Esse perfil, além de possuir uma sólida formação tecnológica, dispõe dos conhecimentos necessários para a gestão de negócios, com uma visão global e estratégica essencial para os tempos atuais.

 

8. Biotecnologia.

A partir da interseção entre tecnologia e organismos vivos, a biotecnologia tem cada vez mais aplicações em importantes áreas industriais, atendimento de saúde, agricultura e cuidado ambiental, entre muitos outros campos, gerando uma demanda crescente de profissionais e especialistas com formação em biologia, engenharia, física, química e biomedicina.

 

9. Logística.

Com base no potencial ilimitado proporcionado pelo comércio eletrônico e pela economia digital, cada vez mais as empresas exigem profissionais especializados em logística para gerir com eficiência seus processos de armazenamento, expedição e distribuição de mercadorias vendidas em diferentes canais.

 

10. Energias Renováveis.

Por se tratar de uma área de desenvolvimento relativamente nova, as carreiras e programas de capacitação voltados para a gestão de energias renováveis ainda são incipientes, embora a demanda de mão de obra para o preenchimento de cargos nessa área não pare de crescer, juntamente com um número crescente de empresas que intensificam seu compromisso com a sustentabilidade e a gestão com uma visão de triplo impacto.