Todos sabemos como é difícil recuperar o ritmo no trabalho após o fim do ano ou após um feriado prolongado.

Provavelmente sentiremos que não temos horas suficientes em um dia para concluirmos nossas tarefas. Mas sejamos francos. Todos nós procrastinamos em algum momento, realizando trabalho desnecessário ou nada produtivo. Apesar de estarmos claramente conscientes de que estamos perdendo um tempo precioso, muitas vezes ignoramos essa voz incômoda em nossa cabeça.

Veja os tipos mais comuns de desperdício de tempo no escritório que todos nós praticamos e como deixar esses hábitos de lado.

Cinco principais atividades envolvidas na procrastinação:

  • Redes sociais
  • Assistir a vídeos
  • Fofoca
  • Pensar/falar sobre o que comer
  • Não fazer nada

1. navegar pelas redes sociais

Nesta era digital, não é surpresa que o uso das redes sociais seja uma das principais causas de desperdício de tempo no escritório.

Estamos viciados nas redes sociais, constantemente atualizamos nossos feeds do Instagram ou Facebook com a esperança de experimentar essa sensação fugaz, mas prazerosa, da dopamina. Quando recebemos notificações de curtidas ou comentários positivos em nossa publicação mais recente, nosso cérebro libera uma substância química que proporciona "bem-estar", responsável por aquela sensação de satisfação que tanto desejamos.

É impossível abdicar completamente das redes sociais, mas reduzir o tempo de uso desses aplicativos é crucial para alcançar níveis mais altos de produtividade. A menos que você trabalhe com marketing digital ou brand marketing, ficar horas rolando o feed não ajudará você a atingir seus indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Muitos smartphones têm funções integradas para limitar o tempo de uso das redes sociais, enviando "notificações" ao exceder o tempo de navegação nas redes. Aplicativos como 'Forest' ou 'Space' bloqueiam temporariamente aplicativos de rede social para ajudar você a manter o foco no trabalho. Como alternativa, você pode desativar suas notificações, pois elas podem ser uma distração do trabalho que você sabe que precisa realizar.

2. assistir a vídeos

Todos nós queremos assistir a mais recente série na Netflix e vídeos fofos de animais. No entanto, isso pode levar você a um ciclo interminável de vídeos no Youtube e no TikTok. Trinta minutos passaram e você não realizou nada do trabalho.

Além de ser uma distração, assistir a vídeos no trabalho também é muito prejudicial à produtividade. É impossível se concentrar em seu serviço quando há um vídeo sendo reproduzido em segundo plano. Algumas empresas adotam uma postura rígida em relação aos funcionários que abusam do privilégio de uso da internet no trabalho.

Se quiser assistir a um vídeo que compartilharam com você, é melhor esperar até a hora do almoço ou depois do expediente. Essa atitude também cria a expectativa de esperar por algo depois de um longo dia de trabalho.

3. fofoca

Além de não assistir a vídeos no trabalho, também evite acompanhar as fofocas do escritório.

Pode ser tentador se envolver em fofocas, pois você pode se sentir parte de um círculo íntimo com acesso a informações privilegiadas. No entanto, todos devemos fazer a nossa parte para não criar um ambiente desagradável e tóxico mediado por fofocas. Você não precisa evitar conversas ocasionais, mas pode limitá-las a assuntos que não ultrapassem os limites profissionais. Em vez de comentar sobre a aparência ou a vida amorosa de outra pessoa, você pode compartilhar mais sobre seus planos para o fim de semana, receitas ou novos lugares legais para comer, por exemplo. 

4. pensar sobre o que comer

Se você é uma pessoa indecisa ou cercada por pessoas igualmente hesitantes, discutir sobre as opções de almoço pode ser um dos maiores desperdícios de tempo no escritório.

Navegar 10 minutos todos os dias em aplicativos de entrega de comida é perda de tempo, ainda mais se você passar muito tempo falando sobre o que comer no almoço. Então, se você não quer atrasar seu horário de almoço porque demora para escolher, deixe essa tarefa com uma pessoa que seja mais prática.

5. não fazer nada

É verdade - há momentos em que nos sentamos em frente aos nossos computadores e não fazemos absolutamente nada. Embora isso possa ser facilmente descartado como procrastinação ou um sintoma de fadiga, também pode ser um sinal de alerta que indica perda de interesse pelo seu trabalho.

Se você prefere não fazer nada e esperar pelo horário de saída em vez de concluir sua lista de tarefas, pode ter perdido o entusiasmo e a motivação que tinha quando entrou na empresa. Talvez seja hora de considerar um novo emprego que possa lhe oferecer um novo propósito e te animar.

“O tempo é precioso, use-o com sabedoria”

Embora geralmente consideradas inimigas da produtividade, às vezes as distrações podem ser benéficas. Nossos cérebros têm uma capacidade limitada de se concentrar e não podemos prestar atenção a tudo o que está acontecendo ao nosso redor o tempo todo. Fazer pequenas pausas pode ajudar você a se reconcentrar e realmente melhorar sua produtividade, permitindo que seu cérebro descanse um pouco.

No entanto, se você sente que não tem mais produtividade no trabalho e não consegue encontrar motivação e entusiasmo, talvez seja hora de considerar uma mudança. Pesquise as nossas vagas mais recentes disponíveis.