Ser uma pessoa infeliz no trabalho é um caso bastante comum. O salário não é o desejado, as metodologias de trabalho estão desatualizadas e são ineficientes, ou seu cargo e responsabilidades não lhe inspiram motivação.

Normalmente, a primeira coisa que vem à mente nesse cenário é: “tenho que procurar um novo emprego”, mas, na realidade, existem outras opções. 

Fale com seus líderes

Sentar-se com os líderes e indicar sua insatisfação no trabalho é difícil, mas é uma conversa que vale a pena ter por diversos motivos.

Em primeiro lugar, e embora possa não resultar em um aumento imediato do seu salário (mas nunca se sabe), conversar com seus chefes sobre o que está acontecendo lhe permitirá saber se você tem realmente um bom empregador, que te escuta, se preocupa com você e quer te ajudar. Passamos muito tempo no trabalho, por isso precisamos estar em um ambiente onde possamos nos sentir confortáveis e valorizados. 

Se o que está incomodando você são as formas de trabalho na sua empresa, conversar com os superiores e apresentar novas propostas é a melhor forma de gerar mudanças. Talvez a liderança nem saiba que existem maneiras melhores de fazer determinadas tarefas! Além disso, esses tipos de propostas mostram sua personalidade proativa e sua preocupação com o trabalho, duas qualidades altamente valorizadas por qualquer empregador.

Como se preparar para ter essa conversa com os líderes?

1. Deixe claro as suas intenções

Você quer um aumento? Mais responsabilidades? Apoio em suas tarefas? Tenha um objetivo claro em mente do que você gostaria de alcançar. Apenas se reunir com a chefia e reclamar não vai te levar a lugar nenhum.

2. Reserve o tempo necessário

Você vai querer toda a atenção da chefia para essa conversa. Organize um tempo e um espaço onde possam conversar tranquilamente.

3. Prepare-se

Com seu objetivo definido, você tem que se preparar um pouco para justificar sua insatisfação. Se você não está feliz com o salário, pesquise o salário médio do mercado. Ou especifique como você agrega valor à sua equipe e como uma promoção faria sentido com base no seu trabalho e nos resultados obtidos. Certifique-se de sempre apresentar exemplos concretos.

4. Cuidado com a conduta

Comece a conversa com uma mentalidade positiva, com a expectativa de que o que você falar acarretará melhorias em sua situação. Mantenha uma atitude amigável e não entre em discussões. Não veja a liderança como parte do problema, mas como um caminho para uma solução.

5. Lute com, não contra

Se você puder expressar à chefia que confia nela e busca apoio, em vez de criticá-la ou criticar a sua equipe, é muito mais provável que você receba a ajuda que procura. Não fale de erros do passado, mas de propostas ou ideias para trabalhar melhor no futuro.

6. Ofereça algo em troca

Você quer um aumento? Pergunte o que mais você pode fazer para merecer isso. Deseja modificar um método de trabalho? Proponha sugestões de melhoria. O relacionamento com a chefia pode ser de parceria e mentoria, mas não paternal ou maternal.

7. Nada é perfeito

Se você disser que faz tudo certo e o problema são os outros, você perderá toda a credibilidade e qualquer possibilidade de mudança. Se os líderes fizerem uma crítica a você, escute-a e processe o que lhe está sendo dito. Não considere isso como um ataque pessoal, mas como uma oportunidade de melhoria. 

8. Temos dois ouvidos e uma boca, ouça!

Os chefes tendem a ver as coisas de maneira diferente de seus funcionários. A liderança normalmente está preocupada com a estratégia da empresa e não apenas no que está acontecendo com a equipe ou com você. Deixe-a falar. As situações podem se tornar mais claras e aceitáveis para você quando tiverem a oportunidade de lhe explicar o quadro geral.

E se não funcionar?

Nem todos os superiores são receptivos a esse tipo de proposta. E se não surtir nenhum efeito mesmo após trazer à tona todas essas questões na conversa? 

Então você terá certeza de que, de fato, é conveniente procurar um novo emprego. Como já mencionamos, passamos a maior parte do nosso tempo em nossos empregos. Por isso, é fundamental que o ambiente e as relações no trabalho sejam positivos.