1. Escopo. Randstad.
Muito obrigado por acessar e visitar nossa página da Política de Privacidade. Esta Política de Privacidade faz parte integrante dos Termos e Condições de Uso da Randstad, sendo aplicável a todo e qualquer indivíduo que acesse e visite o website www.randstad.com.br,incluindo os recursos, funcionalidades e ferramentas aqui disponibilizadas (“Usuário”). Nesse sentido, desde já recomendamos a leitura de nossos Termos e Condições de Uso.
A presente Política de Privacidade tem como finalidade esclarecer as práticas, procedimentos e processos adotados pela Randstad, e terceiros por si indicados nos termos abaixo, relativos à (i) utilização, tratamento, armazenamento e proteção de dados e informações coletadas durante sua navegação em nosso website, incluindo aquelas fornecidas e disponibilizadas voluntariamente pelo Usuário na utilização dos recursos, funcionalidades e ferramentas aqui disponibilizados, (ii) os mecanismos e finalidade da coleta de informações, (iii) os meios e ferramentas de segurança empregues pela Randstad na proteção dos seus dados e informações.
Esta Política de Privacidade poderá ser revista e atualizada, de tempos em tempos, pela Randstad. Todas e quaisquer revisões e atualizações somente serão válidas e entrarão em vigência no momento de sua publicação em nosso website. Caso discorde de alguma das suas atualizações, por favor, suspenda a utilização de qualquer recurso, funcionalidade e ferramentas e encerre sua conta. Ainda, por favor, entre em contato conosco por meio do seguinte e-mail: jurídico@randstad.com.br.
Ainda, determinadas funcionalidades, recursos, ferramentas e serviços disponibilizados em nosso website, incluindo eventual redirecionamento para outras aplicações e sites de propriedade da Randstad ou terceiro por si indicado, poderão estar sujeitas à sua própria política de privacidade. Nesse caso, prevalecerá a política de privacidade específica sobre os termos e condições gerais desta Política de Privacidade. Em tudo o que não estiver especialmente regulado, será aplicável o disposto nesta Política.
2. Dados e Informações Coletadas.
A proteção e respeito aos direitos de personalidade e privacidade dos Usuários constitui um dos princípios empresariais da Randstad. Toda e qualquer informação coletada neste website, incluindo funcionalidades, recursos, ferramentas e serviços aqui disponibilizados, serão tratadas, utilizadas, armazenadas e protegidas de acordo com o disposto nesta Política, os Termos e Condições de Uso deste website, Política de proteção de dados da Randstad e na legislação aplicável.
Considerando a natureza da atividades da Randstad, e para a prossecução das finalidades a que se destinam as funcionalidades, recursos e ferramentas aqui disponibilizadas, poderão ser exigidas a disponibilização e coleta de determinadas informações e dados pessoais pelos Usuários (“Informações dos Usuários”), tais como: (i) número de CPF, endereço de e-mail e preferências de contato, número de registro geral (RG), órgão emissor, estado e data de emissão; (ii) nome completo, fotografia, data de nascimento, idade, sexo, telefone de contato, profissão, estado civil, e-mail, endereço de residência, bairro, localização e CEP; (iii) grau de escolaridade, instituição de ensino, curso, data de início e conclusão (ou estimado), experiência profissional, idiomas, qualificações, competências, habilidades, atividades extracurriculares e contas de redes sociais (Linkedin, Facebook, Twitter, Google+ e Skype), remuneração auferida e pretensão salarial; (iv) nacionalidade, naturalidade, país, estado e cidade de nascimento, número de certidão de reservista (certificado de dispensa de incorporação), número de CTPS, série, Estado e data de emissão, número PIS/PASEP e data de emissão; (v) número, zona, seção, data de emissão, Estado e cidade de título de eleitor; (vi) nome da mãe, pai e dependentes (incluindo seu nome, sexo e data de nascimento), identificação de portador de deficiência ou não; (vii) resultados de testes e provas de língua portuguesa, idioma estrangeiro, raciocínio lógico, perfil comportamental, personalidade, conhecimentos específicos, destinados a avaliar seus conhecimentos, competências e aptidões; (viii) vídeos, imagens, sons e voz decorrentes de entrevistas realizadas online ou carregadas pelo Usuário.
Ainda, poderão ser ainda coletados e armazenadas os seguintes dados e informações decorrentes da navegação em nosso website ou decorrente da utilização de funcionalidades, recursos e ferramentas aqui disponibilizadas em nosso website :
(a) Informações do Website: páginas acessadas, consultas realizadas, número de visualizações, registros de acesso e saída, datas e horários de entrada, permanência e saída, interações realizadas;
(b) Informações do Dispositivo de Acesso: endereço de IP, dispositivo utilizado, ID do dispositivo, tipo de navegador, conexão de rede, sistema operacional e informações dos sensores tal como, de geolocalização, acelerômetro giroscópio de dispositivos móveis (smartphones, tablets e outros).
Ainda, a Randstad não coleta informações e dados relativos à sua saúde, convicções filosóficas ou políticas, filiação partidária ou sindical, fé religiosa, vida privada e origem racial ou étnica, entre outras.. Contudo, na hipótese da Randstad ter acesso a essas informações em razão da sua disponibilização pelo Usuário, a Randstad desde já fica autorizada a proceder à coleta, armazenamento, tratamento e utilização das mesmas de acordo com estes Termos e Condições.
3. Autorizações e Consentimentos.
Considerando a natureza e finalidade a que se destina o nosso website, incluindo as funcionalidades, recursos e ferramentas aqui disponibilizadas, o Usuário desde já autoriza, consente e outorga à Randstad os direitos, autorizações e licenças necessárias para acessar, coletar, armazenar, reproduzir, distribuir, modificar, exibir, transmitir, compartilhar, dispor, editar, traduzir, carregar, descarregar, tratar, adaptar as Informações do Usuário, Informações do Website e Informações do Dispositivo de Acesso, constantes do parágrafo 2 ("Dados e Informações Coletadas") para as finalidades constantes do parágrafo 4 abaixo ("Finalidade e Uso das Informações").
A autorização, consentimento e licença outorgada pelo Usuário, nos termos deste parágrafo, se estendem e compreendem ainda empresas do Grupo Randstad, e Prestadores de Serviços nos termos do parágrafo 5 abaixo ("Acesso e Uso de Informações por Terceiros") que poderão estar localizados ou sediados fora do Brasil, e como tal, poderão também estar sujeitos à legislação aplicável onde se encontram localizados e sediados.
Em função das atividades e serviços prestados pela Randstad, o Usuário desde já outorga, autoriza e concede à Randstad, incluindo empresas do Grupo Randstad e Prestadores de Serviços Terceiros (nos termos do parágrafo 5) os direitos, autorizações e licenças necessárias para revelar, divulgar, transmitir, exibir, compartilhar, traduzir, editar, modificar as Informações do Usuário ao Cliente, incluindo terceiros controlados, direta ou indiretamente, pelo Cliente ou seu controlador, somente para as finalidades descritas no parágrafo 4.
4. Finalidade e Uso das Informações.
As Informações do Usuário, Informações do Website e Informações do Dispositivo de Acesso poderão ser acessadas, coletadas, armazenadas, tratadas, reproduzidas, distribuídas, modificadas, exibidas, transmitidas, compartilhadas, dispostas, editadas, traduzidas, carregadas, descarregadas, adaptadas, pela Randstad, incluindo empresas do Grupo Randstad, para as seguintes finalidades:
(i) realização e confirmação de cadastro para acesso e utilização de recursos, funcionalidades e ferramentas disponibilizadas em nosso website;
(ii) constituição e manutenção de banco de talentos para utilização em processos seletivos futuros;
(ii) envio de notícias, mensagens, relatórios, materiais, sugestões, guias, e outras informações sobre o mercado de trabalho, profissões, salários, entre outras;
atuação, condução, gerenciamento, monitoramento e acompanhamento de processos de recrutamento e seleção que o Usuário tenha se inscrito;
(iii) identificação, disponibilização e envio de eventuais vagas e posições de emprego que possam ser do interesse do Usuário;
(iv) identificação, disponibilização e envio do perfil do Usuário para Clientes, incluindo, mas não se limitando ao currículo, para eventual participação em processo seletivo do Cliente;
(v) processamento de atividades e tarefas, decorrentes da execução de serviços prestados pela Randstad a seus Clientes, incluindo o cumprimento de obrigações legais associadas;
(vi) envio de alertas, notificações e mensagens (por sms, e-mail ou qualquer outro meio) sobre a revisão de nossa Política, alteração de senha, modificação ou introdução de novos recursos, ferramentas e funcionalidades, confirmação de participação em processo seletivo, agendamento de data para a realização de testes e provas e sua conclusão, agendamento de entrevistas com consultores da Randstad ou colaboradores do Cliente, envio de propostas de trabalho ao Usuário, comunicação do encerramento do processo de seleção, suspeita de incidente de segurança ou de acesso e utilização não-autorizada por terceiros no website, incluindo recursos, ferramentas e funcionalidades aqui disponibilizadas, ou às Informações do Candidato;
(v) desenvolvimento e incorporação em novas ferramentas, recursos, produtos e serviços, incluindo novos sistemas, aplicações e softwares, de propriedade da Randstad, Prestadores de Serviços ou terceiros;
(vi) análise e monitoramento do desempenho e qualidade dos recursos, serviços e ferramentas do website, gerenciamento de processos de recrutamento, identificação e desenvolvimento de melhorias de ferramentas e recursos disponibilizados no website, elaboração de relatórios, estatísticas, pesquisas de marketing e satisfação de Usuários e Clientes;
(vii) cumprimento de preceito ou disposição da legislação aplicável, determinação judicial ou de entidade com jurisdição sobre as atividades da Randstad, incluindo empresa do Grupo Randstad, seja no Brasil ou em qualquer outro país, a que estejam submetidas;
(viii) todas as demais atividades que se façam necessárias para assegurar o correto e regular funcionamento do website.
5. Acesso e uso de Informações por Terceiros.
As Informações do Usuário, Informações do Website e Informações do Dispositivo de Acesso poderão ser ainda acessadas, tratadas, processadas, reproduzidas, editadas, traduzidas, carregadas, descarregadas, adaptadas e incorporadas a novos sistemas, aplicações e softwares, por terceiros devidamente autorizados pela Randstad (Prestadores de Serviços), localizados ou sediados no Brasil ou no exterior, para a execução das finalidades constantes dos itens do parágrafo 12 acima ("Finalidade e Uso das Informações.").
Ainda, por motivos de ordem técnica e operacional, as Informações do Usuário, Informações do Website e Informações do Dispositivo de Acesso poderão ser armazenadas em instalações, datacenters e servidores de propriedade ou operados por Prestadores de Serviços, localizados ou sediados no Brasil ou no exterior.
Os referidos Prestadores de Serviços encontram-se sujeitos e submetidos a normas, obrigações e deveres de confidencialidade, sigilo e de proteção da privacidade de seus dados e informações, coerentes com o disposto na presente Política, sem prejuízo de qualquer outra legislação aplicável, em razão de sua localização.
6. Política de Segurança da Informação e Comunicações.
Possuímos sólida Política de Segurança e da Informação e Comunicações, a qual é regularmente revista por meio de auditorias e inspeções, e atualizada de forma consistente com as melhores práticas de segurança de informação.
Utilizamos e adotamos processos, técnicas, mecanismos e procedimentos de segurança e prevenção adequados e apropriados para assegurar a devida proteção, incluindo em sua transmissão, por meio de ferramentas de criptografia, contra eventuais incidentes de segurança, ocorrências ou suspeitas de acessos, utilizações, alterações, apropriação e destruição não-autorizada por terceiros, passível de comprometer ou ameaçar a integridade, confidencialidade, autenticidade e disponibilidade das Informações do Usuário, Informações do Website e Informações do Dispositivo de Acesso, constantes do parágrafo 10 acima ("Dados e Informações Coletadas")
7. Alteração e Exclusão de Cadastro e Informações.
As Informações do Candidato poderão ser revistos, alterados, atualizados por você a qualquer momento. Seu cadastro e conta poderão ser excluídos e eliminados a seu critério único.
Sem prejuízo do disposto acima, as Informações do Usuário, Informações do Website e Informações do Dispositivo de Acesso poderão ser mantidas e armazenadas pela Randstad nas seguintes hipóteses: (a) enquanto o seu cadastro e/ou conta se mantiverem ativas e (b) pelo tempo necessário (i) para a consecução dos objetivos dos serviços, (ii) para a resolução de eventual disputa ou litígio, (iii) por determinação judicial ou de entidade com jurisdição sobre as atividades da Randstad ou proteção da privacidade de dados e informações pessoais e (iv) para o cumprimento de determinada disposição legal, nos termos da legislação aplicável no Brasil ou em qualquer outra jurisdição a que as Informações do Candidato, Informações do Website e Informações do Dispositivo de Acesso estejam submetidos.
8. Dúvidas. Esclarecimentos.
Caso tenha qualquer questão em relação a esta Política de Privacidade, ou até mesmo atualizar, alterar, corrigir ou eliminar qualquer informação, por favor, entre em contato conosco por meio do seguinte e-mail: jurídico@randstad.com.br.