O feedback é o caminho mais eficaz para gestores e líderes compartilharem com a equipe suas impressões sobre a performance do trabalho executado ou sobre o desempenho de cada profissional dentro da empresa. Mas para que essa tarefa obtenha resultados concretos para o desenvolvimento do colaborador e, por consequência, proporcione um aumento de produtividade na organização, é preciso que ela seja realizada de forma correta. Além disso, um bom feedback é uma forma de valorizar e dar reconhecimento ao colaborador.

É por meio desta ferramenta de gestão que é possível alinhar expectativas entre colaborador e empregador, gerar maior engajamento da equipe, criar um ambiente mais saudável dentro da empresa e, principalmente, reter talentos.

Além disso, nos tempos atuais, existem diversas ferramentas tecnológicas que oferecem às empresas soluções inovadoras para construção de feedbacks eficientes, proporcionando uma comunicação mais ágil e assertiva entre equipes e gestores. Essas plataformas facilitam a coleta, análise e gestão de feedbacks, promovendo um ambiente organizacional mais colaborativo e adaptável.

Confira a seguir 4 dicas essenciais para dar feedbacks mais construtivos aos seus colaboradores:

1. parte integrante da cultura organizacional

É muito comum dentro das empresas que os gestores recorram ao feedback apenas quando algo de errado acontece ou quando os resultados não aparecem. Mas para que isso seja percebido pelos profissionais como um instrumento de melhoria contínua e engajamento, ele precisa acontecer regularmente, fazendo parte da cultura da empresa, apontando melhorias e enfatizando, sobretudo, pontos positivos.

Woman and man sitting at a table with coffee. Having a conversation.
Woman and man sitting at a table with coffee. Having a conversation.

2. cite exemplos 

As conversas devem sempre ser pautadas com base em exemplos reais de conduta, fatos específicos devidamente comprovados ou comportamentos vivenciados pelo colaborador. Assim como também é primordial estarem respaldadas por dados coletados em avaliações e indicadores de performance, que mostrem com clareza erros e acertos.

3. ouvir é tão importante quanto falar

Essa é uma oportunidade também de abrir um espaço de fala para que o colaborador apresente suas perspectivas sobre as situações apontadas, sejam elas positivas ou negativas. É preciso ocorrer uma troca, uma conversa aberta e pautada por uma discussão construtiva, evitando julgamentos nesse momento.

4. coloque em prática ferramentas avançadas de feedback 

Existem diversas maneiras de aperfeiçoar o feedback em seu negócio. Dentre elas, estão as ferramentas avançadas de feedback. Confira a seguir as opções mais eficientes:

avaliação de performance

A avaliação de performance representa uma abordagem clássica para medir feedbacks, sendo amplamente utilizada pelo setor de recursos humanos na administração de pessoas nas empresas. Nesse contexto, é possível realizar essa avaliação de forma periódica por meio de formulários on-line.

Essa ferramenta tem a capacidade de analisar os comportamentos e habilidades fundamentais que os colaboradores precisam desenvolver. Além disso, também  desempenha um papel essencial ao impulsionar iniciativas de capacitação que enaltecem o capital humano da empresa.

feedback 360º

Esta é uma abordagem abrangente de avaliação de desempenho que envolve a coleta de feedback de várias fontes em relação a um indivíduo. Em vez de depender apenas do supervisor direto, o feedback 360º solicita avaliações de colegas de trabalho, subordinados, clientes e até mesmo autoavaliação. Esse processo visa fornecer uma visão mais completa e equilibrada das habilidades, comportamentos e desempenho de um profissional. A ideia é promover o desenvolvimento pessoal, identificar áreas de melhoria e reconhecer pontos fortes. O feedback 360º é frequentemente utilizado como uma ferramenta valiosa em programas de desenvolvimento de liderança e gestão de recursos humanos.

feedback Canvas

Esta é uma ferramenta de avaliação de performance que visa avaliar o desempenho de forma coletiva, ou seja, ele permite que todos avaliem e sejam avaliados visando uma melhoria no contexto coletivo.

Este modelo pode ser usado em diferentes contextos, como equipes de trabalho, projetos ou organizações. Ele é uma forma eficaz de promover o desenvolvimento profissional e a melhoria do desempenho coletivo.

one to one meetings

As "reuniões individuais" constituem um método efetivo de feedback que frequentemente é estabelecido entre o líder e o subordinado. Nesse contexto, ambas as partes têm a oportunidade de alinhar suas expectativas em relação ao desempenho profissional e contribuir com sugestões para aprimoramento.

Vale reforçar que esse tipo de feedback se assemelha a uma reunião específica, podendo ocorrer tanto de forma on-line quanto presencialmente, dependendo da disponibilidade dos membros da equipe e de seus gestores.

Para que o gestor exerça uma liderança mais positiva e que seja capaz de estimular a busca por melhores resultados, contribuindo para a evolução profissional do colaborador, o feedback precisa ser realizado da forma mais eficiente possível. Inclusive, indicando para o colaborador os próximos passos para sua evolução, demonstrando que a empresa acredita em seu potencial.

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