O processo seletivo interno é uma forma alternativa de preencher uma vaga com um colaborador da própria empresa, o qual já conhece a organização e os métodos de trabalho. E, embora seja uma estratégia de recrutamento mais comum em grandes empresas, sua eficácia na retenção de talentos está impulsionando essa solução em empresas de pequeno e médio porte.

Do ponto de vista do colaborador, optar por uma promoção interna é uma nova motivação para continuar crescendo profissionalmente sem abrir mão da estabilidade adquirida. Desse modo, será possível atualizar e aprofundar os conhecimentos, desenvolver novas habilidades e conhecer melhor a empresa, garantindo assim a identificação com ela. Por esses motivos, a seleção interna é uma excelente oportunidade para os colaboradores, mas o que deve ser levado em consideração para obter sucesso em um processo desse tipo?

O que é uma promoção interna no trabalho?

Um dos principais desafios que surgem atualmente no departamento de RH é a escassez de talentos. No entanto, a implementação de estratégias de realocação interna nas organizações, em que, por exemplo, se incentiva a promoção interna, pode ajudar a resolver essa questão, já que tem como objetivo transferir os colaboradores para novas oportunidades dentro da mesma empresa. 

Pode-se definir a ascensão de cargo ou a promoção interna como a mudança que ocorre na hierarquia ou no organograma da empresa e envolve a promoção de um colaborador já contratado da organização. Geralmente, quando um colaborador é promovido na organização, suas tarefas e responsabilidades também mudam com uma correspondente melhora na remuneração.

Procedimento para promoções

Em primeiro lugar, é preciso diferenciar uma promoção interna fechada de uma aberta a candidaturas. No caso da primeira, os possíveis candidatos serão previamente escolhidos pelo RH ou pelos profissionais responsáveis pelo processo. Na outra opção, a vaga é divulgada internamente, permitindo que qualquer colaborador se candidate. Com exceção dessa diferença, as fases do processo são semelhantes:

  • Comunicação: a empresa informa sobre a vaga, seja divulgando-a abertamente dentro da empresa ou informando os candidatos previamente selecionados, de maneira individual, no caso do processo fechado.
  • Seleção: a empresa avaliará as habilidades e a adequação à vaga entre os interessados.
  • Decisão: a empresa se reúne com a pessoa selecionada para acordar as condições do novo cargo.

Normalmente, todas essas fases são geridas pelo departamento de RH, mas também podem ser realizadas por profissionais externos especializados nesses processos. Embora as promoções internas possam ter semelhanças com o recrutamento externo de talentos, também apresentam algumas peculiaridades, tanto pela quantidade de informações presentes como pelos fatores decisivos para a sua realização.

Adapte seu currículo ao processo seletivo interno

Para concorrer em um processo de promoção interna, não é necessário realizar grandes alterações no currículo. No entanto, é aconselhável modificá-lo para que se adapte melhor às exigências desse tipo de seleção. Para otimizar seu conteúdo, é recomendável levar em consideração uma série de aspectos:

  • Informar-se sobre o novo cargo: é essencial conhecer o mais detalhadamente possível as informações da vaga para a qual você está se candidatando. Sendo assim, é muito útil consultar pessoas da organização que tenham experiência nesse cargo e, se possível, também de outras empresas.
  • Destacar o que for mais adequado: após tomar conhecimento das novas demandas, é conveniente salientar as competências, habilidades e experiências mais relacionadas ao cargo aspirado. Entre elas, destacar as mais recentes, pois costumam ter um peso maior.
  • Salientar a experiência na empresa: a pessoa que realiza essa seleção interna nem sempre conhece a carreira dos colaboradores da empresa. Portanto, quanto mais informações o empregador interno recebe, maior o número de aspectos a serem considerados positivamente.

Prepare-se para a entrevista de promoção

Normalmente,  a entrevista pessoal é o principal diferencial em um processo de promoção interna, sendo uma fase muito importante na conquista desse objetivo. Por isso, é essencial uma boa preparação e desenvoltura nesse momento. Uma reunião para esse fim tem várias particularidades importantes que a distinguem de uma entrevista tradicional, sendo que as principais são:

  • Maior conhecimento por parte do entrevistador: essa é a diferença mais notável. Em uma entrevista interna, o entrevistador pode ter acesso a um volume maior de informações. Isso eleva o nível de detalhamento das perguntas e, portanto, o entrevistado deve responder a perguntas mais específicas, como um projeto de que participou, gestão de uma crise, aspectos a serem melhorados, etc.
  • Maior importância do conhecimento da empresa: para conquistar um novo cargo dentro da mesma empresa e adaptar-se a ele, é importante ter uma concepção ampla das áreas de atuação. Por essa razão, nesse tipo de entrevista, esse aspecto recebe mais atenção.
  • Proximidade com o entrevistador: o fato de o entrevistado geralmente já conhecer o entrevistador permite que o tom seja mais descontraído. Entretanto, o candidato deve manter um discurso adequado e profissional para demonstrar que se interessa pelo cargo aspirado e o valoriza.

Perguntas de uma entrevista de seleção interna

Apesar de não ser possível saber quais serão as perguntas exatas que o recrutador ou responsável pela vaga pode fazer no processo de seleção interna, ao realizar uma entrevista de emprego (seja para seleção interna ou externa) é importante dedicar tempo para se preparar e ter uma ideia dos aspectos da sua trajetória profissional que você deseja destacar, os quais podem agregar valor à entrevista e fazer com que você se destaque dos demais candidatos.

Abaixo elencamos algumas das perguntas que podem ser feitas em uma entrevista de promoção interna: por que você quer mudar de cargo ou departamento? O que diferencia você dos demais candidatos? Por que você gostaria de continuar desenvolvendo sua carreira na empresa? O que você faria durante o primeiro mês nesse cargo? Com o que você pode contribuir para a empresa nessa nova função que não consegue realizar no seu cargo atual?

Dicas para conquistar uma promoção interna

Para conseguir o cargo almejado, é necessário que o candidato se prepare adequadamente e mostre competitividade. Na decisão final de um processo de promoção interna há detalhes que podem ser mais positivos do que outros. Dessa forma, é útil levar em consideração uma série de questões que podem ser decisivas:

  • Demonstrar interesse desde o início: um dos critérios que têm importância nesse processo é a motivação do colaborador para conquistar o novo cargo. Por isso, é importante que o colaborador manifeste seu interesse logo no começo e procure se informar sobre o andamento do processo.
  • Aceitar novos desafios: a transição para outro cargo exige uma mudança no método de trabalho e até mesmo no local de trabalho, pois o cargo pode envolver mobilidade geográfica, sendo assim, ter confiança de que você é capaz de encarar esse novo desafio e demonstrar essa atitude é um ponto positivo.
  • Interessar-se por novas tarefas: mostrar interesse pelos desafios profissionais que serão impostos pelo novo cargo é algo positivo e ajuda a iniciar o processo de capacitação, além de demonstrar comprometimento. Assim, o empregador poderá avaliar o envolvimento do candidato com a empresa e seu novo cargo.
  • Contribuir para um ambiente agradável: durante esse processo, o empregador interno considerará importante o fato de o candidato se sentir confortável na empresa e com os seus colegas. Esse é um aspecto fundamental no bom funcionamento das organizações, pois se o ambiente de trabalho for saudável, a produtividade será maior.

Como se adaptar ao cargo depois de conquistar a promoção interna

Passada essa fase, o profissional deve se acostumar rapidamente com a realidade do cargo conquistado. Apesar de ter se informado com antecedência durante o processo seletivo, é necessário ampliar o conhecimento referente aos novos requisitos. Em primeiro lugar, haverá um período de aprendizado, ao longo do qual pode ser muito útil tirar dúvidas com as pessoas mais próximas e experientes para se adaptar melhor à nova dinâmica de trabalho.

Nesse momento, o profissional que passa a ocupar um novo cargo muitas vezes está ansioso para demonstrar suas habilidades desde o início. É importante que sejam notadas as novas ideias que você apresenta, no entanto, elas serão mais úteis se forem adaptadas corretamente às necessidades do departamento. Para tanto, é essencial manter uma escuta ativa, algo que, sem dúvida, contribuirá para o sucesso inicial.

Por fim, é importante melhorar as relações com os colegas. Reunir-se com eles fora do ambiente de trabalho em um local mais descontraído ou participar de dinâmicas de formação de equipe pode ajudar nesse sentido. Isso aumentará a confiança, o que será essencial no momento de solucionar problemas e trabalhar mais à vontade em equipe e com mais eficiência.

Com o aumento da competitividade na atração de talentos, os processos seletivos internos são cada vez mais frequentes. É interessante que o profissional se familiarize com esses processos e se prepare bem para impulsionar sua carreira dentro da empresa e desenvolver suas habilidades.