Atualizar seu currículo não precisa ser uma tarefa demorada. Existem várias pequenas alterações que você pode fazer em questão de minutos e que terão um grande impacto no  seu currículo.

Um bom currículo deve ser claro, conciso e destacar suas competências. Se você conseguir alcançar esses três objetivos, estará no caminho certo para criar um excelente currículo que o ajudará a obter um ótimo emprego. Abaixo estão 25 dicas de escrita de currículo que podem ser implementadas em poucos minutos e que valem muito o seu tempo.

1. coloque o melhor conteúdo no topo

Seu currículo é um documento de marketing. Seu objetivo é "vender" suas competências para possíveis empregadores. Portanto, coloque suas realizações mais impressionantes na metade superior da primeira página e desperte o interesse dos recrutadores imediatamente! Se você começar com informações ‘chatas’, os avaliadores podem não chegar às partes que irão te destacar. 

2. livre-se dos resumos objetivos  

As declarações objetivas, ou resumos breves onde você diz que seu objetivo é conseguir um emprego, são coisa do passado. Essa meta não é mais inovadora. Portanto, elimine essa relíquia antiga do seu currículo e opte por destacar brevemente suas habilidades, experiências e ambições futuras.

3. limite-se a 2 páginas

Um erro comum que os candidatos cometem é sobrecarregar seu currículo. Os recrutadores desejam analisá-lo rapidamente e encontrar informações-chave que os ajudem a determinar se você é a pessoa certa para o trabalho. Eles não precisam conhecer toda a sua história de vida. Se você ultrapassar o limite de 2 páginas, considere a próxima dica.

4. não tenha medo de apagar informações

Pense em seu currículo como uma lista de suas maiores conquistas profissionais. Ele deve incluir os destaques de sua trajetória de trabalho que o tornam um candidato forte, não os detalhes minuciosos de tudo em que você já trabalhou. Não tenha medo de cortar experiências ou habilidades que não sejam relevantes para a vaga em questão, criando espaço para coisas novas com as quais você já trabalhou.

5. mantenha o design simples

A menos que você trabalhe em um campo criativo, mantenha um estilo simples e direto. Escolha no máximo duas fontes e mantenha o layout e a formatação simples. Use títulos e marcadores claros para tornar as informações fáceis de ler. Se precisar de ajuda, existem centenas de modelos de currículo atraentes disponíveis on-line.

6. não tenha medo de usar cores

Os recrutadores veem dezenas de currículos todos os dias, e a maioria deles é em preto e branco. Uma cor discreta pode realmente ajudar seu currículo a se destacar e ser memorável. Lembre-se de manter uma aparência clássica - evite utilizar cores chamativas como rosa choque, verde limão ou amarelo neon.

7. verifique duas vezes suas informações de contato

Certifique-se de que suas informações de contato estão atualizadas. Elas são essenciais para que os recrutadores possam entrar em contato com você, portanto, é fundamental que estejam corretas. Inclua seu e-mail e número de telefone. Você também pode incluir suas redes sociais (especialmente o LinkedIn) ou um link para seu site, se estiverem relacionados ao trabalho.

8. use um endereço de e-mail profissional

Utilize um e-mail profissional que seja uma variação do seu nome. Você ficaria surpreso ao saber quantas pessoas ainda colocam e-mails como xxxx@hotmail.com em seus currículos. Isso não apenas parece imaturo, mas também dá a impressão de que você está preso no início dos anos 2000 em termos de tecnologia. Os endereços de e-mail do Gmail ou Outlook são preferíveis ao Hotmail e são gratuitos, então não há desculpa.

9. não inclua seu endereço residencial

Antigamente, as pessoas costumavam incluir seu endereço residencial no currículo antes dos e-mails se tornarem comuns. Na era digital, isso não é mais necessário - na verdade, não há nenhum benefício real em fornecê-lo. Pelo contrário, isso pode levantar questões de privacidade e permitir que os empregadores julguem sua localização ou vizinhança, o que não é relevante.

10. facilite a leitura rápida

Você sabia que o recrutador médio leva apenas 6 segundos para ler seu currículo na primeira análise? Eles estão procurando informações críticas que determinarão se você será colocado na pilha do "sim", onde será analisado com mais atenção. Portanto, certifique-se de passar por essa primeira etapa tornando seu currículo fácil de ler.

11. foque nos sucessos recentes

Concentre-se nas conquistas que você obteve recentemente. Evite falar sobre coisas em que trabalhou há anos. Se você estiver há mais de alguns anos fora da escola, suas realizações na faculdade, universidade ou ensino médio não devem ser proeminentes (se estiverem incluídas). Concentrar-se demais em realizações antigas dá a impressão de que você não tem nada mais recente para compartilhar!

12. use marcadores a seu favor

Os marcadores são significativamente mais fáceis de ler do que os parágrafos. Isso torna a leitura do currículo mais fácil, permitindo que o recrutador acesse rapidamente informações importantes sobre suas habilidades, realizações e histórico de trabalho.

13. use subtítulos para destacar seções

Divida seu currículo em seções para que as informações sejam fáceis de encontrar. Determine claramente as seções como "experiência profissional", "educação", "habilidades", "prêmios", "voluntariado" e qualquer outra coisa que você queira chamar a atenção dos recrutadores.

14. utilize linguagem simples

Escrever um currículo não significa usar palavras mais complexas e extravagantes. Você quer se comunicar de forma clara e eficaz, demonstrando ser um profissional competente. Despejar um dicionário para parecer mais inteligente pode ter o efeito contrário ao pretendido. Evite expressões da empresa atual em que trabalha, a menos que esteja se referindo a habilidades específicas que possui.

15. concentre-se nas realizações

Dê ênfase às suas conquistas ao longo das tarefas diárias. É muito mais impressionante falar sobre seus grandes sucessos. Portanto, evite listar todas as funções pelas quais você era responsável diariamente e concentre-se nos principais projetos e realizações mais notáveis - são esses que irão te destacar. 

16. inclua palavras-chave relevantes

Palavras-chave são palavras ou frases relacionadas ao seu trabalho e habilidades. A repetição delas garante que seu currículo passe pelos scanners automáticos de currículos. Seu cargo, indústria e habilidades profissionais são excelentes palavras-chave.

17. utilize a ordem cronológica reversa

A ordem cronológica reversa (colocar as coisas mais recentes no topo e as mais antigas abaixo) é o formato padrão de currículos no Brasil, e é o que os recrutadores esperam ver. Isso faz sentido, pois sua experiência mais recente geralmente é mais importante e relevante do que a experiência mais antiga.

18. mostre sua personalidade

Sejamos realistas: os currículos podem ser bastante monótonos. É normal escrevê-los em um tom passivo, o que, embora seja profissional, pode ser chato. Algumas partes do seu currículo, como o resumo profissional, são oportunidades ideais para permitir que sua personalidade brilhe e estabeleça uma conexão com seu potencial empregador.

19. empregos em meio período ou ocasionais

Trabalhou em uma lanchonete quando era adolescente? Talvez tenha aceitado um emprego no varejo enquanto fazia um estágio não remunerado? Se você tem empregos que não estão relacionados à área em que está se candidatando e que não contribuíram para o desenvolvimento de habilidades relevantes para a vaga, coloque-os mais abaixo em seu currículo, se for o caso. Como regra geral, você pode remover ou minimizar a cobertura de qualquer experiência com mais de 5 anos.

20. elimine "Referências disponíveis mediante solicitação"

Semelhante a uma declaração objetiva, isso é algo ultrapassado. Os recrutadores esperam que você tenha referências disponíveis conforme necessário. Não precisa desperdiçar espaço valioso em seu currículo com essa informação.

21. coloque informações extras no LinkedIn

Se houver informações adicionais que você realmente queira compartilhar, mas não há espaço suficiente no currículo, coloque-as no LinkedIn. Ao contrário do currículo, que deve ser breve, seu perfil no LinkedIn pode incluir informações mais detalhadas. Geralmente, se você for considerado um candidato promissor com base em seu currículo, os recrutadores irão verificar seu perfil no LinkedIn.

22. salve seu currículo em formato PDF ou Word

Algumas pessoas dizem para salvar seu currículo como um documento Word, outras dizem para usar um PDF. Ambas as opções estão bem. Um documento do Word é mais fácil de ser lido por scanners automáticos de currículos. Um PDF garante que a formatação permaneça consistente, independentemente do dispositivo em que for aberto.

23. dê um nome apropriado ao arquivo

Inclua seu nome e a palavra 'currículo' e você estará começando bem. Não dê um nome com uma sequência de números ou qualquer coisa que seja incompreensível. Se o seu currículo acabar na pasta de downloads de um recrutador, junto com vários outros currículos, você quer que ele seja facilmente encontrado com uma pesquisa rápida.

24. revise mais de uma vez

Um ou dois erros de digitação podem arruinar um ótimo currículo. Idealmente, faça sua última revisão depois de ter feito as últimas edições, para que você possa vê-lo com olhos frescos e não perder erros óbvios. Se tiver um amigo ou familiar disposto a fazer uma revisão rápida, melhor ainda.

25. atualize com frequência

Seu currículo é um documento em constante evolução. Nunca está completo - você deve atualizá-lo mensalmente, ou pelo menos trimestralmente, adicionando suas realizações recentes enquanto estão frescas em sua mente. Também é uma boa ideia personalizá-lo para cada vaga, aumentando suas chances de conseguir uma entrevista.

Agora que seu currículo está no melhor formato, você está pronto para começar a se candidatar a empregos! Podemos ajudá-lo a encontrar o emprego certo, acesse aqui, cadastre seu CV e encontre o emprego ideal para você!