A transição para um cargo de liderança representa uma mudança de carreira significativa para qualquer profissional e envolve assumir novas responsabilidades. A principal responsabilidade de um colaborador é a execução de uma estratégia e seus planos de ação, já como líder de equipe, o sucesso depende do desempenho das pessoas que estão sendo lideradas. A grande mudança está em deixar de focar nas tarefas e passar a focar nas pessoas. Isso significa entender as necessidades e expectativas profissionais de cada colaborador e encontrar formas de orientá-los e apoiá-los a atingir suas metas pessoais e desenvolver todo o seu potencial, ao mesmo tempo em que atingem os objetivos da empresa.

Confira as 3 principais habilidades que você precisa desenvolver em seu primeiro cargo de liderança:

foco nas pessoas

No cargo de gestão, o seu principal desafio será deslocar o foco da conclusão de projetos para assegurar que os membros de sua equipe tenham os recursos necessários para alcançar as metas em todas as tarefas que realizam.

Dedique tempo para construir um relacionamento sólido com sua equipe, incentivando o diálogo aberto e a confiança para que eles se sintam confortáveis em compartilhar quaisquer problemas que possam afetar o desempenho. Inúmeros estudos revelam que os colaboradores que confiam em seus líderes sofrem menos de esgotamento e estresse e alcançam níveis mais altos de produtividade e comprometimento. Com esse objetivo, é indicado realizar reuniões individuais periódicas para conhecer cada membro da equipe e suas aspirações profissionais, ajustando, dessa forma, a atribuição de tarefas para que se adeque às expectativas e habilidades de cada colaborador.
 

delegação de tarefas

Delegar é uma habilidade essencial de liderança. Um líder eficaz consegue identificar os interesses e pontos fortes dos membros de sua equipe para atribuir responsabilidades diversas da melhor maneira possível, considerando as preferências individuais e a carga de trabalho de cada um. Para isso, ferramentas de organização de tarefas como o Google Tarefas, Asana ou Trello são muito úteis, possibilitando visualizar facilmente os projetos de cada colaborador e acompanhar a evolução até a conclusão ou encerramento. E mesmo que a empresa não utilize esse tipo de ferramenta, sempre é possível implementar um sistema próprio, por meio de um documento que facilite a organização e o acompanhamento do trabalho. 

identifique seu estilo de liderança 

A liderança é um conceito em constante evolução, e cada pessoa deve se adaptar às circunstâncias específicas da equipe que lidera e às características da cultura organizacional, desenvolvendo características próprias. Busque orientação do departamento de recursos humanos para compreender o método de liderança que melhor se adapta aos objetivos da equipe e para aprender mais sobre como desenvolver suas soft skills (habilidades interpessoais/comportamentais) por meio de cursos e treinamentos que o ajudarão a se tornar um bom líder.

e você, quer desenvolver todo o seu potencial de liderança?

Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!