Entrevistas de emprego são uma via de mão dupla. Você também precisa avaliar seu possível empregador — e declinar a oportunidade se não corresponder às suas expectativas. 

Embora a maioria das empresas se empenhe para ser um ótimo lugar para se trabalhar, algumas jamais conseguirão. Buscar emprego consiste em saber distinguir entre essas empresas — antes que seja tarde demais.

Como você pode discernir essas situações?

Primeiro, pesquise os possíveis empregadores antes mesmo de ser  entrevistado. Segundo, aprenda a identificar alguns indícios durante a própria entrevista, que sugerem que o cargo não é o ideal para você. 

 

Confira oito sinais de alerta que são comuns no processo de candidatura e entrevista:

 

1. Comentários ruins

Assim como um empregador buscará informações de referência a seu respeito, você deve pesquisar a reputação dele. Pesquise em sites como o Glassdoor e o LinkedIn para analisar as avaliações de funcionários atuais ou antigos. Se a partir dessa pesquisa você perceber que a empresa possui uma cultura de trabalho tóxica ou má gestão, é melhor buscar outra oportunidade.

 

2. Vaga com descrições imprecisas

Se as informações sobre as responsabilidades do cargo, a quem você se reportará e o que se espera do futuro colaborador não estiverem claras, você terá problemas antes mesmo de começar a trabalhar. Tire suas dúvidas durante a entrevista e, se não forem esclarecidas, repense sobre a oportunidade.

 

3. Sentir ansiedade

Se você começar a se sentir desconfortável durante a entrevista ou notar que haverá sobrecarga com as responsabilidades e tarefas apresentadas, o cargo provavelmente não é adequado para você. Uma entrevista deve gerar entusiasmo sobre o futuro e te dar ânimo para começar a trabalhar.

 

4. Má comunicação

Entrevistas não são uma via de mão única. Faça perguntas para saber mais sobre por que o cargo está disponível, há quanto tempo está vago, a cultura da empresa e como pode ser o seu plano de carreira. Se o gerente de recrutamento omitir informações ou não conseguir responder de maneira aberta e direta, você precisa se questionar qual é o possível motivo por trás disso.

 

5. Sinais de falta de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

Se, de acordo com a cultura da empresa, é normal trabalhar até tarde da noite e durante o final de semana ou foi instituído que horas extras são obrigatórias, o empregador não se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores. Alcançar uma vida profissional feliz e gratificante significa estabelecer limites, desligar-se quando estiver fora do horário de trabalho e priorizar a saúde física e mental.

 

6. Pressa para contratação

Uma vaga de emprego para preenchimento imediato, sem ao menos uma entrevista com a pessoa para quem você trabalhará, é um sinal de que algo está errado. Além disso, certifique-se de obter todas as informações da vaga por escrito e dedique um tempo para revisá-las adequadamente antes de assumir o compromisso.

 

7. Falta de oportunidades de desenvolvimento

Quais oportunidades essa função oferece para aperfeiçoamento de competências (upskilling) e desenvolvimento de carreira? A empresa oferece treinamento interno, benefícios de treinamentos externos ou ambos? Se você deseja explorar novos planos de carreira, mas o gerente de recrutamento se esquiva das suas perguntas, não questione mais.

 

8. Falta de senso de comunidade

Por fim, esteja você trabalhando em regime remoto ou presencial, convém avaliar a moral, o envolvimento e a felicidade geral de seus possíveis colegas. Peça para conhecer a equipe, seja presencial ou virtualmente. Se informarem que não é possível, talvez seja o momento de declinar a oportunidade.

Se você está atrás de uma promoção ou mudança de carreira, a Randstad tem muitas oportunidades atrativas, além  de  orientar você ao longo do processo.

 

Entre em contato conosco hoje mesmo para saber como podemos ajudar.