Segundo dados da McKinsey, o choque de cultura organizacional é apontado por 95% dos executivos como uma das maiores dificuldades nos processos de fusão e aquisição. 

A forma como os profissionais de RH e as lideranças vão lidar com esse momento é um fator decisivo para o sucesso da integração. Ambos precisam ter sensibilidade para entender os reflexos emocionais e profissionais que isso vai causar nas pessoas. Assim, é preciso estar atento a alguns pontos muito importantes.

1. transparência na comunicação

Após a concretização do processo de fusão e aquisição, os colaboradores precisam ter uma clara noção de o que acontecerá dali para frente. É normal que as pessoas tenham algumas inseguranças frente às incertezas, seja por mudanças drásticas no dia a dia do trabalho ou até mesmo por temerem pelo futuro de suas carreiras. 

Assim, o primeiro ponto da cultura organizacional para trabalhar nesse momento é a transparência na comunicação. Por isso, valorizar os colaboradores e mostrar a eles para qual direção a companhia está seguindo é essencial para tranquilizá-los e envolver todos nesta transformação.

2. entender as diferenças

Naturalmente, cada empresa traz em seu histórico origens diferentes, formas de gestão e culturas muitas vezes distintas. Cabe ao RH mapear os pontos de divergência e de convergência entre elas, identificando os diferentes perfis e as competências dos colaboradores para definir a melhor forma de aproveitar a diversidade de talentos.

Woman and man sitting at a table with coffee. Having a conversation.
Woman and man sitting at a table with coffee. Having a conversation.

3. engajar para a mudança

Uma vez que a nova cultura organizacional seja consolidada, ela precisa ser disseminada para toda a empresa de forma consistente. E para isso, é preciso um amplo esforço de comunicação interna, que inspire e motive os colaboradores a entenderem esse momento como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

4. espírito de equipe

Para evitar que ocorra um sentimento de rivalidade ou competição entre as equipes originárias de cada uma das empresas, é importante estabelecer um processo de integração onde elas compartilhem responsabilidades e trabalhem em parceria para criar novas soluções e vivenciarem a experiência de trabalho juntas.

cultura organizacional é a chave para o sucesso

Este é um trabalho extremamente desafiador, mas quando a cultura organizacional é encarada como uma ferramenta para criar valor e construir uma base sólida, o caminho para atingir o sucesso no processo de fusão é muito mais promissor.

Sabendo disso, criamos um artigo especial com 5 dicas para te ajudar a criar uma cultura melhor na sua empresa. 

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