Se existe um grupo que tem despertado a curiosidade e está desafiando os paradigmas dentro do ambiente corporativo, esse é, sem dúvidas, a Geração Z. Composta por aqueles nascidos entre os anos 1997 e 2010,  essa geração traz consigo uma série de peculiaridades, e é considerada a mais incompreendida por 40% das empresas, segundo dados do nosso estudo Workmonitor 2024, o que gera uma demanda e abordagem única por parte dos profissionais de Recursos Humanos. Então, qual é o melhor caminho para atraí-los? 

Para falarmos com maior assertividade sobre o tema, convidamos a nossa gerente de recrutamento e seleção, Cindy Oliveira, para trazer dicas práticas para ter sucesso no momento de atrair os jovens da Geração Z para sua empresa. Confira:

quem são?

O primeiro passo é entender quais são as principais características dessa geração e qual sua expectativa no mundo do trabalho. Obviamente, é uma geração diversa com indivíduos autênticos. Mas, de maneira geral, por serem nativos digitais, possuem atributos que fazem parte de suas vidas desde a infância. Dominam smartphones, redes sociais e plataformas on-line com naturalidade e como ninguém. Por isso, dinamismo, criatividade e interatividade são palavras que definem bem esse perfil de talentos. 

o que buscam?

Trata-se de uma geração que procura por empresas que tenham missões e valores atrelados ao que consideram importante, com propósito claro e compromisso social, flexibilidade no trabalho e qualidade de vida. Além disso, buscam por oportunidades que ofereçam desenvolvimento profissional, acesso à tecnologia e uma remuneração atrativa. 

como se comunicam?

Por serem hiperconectados, buscam informações e se comunicam de forma instantânea, preferencialmente on-line. Por isso, valorizam a rapidez, a eficiência e a conveniência.

os maiores desafios

Os principais desafios ao lidar com a Geração Z incluem entender suas preferências, lidar com sua ansiedade por reconhecimento e manter um ambiente atualizado com as tendências tecnológicas. Eles esperam acesso a ferramentas e plataformas modernas, pois valorizam a autonomia, a criatividade e a capacidade de promover inovação no trabalho. 

Prender a atenção deles por muito tempo e atender à dinâmica de ter tudo de forma instantânea, seja informação, conteúdo ou entretenimento, também gera desafios constantes, principalmente para as lideranças das empresas que contam com equipes multigeracionais. 

processos seletivos

O processo ideal para estes jovens é eficiente, inovador, ágil e personalizado. Isso envolve o uso de comunicação digital, transparência sobre a cultura da empresa, simplificação do processo de candidatura, fornecimento de feedback a cada etapa do processo e realização de entrevistas virtuais. 

onde encontrá-los

Além dos canais tradicionais de atração, como banco de talentos, redes profissionais, como LinkedIn, a Geração Z também gosta de utilizar outras ferramentas, como o X (antigo Twitter) e o TikTok, na busca por oportunidades. Esses canais têm um potencial único para mostrar os bastidores do trabalho, além de fornecer dicas de carreira de forma mais descontraída, atraindo a visibilidade da Geração Z para as oportunidades abertas.

algumas dicas para encontrar os melhores talentos da Geração Z:

  1. Tecnologia é mais do que uma ferramenta, é uma extensão de si mesmos

  2. Ofereça propósito e esteja comprometido com causas sociais e ambientais

  3. Flexibilidade e autonomia são essenciais

  4. Forneça feedback constante e personalizado

  5. Ofereça aprendizado contínuo e desenvolvimento pessoal

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