Seu currículo e seu perfil no LinkedIn são igualmente importantes em sua busca por emprego. À medida que esse processo se torna mais digital, é importante que você entenda as principais diferenças entre eles. A partir disso, você pode usar seu perfil no LinkedIn para alcançar um público mais amplo.

Os empregadores estão sempre atentos às suas qualificações profissionais, histórico de carreira e personalidade. Portanto, é importante estabelecer sua identidade de carreira em ambos os perfis.

seu currículo vs. linkedin

Muitas pessoas questionam a necessidade de um currículo formal quando já possuem um perfil no LinkedIn, especialmente porque os gerentes de contratação e recrutadores também usam o LinkedIn para procurar talentos qualificados.

Embora o LinkedIn e o currículo listem as realizações de sua carreira profissional e forneçam um resumo do seu histórico de trabalho, eles são realmente diferentes e servem a propósitos diferentes.

Seu currículo é um documento formal de solicitação de emprego que descreve e detalha suas qualificações, habilidades e experiências relevantes para um trabalho específico. Um bom currículo permite que o recrutador saiba que você é adequado para a função.

Simplificando, seu currículo é projetado para conseguir uma entrevista e ser contratado, enquanto seu perfil do LinkedIn é projetado para ajudá-lo a encontrar novas oportunidades de carreira.

o que você deve incluir no seu currículo?

Aqui estão 5 dicas para desenvolver um currículo forte.

1. curto, direcionado e formatado corretamente

Seu currículo deve ser curto e direto. Pense nisso como seus maiores sucessos e destaque as habilidades e experiências mais relevantes aplicáveis ​​ao trabalho. Ao contrário do LinkedIn, que já selecionou seu perfil profissional para você.

Para vencer a avaliação de 6 segundos - tempo que os recrutadores costumam gastar em cada currículo - o formato do mesmo deve ter uma boa aparência. Use marcadores para listar suas credenciais e experiências com clareza e mantenha cada marcador em uma linha para facilitar a leitura. Isso criará uma chance maior de revisarem seu currículo por mais tempo.

Verifique se o seu currículo cumpre estes padrões:

  • Frases curtas e concisas
  • Alinhamento consistente de marcadores
  • Inclua apenas informações relevantes, como suas habilidades e conquistas
  • Coloque cabeçalhos relevantes em negrito e sublinhe palavras-chave importantes para chamar a atenção

2. várias versões do seu currículo

Seu currículo é um documento dinâmico porque está em constante mudança, dependendo da função e da empresa para a qual você está se candidatando. Um currículo personalizado impressiona o gerente de contratação e o recrutador, o que é uma grande vantagem que o LinkedIn não tem.

Personalize seu currículo com base em cada trabalho que você quer se candidatar e destaque a experiência e as habilidades aplicáveis ​​ao cargo. Portanto, você deve ter versões diferentes de seus currículos, como uma que destaque suas habilidades técnicas e outra que mostre suas habilidades de gerenciamento.

3. palavra-chave otimizada

Muitas empresas e agências de recrutamento usam software de triagem de currículos para escolher os candidatos com o nível certo de habilidades e experiência. Portanto, ao adaptar seu currículo para o trabalho e a empresa, certifique-se de usar palavras-chave relevantes para ser selecionado pelo software de triagem.

Você pode encontrar palavras-chave relevantes nas seções de responsabilidades do trabalho, habilidades e qualificação educacional, bem como no site de carreiras da empresa.

4. documento formal de candidatura a emprego

Os currículos são mais formais do que os perfis do LinkedIn, pois servem como um formulário oficial de emprego para seu potencial empregador. Você deve usar um tom profissional para prepará-lo e enviá-lo ao gerente de contratação ou recrutador. Seu principal objetivo é impressioná-los com sua experiência e habilidades para garantir uma entrevista de emprego.

Por outro lado, seu perfil no LinkedIn é um perfil on-line público, assim como sua conta no Facebook ou Instagram, e não serve como um pedido formal para uma entrevista de emprego.

5. não é necessário incluir sua foto em seu currículo

Embora costumava ser popular para você incluir sua foto em seu currículo, não é mais o caso atualmente. Para evitar práticas discriminatórias, as empresas preferem que os candidatos não incluam suas fotos em seus currículos.

crie um perfil no Linkedin

Diferente do seu currículo, o LinkedIn é uma ferramenta profissional on-line que pode ser descrita como uma autobiografia de carreira que captura toda a sua trajetória profissional, realizações e conjuntos de habilidades para o público. Nesse sentido, seu perfil do LinkedIn não é criado com um cargo específico em mente. Você pode usá-lo para destacar sua experiência de trabalho, educação, habilidades, bem como atividades profissionais e sociais mais relevantes.

seu perfil do LinkedIn tem duas funções principais:

Ele fornece um resumo da sua trajetória profissional e permite que você se conecte com outros profissionais que compartilham interesses comuns.

Nele, você cria uma presença on-line profissional para se conectar com outros profissionais da sua área, expandir sua rede e obter insights valiosos sobre sua especialidade profissional ou mercado de trabalho. Às vezes, também é considerado um currículo on-line, onde os gerentes de contratação e recrutadores podem obter um resumo de sua experiência de trabalho antes de entrar em contato com você para solicitar mais detalhes.

Ter um perfil no LinkedIn também será uma grande ajuda para criar uma marca pessoal e se promover profissionalmente.

Aqui estão algumas dicas profissionais para criar um perfil envolvente e informativo no LinkedIn que complemente seu currículo.

1. formato longo e conteúdo visual

Embora seja um site de relacionamento profissional, o LinkedIn é menos formal do que os currículos tradicionais. Como seu perfil pode ser mais longo e detalhado do que um currículo, você terá a oportunidade de criar novos conteúdos.

Você pode entrar em mais detalhes sobre experiências de trabalho anteriores, educação e habilidades, além de poder se expressar mais e ser criativo com suas manchetes, resumos de perfil e posicionamento profissional em seu setor. 

Veja o que você pode fazer no LinkedIn:

  • Poste vídeos e fotos de projetos em que você trabalhou
  • Destaque suas habilidades que são significativas para você no campo de “resumo”
  • Escreva artigos e compartilhe sua perspectiva sobre tendências ou eventos do setor

O novo conteúdo permitirá que você ostre sua marca e personalidade profissional, além de se envolver com outras pessoas com ideias semelhantes às suas. Lembre-se de que o LinkedIn é uma plataforma de rede social, portanto, trata-se de criar oportunidades para você aprender com os outros.

2. apenas um perfil

Embora você possa ter vários currículos para destacar suas diferentes habilidades e conhecimentos, com o LinkedIn você só precisa de um único perfil.

Você não precisa alterar seu perfil toda vez que enviar um pedido de emprego. Portanto, é importante mantê-lo atualizado à medida que você ganha novas experiências profissionais, certificações de habilidades, é promovido ou muda de empregador.

3. palavra-chave otimizada

Seu perfil e conteúdo também devem ser otimizados para palavras-chave, mas por um motivo diferente.

Quando você otimiza as palavras-chave em seu perfil e conteúdo do LinkedIn, na verdade está tornando mais fácil para os recrutadores encontrá-lo. Devido aos algoritmos que a plataforma desenvolve, o uso de palavras-chave relevantes aumenta a probabilidade de seu perfil aparecer em pesquisas.

4. você poderá aumentar sua rede

Uma dica para aumentar sua rede é expressar seu interesse nos projetos e experiências de outras pessoas. Você pode entrar em contato com especialistas em seu setor que o inspiram. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a se apresentar como um indivíduo atencioso e autêntico para se conectar.

para que serve o linkedin?

Tenha um objetivo ou pergunta clara em mente - você está procurando informações sobre um cargo ou empresa que esse indivíduo possa conhecer, ou está em busca de orientação de um mentor ou empregador? Em vez da mensagem padrão “Gostaria de adicioná-lo à minha rede profissional no LinkedIn” em sua solicitação de conexão, seja mais específico, apresentando-se brevemente e apontando um ponto de interesse em comum que você notou no perfil deles. Isso potencialmente inicia uma conversa interessante com a pessoa com quem você está se conectando, especialmente se vocês não se conhecerem pessoalmente.

Reconheça e expresse seu apreço pela pessoa que dedicou seu tempo para conversar com você.

5. você precisará enviar sua foto no linkedin

Para verificar se sua conta pertence a uma pessoa real, é necessário que você carregue uma foto em seu perfil do LinkedIn. É imprescindível que você utilize uma foto profissional para fazer upload em sua conta. Se você ainda não tem uma foto de perfil profissional, peça a um amigo para tirar para você.

A capacidade de adicionar fotos, além de vídeos e outras mídias interativas, é um dos principais recursos fornecidos, diferente do currículo.

seu currículo está atualizado para iniciar sua busca de emprego?

Você precisa de um perfil forte no LinkedIn e um currículo para apoiar suas metas de avanço na carreira. Mantenha-os atualizados para se conectar com os recrutadores e se candidatar a empregos.

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