O headhunting é uma nova estratégia de atração de talentos. Você já sabe como funciona esse processo? Confira neste artigo!

O sucesso e o bom progresso de uma empresa são influenciados por diversos fatores, e sem dúvida um deles é a qualidade humana de seus integrantes e o talento que possuem. E é exatamente disso que se trata o headhunting, buscar talentos e encontrar os melhores profissionais para determinada empresa. 

Existem empresas especializadas que abordam profissionais que não estão buscando emprego ativamente, mas que possam estar abertos a considerar uma mudança caso surja uma oportunidade que lhes desperte interesse. Headhunting é uma estratégia de gestão de recursos humanos que surgiu em meados do século passado nos Estados Unidos com o objetivo de encontrar os profissionais mais talentosos. 

Neste artigo, analisamos o que é esse processo e a importância que ele pode ter para o crescimento de uma empresa.

como funciona o headhunting?

Podemos comparar o headhunting ao futebol, em que os times mais competitivos recorrem a olheiros para formar suas equipes. Ou seja, eles têm especialistas em encontrar talentos nas diferentes equipes e ligas, sejam eles talentos emergentes ou conhecidos que já provaram seu valor ao longo da carreira. E que podem se interessar em mudar de time diante de uma proposta melhor. 

O headhunting funciona dessa mesma maneira, os profissionais da área atuam como intermediários entre o talento e o empregador. Apesar de existirem empresas dedicadas exclusivamente ao headhunting, também podemos encontrar esses profissionais nos departamentos de recursos humanos das empresas. 

No entanto, para manter a discrição, contrata-se os serviços de um consultor externo. Qual a razão para isso? Quando uma empresa 'perde' um colaborador, pode experimentar certo desconforto em relação à empresa que o recrutou. Ainda que essa prática esteja em total conformidade com a lei e respeite a autonomia do profissional, uma empresa que persiste em recrutar talentos de concorrentes ativos de maneira frequente pode acabar prejudicando sua imagem corporativa.

principais responsabilidades do headhunter

As funções mais relevantes do headhunter podem ser resumidas entre as seguintes: 

  • Manter um relacionamento com as empresas (seus clientes), com as quais mantém o compromisso de fornecer os melhores candidatos para as vagas disponíveis. Mas vai além: ele não busca apenas os perfis adequados para um cargo, mas aqueles que se destacam e que proporcionarão o valor agregado de que a empresa precisa para se diferenciar da concorrência. Esta é uma tarefa complexa que só headhunters experientes com uma boa capacidade de análise são capazes de desempenhar. 
  • Análise do perfil que o cliente busca para o cargo e comparação dos candidatos cadastrados em seu banco de talentos para possíveis contratações. 
  • Recrutamento pelas redes sociais. Desde o surgimento das redes sociais profissionais, como o Linkedin, a atividade de headhunting expandiu-se consideravelmente. Tanto que também se fala em nethunting, ou seja, processos seletivos que rastreiam os perfis nessas redes sociais em que talentos tão valorizados estão. 
  • Contato com o candidato. Como mencionado anteriormente, esses profissionais nem sempre estão em busca ativa de novas oportunidades de emprego e podem estar atualmente empregados em empresas que oferecem reconhecimento e remuneração adequados. Portanto, é essencial abordá-los de maneira discreta, porém persuasiva e assertiva, a fim de despertar o interesse do candidato e garantir que ele compreenda a natureza sólida da proposta em questão.

o processo de headhunting

O processo é complexo e engloba diversas etapas. Não basta se conectar com um candidato através de uma  rede social profissional e enviar uma mensagem. Longe disso, o recrutamento de um profissional valorizado na empresa em que trabalha é uma tarefa complexa que leva tempo e também requer o talento do headhunter.

Além das etapas já descritas, o headhunter também deve realizar uma série de entrevistas para confirmar o valor profissional e humano do candidato: entrevistas para analisar e testar diferentes habilidades, mas também a linguagem não verbal, as habilidades sociais e de liderança.  Em todos esses contatos o profissional terá a oportunidade de falar sobre as vantagens que o candidato terá caso opte pela vaga.  

Após essas reuniões, o headhunter já possui informações suficientes e relevantes para elaborar um relatório o mais detalhado possível para o cliente. Esta descrição avaliará os pontos fortes e fracos do candidato, os seus méritos objetivos, mas também os subjetivos, ou seja, as soft skills (habilidades interpessoais/comportamentais) que observou nas diversas entrevistas. Também é pertinente incluir comentários sobre a disponibilidade e a disposição do candidato para ingressar na empresa e se ele impôs exigências salariais excessivas ou razoáveis. 

É comum que candidatos talentosos com um bom desenvolvimento profissional sejam disputados pelas empresas, o que os favorece em uma negociação para contratação. Considerando isso, podem exigir salários exorbitantes para mudar de empresa e compensar o risco envolvido, o que pode levar a empresa interessada a não prosseguir com a contratação. 

Por fim, o cliente e o headhunter devem se reunir para avaliar a proposta final ao candidato. 

Você está precisando de profissionais especializados que possam agregar grande valor à sua empresa? Na Randstad podemos ajudar você a encontrar o talento que procura.

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