Embora o surgimento da tecnologia tenha mudado significativamente as práticas, ainda precisamos exercitar nossas habilidades de comunicação e desenvolver o melhor relacionamento possível com nossos colegas, superiores e demais colaboradores da organização em que trabalhamos.

Veja em mais detalhes os componentes desse aspecto complexo, mas enriquecedor, da sociabilidade humana.

o que são relacionamentos interpessoais?

Para encontrar uma definição de relacionamento interpessoal, podemos separar o termo, começando pelo prefixo "inter-", que significa contato entre duas ou mais pessoas, seja no local de trabalho, em família, casal, instituições e associações (incluindo clubes esportivos), comunidades religiosas etc.

Cada contexto nos oferece um tipo diferente de relacionamento interpessoal e, em cada um, são estabelecidos códigos diferentes, o que é uma oportunidade de desenvolvimento das habilidades de comunicação. Isso se deve ao fato de não interagirmos da mesma forma quando assistimos a um jogo de futebol em meio a outros torcedores, ou quando conversamos com os membros de uma assembleia de acionistas ou até mesmo com nossa família em um evento específico, como um casamento.

Ao longo deste artigo, abordaremos qual é a finalidade dos relacionamentos interpessoais, e também o fato desse tipo de interação humana ser íntima e ativa, além de impactar as pessoas que constituem esse relacionamento.

importância dos relacionamentos interpessoais

Se não colocássemos em prática nossa capacidade de socialização, nos tornaríamos uma espécie alienada e de difícil descrição. Até mesmo no reino animal existem interações, embora de uma forma muito básica, há diferentes papéis que interagem entre si. Por exemplo, uma colônia de abelhas produtoras de mel.

Embora essas etapas da comunicação sejam básicas e "programadas" por instinto, os humanos foram "projetados" para se entenderem, se relacionarem, darem e receberem informações, aceitarem e fornecerem indicações, assumirem críticas e corrigirem alguns aspectos que podem ser melhorados.

Sem os relacionamentos interpessoais, não apenas a base da pirâmide de Maslow seria desfeita, como também nos distanciaríamos do objetivo que rege todo ser humano, que é alcançar sua integridade, realização pessoal e a conquista dos objetivos individuais.

tipos de relacionamentos interpessoais

Como já indicado, tanto o contexto quanto os protagonistas desses relacionamentos geram, por sua vez, diferentes tipos de relações, dentre as quais se destacam:

  1. Relações familiares. Por ser uma relação pré-estabelecida, os vínculos são fortes e estreitos, remetem à origem, à identidade e ao pertencimento. De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center, na Espanha, a família ocupa o quarto lugar em prioridade, atrás de saúde, bens materiais e carreira, enquanto a maioria dos países pesquisados escolheu a família em primeiro lugar.
  2. Relacionamentos amorosos. Neste caso, existe a liberdade de escolha para iniciar um relacionamento interpessoal e uma série de compromissos entre ambos que determinam sua identidade e desenvolvimento.
  3. Relações de amizade. Também são por escolha e são fundamentais na formação da personalidade na passagem para a vida adulta. Na maturidade, formam o núcleo da vida social em conjunto com a família e o cônjuge, elementos que tendem a interagir entre si e com os quais também se busca o equilíbrio.
  4. Relações de trabalho. É um tipo de relacionamento pessoal com menor grau de envolvimento afetivo, mas que também gera um vínculo sólido por haver o contato diário e, muitas vezes, em situações de estresse. Uma boa relação entre colegas de trabalho também pode se transformar em amizade, mas o importante é que estimule o trabalho de forma mais eficiente e com maior motivação.

relacionamentos interpessoais no trabalho

Já que passamos oito horas descansando, oito em atividades pessoais e outras oito, pelo menos, em ambientes corporativos com colegas de trabalho e superiores, é importante que as relações sejam espontâneas e o mais amigável e enriquecedoras possível. Caso contrário, podem causar um grande descontentamento com a empresa a ponto de motivar uma mudança de emprego.

relação chefe-colaborador

As relações verticais, nas quais há hierarquia, são as mais delicadas, em especial a relação chefe-colaborador, que deve considerar os seguintes valores:

  • Reciprocidade. A existência de uma relação de hierarquia não significa que sejam relações unidirecionais, muito menos do tipo "ordem e comando". É possível estabelecer sinergias entre chefe e colaborador e ambos podem, e devem, se ajudar. Enquanto o chefe tem mais experiência, o funcionário traz novas abordagens e mais motivação.
  • Sinceridade e transparência. O ideal é que não haja segredos entre chefes e colaboradores e que as duas partes fortaleçam sua confiança por meio de uma relação transparente e aberta.
  • Confiança com respeito. A relação chefe-colaborador não deve ser confundida com as relações de amizade que vimos acima. Embora possa surgir afeto ou inclusive admiração profissional, em meio a um ambiente de confiança e camaradagem, existem determinados limites que não devem ser ultrapassados. Fora da estrutura rígida de trabalho, em atividades de integração de equipe ou em eventos sociais organizados pelas empresas, há margem para maior proximidade e descontração.

importância dos relacionamentos interpessoais no trabalho

Ter bons relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho servirá de estímulo para que as tarefas sejam realizadas com maior eficiência, produtividade e motivação. Não trabalhamos apenas para obter resultados ou por dinheiro, também gostamos de dar o nosso melhor para outras pessoas e receber o mesmo em troca.

Bons relacionamentos, pautados em feedbacks (embora nem sempre positivos), aprimoramento constante, crescimento em todas as áreas e em todas as habilidades, farão do trabalho um modo de vida que repercute em todos os aspectos de nossas vidas, contribuindo para a nossa plenitude.

Portanto, todos os colaboradores de uma empresa devem ser capazes de desenvolver uma atitude proativa e constante no cotidiano, fazendo uso de sua inteligência interpessoal, a fim de contribuir pessoalmente para a melhoria e continuidade desses relacionamentos interpessoais.

dinâmicas para melhorar os relacionamentos interpessoais no trabalho

Com o objetivo de aprimorar as relações entre os funcionários de uma empresa, os gestores, juntamente com diferentes colaboradores, podem implementar uma série de medidas para criar vínculos que, por vezes, não ocorrem com a mera atividade profissional do dia a dia.

Entre essas medidas, no contexto amplo da integração de equipes, podemos citar as dinâmicas de socialização voltadas para a melhoria da cultura organizacional positiva. Assim como em qualquer comunidade ou equipe, atividades em grupo focadas em objetivos compartilhados não apenas geram uma experiência comum, mas também estimulam a conformidade e identificação com os valores da empresa e melhoram significativamente a experiência do colaborador.

E isso se traduz em maior proatividade, bem-estar e comprometimento no trabalho. E para você, como é a relação com seu superior?

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