introdução

A competição por talentos está se intensificando à medida que os candidatos navegam online em dezenas de sites em apenas alguns segundos. Você precisa de um processo de recrutamento bem pensado que combine as habilidades de especialistas em RH, gerentes de recrutamento e novos contratados para obter sucesso.

Em setores como engenharia e manufatura, em que a escassez de skills (habilidades) está piorando, é especialmente importante ter um processo de recrutamento robusto como parte de uma estratégia clara de atração de talentos.

Melhorar o seu processo de recrutamento não é apenas uma boa ideia – é algo que gera valor real aos negócios, incluindo receita. A Randstad ajuda empresas a obter os candidatos certos, com rapidez, para as vagas abertas.

 

1

o que é o processo de recrutamento?

 

O recrutamento é o processo que integra uma estratégia de atração de talentos que se concentra em encontrar candidatos para vagas abertas em sua empresa. O recrutamento bem-sucedido garante que sua companhia tenha as pessoas necessárias para funcionar no dia a dia. Você precisa de um processo de recrutamento eficiente e proativo para garantir que as decisões corretas de contratação para suas necessidades imediatas e futuras estão sendo tomadas.

No que diz respeito a essa área especificamente, o recrutamento está se movendo rapidamente, com inovações emergentes e expectativas de candidatos em evolução. As empresas muitas vezes lutam para alavancar os métodos e as tecnologias de recrutamento mais valiosos e nem sempre demonstram aos candidatos certos que são uma empresa desejável.

Você pode saber exatamente quais tarefas e responsabilidades seus novos contratados assumirão e pode conhecer a experiência e as competências que os candidatos precisarão para fazer o trabalho corretamente. Mas encontrar os candidatos certos é difícil, e as consequências de contratações ruins podem ser duradouras. Processos de recrutamento demorados podem se tornar caros e afetar o resultado dos negócios também.

De certa forma, seus líderes de RH devem aplicar o mesmo rigor que colegas de outros departamentos aplicam às suas operações: otimizar custos, analisar resultados e melhorar continuamente os processos. Eles devem desenvolver uma abordagem simplificada, holística e eficaz para o recrutamento, que alinhe os candidatos certos com os cargos para os quais você está contratando com o sucesso futuro da sua empresa.

A colaboração de um parceiro de recrutamento pode te ajudar a encontrar os candidatos certos para os cargos disponíveis. Um parceiro de recrutamento pode te auxiliar a melhorar sua estratégia de talentos de longo prazo, garantindo esforços de recrutamento mais bem-sucedidos à medida que seu setor evolui, ele também pode ajudar com novos projetos conforme eles forem surgindo.

2

por que o processo de recrutamento é importante?

Encontrar os candidatos certos para os cargos disponíveis é um processo caro. Quando o talento de que precisa não está te procurando ativamente, você deve dedicar recursos para buscar esse talento por conta própria, tenha ou não o orçamento interno e as capacidades para fazê-lo.

Contratar os trabalhadores errados também é caro. Os custos associados a esse erro aumentam a cada dia e afetam todos os aspectos do desempenho da empresa em que os recursos humanos são essenciais para o sucesso do negócio. Além disso, o custo típico para substituir um funcionário é de 21% do salário anual dele, segundo a Forbes.

Um processo de recrutamento bem-sucedido garante que você encontre o talento certo e contrate o número certo de pessoas para sua equipe. Isso também garante que você não desperdice tempo e recursos em processos de recrutamento ineficientes.

Além disso, o custo típico para substituir um funcionário é de 21% do salário anual dele.

—Forbes

Acertar no recrutamento compensa. Em trabalhos complexos, que exigem muita informação e interação, os funcionários de “alto desempenho” são surpreendentemente 800% mais produtivos que os de desempenho médio, relata a McKinsey. Um processo de recrutamento que traz profissionais de alto desempenho pode se tornar a base para o sucesso do negócio.

a transformação do seu negócio começa com o processo de recrutamento

Embora um processo de recrutamento ruim diminua o valor da empresa, um processo de recrutamento eficiente e bem-sucedido agrega mais valor a ela. Encontrar e contratar o talento certo reduz a rotatividade, melhora a produtividade e a retenção e minimiza a quantidade de recursos internos necessários para o sucesso. Como você verá, adicionar outros processos eficientes, como digitalização e pré-seleção, também pode ajudar nesses esforços.

Trabalhar com líderes de RH que pensam estrategicamente sobre diferentes cargos pode gerar um aumento de até 40% na qualidade das contratações e uma redução de 12% no desgaste do primeiro ano, relata a McKinsey – para atingir isso, é necessário apenas tornar-se mais ponderado e se basear em dados durante os processos de recrutamento e contratação.

Ter acesso a grandes talentos economiza seu tempo, reduz o risco de contratações ruins e garante que você encontre talentos que transformem seus negócios para melhor. Mas você deve entender as etapas necessárias, as ferramentas certas e as melhores técnicas de atração para otimizar seu processo de recrutamento. Um parceiro de RH ou de recrutamento pode otimizar o processo de recrutamento para sua empresa, dando mais tempo para que sua equipe se concentre em atividades que também gerem valor imediato para o negócio.

processo de recrutamento
processo de recrutamento
3

quais são as diferentes etapas do processo de recrutamento?

Seu processo de recrutamento deve ser adaptado para refletir as características e os requisitos específicos da sua empresa. Um processo de recrutamento bem-sucedido implica alocar tempo e recursos de maneira econômica, garantindo que apenas boas contratações sejam feitas.

Aqui está um resumo das cinco etapas principais de um processo de recrutamento bem-sucedido e de aplicação universal. Você verá como uma combinação de tecnologia com empatia e engenhosidade humana assegura os melhores resultados para sua empresa e seus candidatos.

 

1. identificação de necessidades e planejamento

Comece identificando as habilidades e os gaps de mão de obra em sua empresa. Isso inclui entender os gaps dentro de departamentos individuais ou de equipes específicas. Você deve desenvolver uma compreensão profunda dos cargos disponíveis de sua empresa e dos objetivos de crescimento para prosseguir. Responda às seguintes questões:

  • Por que você precisa de pessoal adicional e quais são as consequências dessa necessidade sob um ponto de vista mais amplo (por exemplo, seu impacto nas vendas ou na receita)?
  • Quais são os requisitos de trabalho específicos dos cargos para os quais você está recrutando?
  • Você precisa de uma equipe de longo prazo, para concluir um único projeto ou apenas para lidar com uma carga de trabalho temporária?
  • Como o recrutamento hoje contribuirá para o crescimento (ou seja, de que forma irá suprir as necessidades da sua empresa em dois anos)?

Depois de ter uma compreensão profunda de suas necessidades, você pode começar a planejar o caminho mais eficaz para o recrutamento. Comece a identificar os canais em que você confia para se conectar com os candidatos certos. Um parceiro de RH que utiliza uma extensa rede de talentos pode ajudá-lo a encontrar a combinação ideal de conexões e ferramentas para atender a essas necessidades.

2. preparando uma descrição da vaga

100% do sucesso na contratação começa com a obtenção dos candidatos certos já no início – e isso começa com suas descrições de cargos e seus anúncios. Escrever uma descrição de vaga atraente é o próximo passo crucial. Em 2019, a Society for Human Resources Management (SHRM) descreveu a descrição do trabalho como “a moeda do recrutamento – você nunca deve contratar sem uma”.

Encontre um parceiro de RH que possa te ajudar a desenvolver uma abordagem simplificada, holística e eficaz para criar descrições de cargos, alinhando os candidatos certos com a função para a qual você está contratando e com o sucesso futuro de sua empresa. Você também pode acessar nosso guia para saber mais sobre como escrever descrições de vagas atraentes.

3. procurando por talentos

Em seguida, você deve selecionar os melhores canais para divulgar sua vaga. Isso pode incluir canais internos para solicitar referências de funcionários, mas também deve incluir plataformas externas altamente visíveis, como sites de carreira, que fazem com que suas oportunidades sejam notadas pelo maior número possível de candidatos.

Com os dados e insights certos, você pode escolher plataformas que garantem que seus anúncios estejam chegando aos candidatos certos. Um parceiro de RH pode fornecer acesso a poderosos mecanismos de captação de talentos, que também alinham candidatos a emprego apropriados às suas vagas disponíveis.

4. pré-seleção e triagem de candidatos

Reduza o leque de candidatos adequados e realize avaliações para identificar aqueles que são mais apropriados para sua empresa. Isso começa com um processo de pré-seleção completo, durante o qual você pode iniciar a identificação dos candidatos adequados.

O processo de pré-seleção pode ser agilizado com tecnologias como chatbots, que podem tornar a pré-seleção muito mais rápida e eficiente – isso porque a pré-seleção bem-sucedida envolve perguntas sobre habilidades técnicas que geralmente exigem apenas uma resposta “Sim” ou “Não” dos candidatos (por exemplo, idiomas conhecidos, ter carteira de motorista etc.). Essas perguntas podem ser ajustadas para incluir ou excluir determinados candidatos. Essas ferramentas também podem fornecer resultados e respostas instantâneas às perguntas — de candidatos e de sua equipe — a qualquer hora do dia.

Essa fase do ciclo de recrutamento também pode incluir triagem e testes, que ajudam a construir uma imagem das habilidades cognitivas de um indivíduo, seu potencial de aprendizado e sua adequação ao cargo. Os testes também ajudam a revelar habilidades técnicas relevantes, como a capacidade de operar determinados sistemas ou máquinas. A decisão sobre quais testes ou métodos de triagem são necessários dependerá dos requisitos específicos do cargo.

5. realização de entrevistas e verificações de antecedentes

Depois que todas as avaliações necessárias forem concluídas e você tiver identificado os candidatos mais adequados, você poderá realizar entrevistas, verificações de antecedentes e referências e quaisquer outras avaliações que julgar necessárias. Um parceiro de recrutamento pode gerenciar grande parte do processo de pré-seleção e verificação, apresentando à sua equipe apenas os candidatos mais qualificados e uma explicação clara de suas qualificações. Dessa forma, você só precisa realizar avaliações finais antes de sua aprovação, ou pode optar por manter certas etapas do processo de pré-seleção – como entrevistas pessoais – e terceirizar o restante.

recrutamento
recrutamento

como a tecnologia de RH pode ajudar a agilizar o processo de recrutamento

Hoje, as ferramentas digitais modernas estão desempenhando um papel vital nos processos de recrutamento bem-sucedidos. A Forbes relata que 24% das empresas começaram a usar inteligência artificial para recrutamento e 56% dos gerentes adotaiam tecnologia automatizada até o final de 2021.

24% das empresas começaram a usar inteligência artificial para recrutamento e 56% dos gerentes adotariam tecnologia automatizada até o final de 2021.

—Forbes

Além disso, os próprios candidatos estão se tornando estratégicos e orientando seus esforços com base em dados. Plataformas online que automatizam aspectos da busca de emprego – aproveitando a inteligência artificial para combinar currículos com anúncios de emprego, por exemplo – estão surgindo. Você deve ser estratégico e se orientar com base em dados para ter sucesso.

A utilização de soluções digitais líderes nas operações diárias também afeta o recrutamento. Nos Estados Unidos, a Randstad descobriu que a reputação de uma empresa como líder digital tem grande influência para 62% dos candidatos a emprego no que se refere ao desejo de ingressar na empresa em questão.

recrutamento virtual
recrutamento virtual
4

como construir um processo de recrutamento eficaz

Construir um processo de recrutamento bem-sucedido envolve ter uma proposta de valor distinta e atraente – uma que seja autêntica e chamativa para seus candidatos ideais. Tenha em mente que a responsabilidade de comunicar essa proposta de valor com sucesso e atrair candidatos exigentes o mais rápido possível está em seus líderes de recrutamento.

Um processo de recrutamento rigoroso e bem estudado pode gerar melhorias organizacionais e ganhos financeiros. Aqui estão cinco pontos a serem considerados ao preparar seu processo de recrutamento:

 

1. reflita sobre quais habilidades e competências estão bem representadas, quais estão faltando e o motivo de os funcionários anteriores não se encaixarem bem.

Quais são os gaps de conhecimento e deficiências de desempenho existentes em suas equipes e o que estava faltando entre os funcionários anteriores que falharam? Quais são as habilidades, os hábitos de comunicação, as atitudes ou as qualidades pessoais que tornarão os novos contratados bem-sucedidos? E como você pode articular essas necessidades para novos funcionários que preencherão essas vagas?

2. otimize suas descrições de cargos e seus anúncios.

Descrições de vagas e anúncios são portas de entrada para novos candidatos, então garantir que elas funcionem a seu favor é fundamental. Elas fazem a diferença entre selecionar um conjunto de ótimos candidatos ou um conjunto de candidatos despreparados.

Além disso, as descrições de cargos ajudam os candidatos a determinar se serão felizes e bem-sucedidos nos cargos que lhes são ofertados. É fundamental que você garanta que cada descrição de cargo tenha um efeito favorável sobre o candidato, além de se alinhar às suas necessidades.

Você pode usar seus novos insights e o suporte de um parceiro de recrutamento para garantir que os seus anúncios estejam atraindo os candidatos certos. Seu parceiro de recrutamento pode garantir que suas descrições de vaga sejam direcionadas a candidatos que também se alinhem com seus objetivos futuros, não apenas para as responsabilidades imediatas de cada vaga.

3. anuncie a cultura da sua empresa e sua marca.

Os candidatos não estão interessados apenas em preencher uma vaga – eles desejam fazer parceria com uma empresa que lhes trará satisfação e crescimento a longo prazo. Cada vez mais, os talentos querem alinhar seu crescimento pessoal com uma cultura corporativa saudável, benefícios exclusivos e melhores práticas do setor.

Apresente sua empresa para que ela se destaque de seus concorrentes aos olhos de possíveis contratados. Ao descrever a vida dentro da empresa, você ajudará os candidatos a se imaginarem como parte de sua equipe. Destacar os benefícios e as vantagens da sua empresa reforça a sua marca e pode ajudá-lo a se sobressair com relação aos concorrentes. Você pode atrair mais candidatos de alto valor explorando várias opções.

4. otimize o processo de candidatura.

Torne o processo de candidatura simples e fácil. Você pode fazer isso definindo claramente os processos internos e as responsabilidades para levar os candidatos adiante ou não. Automatizar os principais aspectos do processo de inscrição também pode ajudar. Por exemplo, distinguir candidatos sem anos de experiência suficientes ou sem qualificações específicas logo no começo é algo que agiliza o processo a partir de reprovação antecipada – o que acaba sendo uma vantagem tanto para você quanto para os candidatos.

Além disso, seja honesto e estratégico sobre os próximos passos para que os candidatos certos avancem e os não qualificados se afastem. Defina claramente quais são as habilidades esperadas de profissionais experientes entre os possíveis candidatos para que você possa eliminar aqueles que não estão alinhados com seus objetivos. Defina quais são as habilidades de alta prioridade para que você também possa qualificar candidatos fortes rapidamente. Por exemplo, definir com clareza habilidades altamente desejáveis são atitudes que podem garantir uma resposta rápida e passar para o próximo estágio do processo de recrutamento.

5. formalize entrevistas para abordar aspectos importantes do cargo.

Muitas empresas não têm um processo de entrevista padronizado. Isso impede que os gerentes de contratação comuniquem e recebam informações cruciais, incluindo detalhes sobre o comportamento do candidato, capacidade de resposta situacional e aptidão técnica. Certifique-se de ter um processo de entrevista interna formal e eficiente ou trabalhe com um parceiro de recrutamento que forneça isso.

Além de encontrar funcionários, os líderes de recrutamento devem procurar identificar as características que todo novo contratado deve ter – sejam elas habilidades imprescindíveis ou simplesmente recomendáveis. Isso inclui talento natural, vontade de aprender, empatia e confiança em sua capacidade de tomar decisões. Do mesmo modo, você deve saber quais qualidades não deseja em um candidato.

Encontrar novos funcionários é bastante difícil. Um parceiro de recrutamento pode ajudá-lo a desenvolver essas práticas recomendadas e criar um processo de recrutamento e uma estratégia de atração de talentos que apoie seus esforços de R&S a longo prazo.

5

trabalhe com uma consultoria de recrutamento

Uma consultoria de recrutamento experiente fornece as ferramentas necessárias para recrutar o talento certo. A consultoria atua como parceira de RH, ajudando você a desenvolver as práticas mais eficientes para contratação e flexibilização da equipe. Isso porque o parceiro certo terá uma compreensão profunda de sua empresa e dos objetivos associados à atração de talentos.

Além disso, as principais empresas de RH já estabeleceram redes de talentos comprovados. Isso torna mais fácil para você preencher as vagas imediatamente e, em seguida, construir sua reputação e um bom relacionamento com um grupo de trabalhadores talentosos.

Rising bars with arrow in various color combinations. Please use the background color as indicated in the file name.

por que trabalhar com uma empresa de recrutamento?

saiba mais
6

trabalhe com a Randstad

A Randstad é uma empresa parceira, humana, confiável e líder global no setor de serviços de RH. Combinamos a mais recente tecnologia de RH com nossa experiência humana para encontrar as combinações perfeitas para suas vagas.

Como o maior provedor de serviços de RH do mundo, temos um amplo alcance global, mas nossa presença local é igualmente forte. Não importa onde você esteja, nós obteremos o talento de que você precisa para atingir seus objetivos.

social care - a hand and a heart entwined in various color combinations. Please use the background color as indicated in the file name.

3 razões pelas quais você deve deixar a Randstad cuidar do seu recrutamento: 

acesse o conteúdo

opções de recrutamento que a Randstad oferece

Ao trabalhar com a Randstad, seus líderes de recrutamento podem se envolver o quanto quiserem: você pode ficar em segundo plano e deixar nossa equipe cuidar de suas necessidades de pessoal ou estar mais envolvido em cada etapa da jornada. As empresas podem terceirizar total ou parcialmente suas funções de recrutamento para a Randstad:

  • recrutamento de talentos permanentes: trabalhamos em estreita colaboração com você para identificar, entrevistar e avaliar um candidato para se juntar à sua equipe de forma permanente.
  • recrutamento de talentos temporários: a Randstad contrata, gerencia e paga o funcionário em seu nome. Você paga à Randstad uma taxa para usufruir dos serviços do talento.
  • inhouse: lidamos com seus processos de RH a partir de sua fábrica, centro de distribuição etc., gerenciando tudo, desde o recrutamento até a integração e o gerenciamento diário da equipe. Essa solução é mais adequada para empresas com muitos funcionários temporários com jornadas de trabalho flexíveis e que contam com sazonalidade.

Como parte de nossos serviços de gerenciamento de mão de obra temporária, também oferecemos serviços de folha de pagamento, assumindo sua carga administrativa.

Digital meeting - Available for a red, turqouise and white background. Please use the version for the background color as indicated in the file name. The zip file contains the illustration in EPS, PNG, SVG and AI format.

Conheça a abordagem de recrutamento da Randstad

acesse o conteúdo
human forward
human forward

a tecnologia de RH que usamos no processo de recrutamento

Usamos as mais recentes ferramentas digitais para te ajudar a ter sucesso em todo o processo de recrutamento. Aqui estão algumas das ferramentas de tecnologia de RH que ajudam você a tomar as decisões corretas no processo de recrutamento e adquirir apenas candidatos de alta qualidade para seus cargos disponíveis:

Conheça o Randstad Relevate, conjunto de soluções tecnológicas da Randstad para gestão de talentos.

relevate talent search

tecnologia avançada de combinação para encontrar o melhor candidato para a sua vaga.

saiba mais sobre o talent search aqui

 

relevate client portal

acesso a informações sobre os processos de recrutamento e seleção do seu time.

saiba mais sobre o client portal aqui

 

relevate workforce schedule

ferramenta de planejamento da força de trabalho para agendamento em toda a organização. 

saiba mais sobre o workforce schedule aqui

7

perguntas frequentes sobre o processo de recrutamento

quais são os diferentes tipos de trabalhadores que devo considerar para minhas vagas?

O funcionário terceiro é contratado no regime CLT por prazo determinado (exceção, modalidade utilizada para demandas específicas) ou indeterminado (regra), a depender da demanda do cliente. Seu salário e pacote de benefícios serão compatíveis com os que exerçam as mesmas funções no quadro de funcionários internos do cliente. Essas posições são ideais para oportunidades de crescimento e trabalhos a longo prazo, observadas as especificidades previstas em lei.

Já o funcionário temporário é contratado para demandas específicas, fundamentadas na Lei nº 6.019/74, que rege os contratos de trabalho temporários, quais sejam: necessidade de substituição pessoal permanente ou demanda complementar de serviços. É garantida a remuneração equivalente à percebida pelos empregados de mesma categoria do cliente calculados à base horária, garantida, em qualquer hipótese, a percepção do salário mínimo regional, dentre outros direitos previstos na lei supramencionada. Essas posições são voltadas para demandas transitórias e não podem exceder o limite legal de 270 dias.

Um parceiro de recrutamento como a Randstad pode te ajudar a determinar quando é mais adequado contratar um funcionário permanente ou um trabalhador temporário.

por que o processo de recrutamento é tão difícil?

Muitas vezes, a tarefa de recrutar é delegada aos gerentes de recrutamento, que, muitas vezes, estão muito distantes das funções para as quais estão contratando. Eles nem sempre têm os melhores processos de verificação implementados e muitas vezes sobrecarregam o solicitante da vaga com as descrições do que realmente precisam.

quais são as vantagens de ter um parceiro de recrutamento colaborando com você?

Um parceiro de recrutamento pode assumir muitas ou todas as tarefas associadas ao recrutamento. O parceiro certo ajudará você a otimizar o processo de recrutamento a longo prazo e eliminar ineficiências usando ferramentas digitais.

por que devo fazer parceria com a Randstad?

A Randstad é líder global em serviços de RH e um fornecedor universal de soluções de recrutamento, independentemente dos cargos ou tipos de trabalhadores que você procura. Nossa filosofia de “promover o desenvolvimento humano” significa que nossos candidatos, funcionários e líderes de recrutamento sempre têm a melhor experiência com o processo de recrutamento. Também garantimos que você melhore sua estratégia de aquisição de talentos a longo prazo.

Entre com contato conosco hoje e descubra por que os principais talentos e as principais empresas continuam a trabalhar com a Randstad para as suas necessidades de trabalho temporário ou permanente.

 

fale conosco