A Randstad, líder global em recrutamento e soluções  de Recursos Humanos, apresenta as 6 principais habilidades que as organizações esperam de uma boa liderança, segundo a análise realizada por especialistas em recrutamento e gestão de talentos da empresa. Ter empatia; saber dar feedback; saber lidar com divergências; saber se comunicar adequadamente; ser flexível e praticar o aprendizado são algumas das habilidades indispensáveis que todos que lideram uma equipe de trabalho devem desenvolver.

Embora as hard skills (habilidades técnicas) sejam necessárias para qualquer cargo, hoje as soft skills (habilidades interpessoais/ comportamentais), que estão diretamente relacionadas à capacidade de se conectar e interagir de maneira eficaz com os gestores, colegas e colaboradores, estão se tornando cada vez mais relevantes, principalmente quando se trata de cargos de liderança. 

Nesse sentido, ao recrutar ou promover um colaborador a um cargo de liderança, muitas empresas priorizam o conjunto de habilidades socioemocionais e de comunicação que um candidato possui sobre a  formação acadêmica, diplomas e conhecimentos.

"As organizações precisam de líderes que consigam priorizar os colaboradores, gerenciando as equipes com empatia e flexibilidade, lidando com divergências e se comunicando claramente para alcançar os objetivos propostos, promovendo os valores da cultura organizacional, a convivência e o trabalho em equipe. Especialmente nos dias de hoje, espera-se que essas habilidades fundamentais permitam que a liderança promova o desenvolvimento profissional e pessoal dos membros de sua equipe", segundo Andrea Ávila, CEO da Randstad da Argentina e do Uruguai.  

Conheça as 6 principais habilidades que as organizações esperam de uma boa liderança, identificadas pelos especialistas em gestão de talentos da Randstad:

1. ter empatia

Embora o desempenho e os objetivos a serem alcançados sejam importantes para o desenvolvimento da organização, nunca devemos esquecer que trabalhamos com pessoas. Sendo assim, o desempenho é tão importante quanto o bem-estar de cada colaborador. Por esse motivo, uma boa liderança deve se atentar a como os membros de sua equipe se sentem, se estão motivados com as atividades, se estão empolgados com os próximos projetos, se sentem sobrecarga com uma tarefa ou se precisam de atualização profissional para melhor desempenho. A liderança empática leva à formação de equipes de trabalho sólidas, responsáveis, proativas e altruístas, em que todos dão o seu melhor para alcançar o objetivo comum e sabem que serão ouvidos diante de uma necessidade específica.

2. saber dar feedback

Dar feedback às equipes é parte essencial do trabalho da liderança.  As novas gerações, principalmente, consideram os processos de feedback muito importantes, demandando comunicações frequentes por parte de seus supervisores para avaliação constante do desempenho. Os feedbacks são relevantes para a motivação e o comprometimento dos membros das equipes de trabalho, mesmo quando tudo está indo bem, é ideal valorizar e reconhecer a contribuição de um colaborador em um projeto, ou quando é necessário ter conversas difíceis para melhorar alguns aspectos.

3. lidar com divergências

Quando se ocupa um cargo de liderança, muitas vezes é frustrante quando os colaboradores discordam de uma decisão e têm suas objeções. Nessas situações, não é conveniente ficar na defensiva e impedir que os colaboradores discordem, pois isso fará com que evitem compartilhar suas opiniões no futuro. 

Recorrer à racionalidade e explicar as razões pelas quais é preferível optar por determinada escolha, e dar a oportunidade aos membros da equipe para também expressarem os seus pontos de vista, é a melhor maneira de manter um bom ambiente de trabalho e o ótimo desempenho da equipe, em que a variedade de perspectivas e opiniões enriquece o trabalho diário e abre possibilidade para a inovação e novos horizontes.

4. comunicar-se adequadamente

A habilidade de comunicação é outra das principais características ao liderar uma equipe, especialmente hoje em dia, pois muitas vezes as comunicações com os colaboradores são mediadas pela tecnologia, por meio de ferramentas como chamadas de vídeo, e-mail ou chat. 

Uma comunicação eficaz é essencial para ter um bom relacionamento com toda a equipe e com o restante da organização. Portanto, considerando que o trabalho é cada vez mais interdependente e as organizações têm estruturas mais alinhadas e matriciais,, as habilidades de comunicação são fundamentais para o trabalho em equipe e colaborativo. 

Ter habilidades de comunicação implica saber ouvir, praticar a honestidade, abertura, empatia e respeito com o outro e ter a capacidade de observar, compreender e relacionar ideias, além de conseguir expressá-las de forma clara e ordenada.

5. ser flexível

Em um ambiente caracterizado por mudanças frequentes, as empresas precisam de líderes que possam se habituar às diferentes situações apresentadas pelo contexto em que devem atuar. Espera-se que a liderança possa se adaptar às mudanças nas atividades e projetos relacionados à sua função de trabalho, que sejam flexíveis e, ao mesmo tempo, tenham capacidade para enfrentar com êxito qualquer desafio que aparecer. A flexibilidade também está relacionada à capacidade de se integrar de maneira harmoniosa em equipes de trabalho diversificadas, intergeracionais e multiculturais, bem como à capacidade de adquirir novos conhecimentos e de atualizar-se constantemente.

6. praticar o aprendizado

Em um contexto em que a mudança é constante e a tecnologia faz com que o conhecimento e as habilidades profissionais precisem sempre ser atualizados, a capacidade de praticar o aprendizado continuamente, também denominada "aprendibilidade", é uma característica muito importante a ser desenvolvida. 

Além disso, é importante ter em mente que a aprendizagem não acontece apenas por meio de capacitações formais. Quem pratica uma boa liderança aprende com as outras pessoas e com aqueles que lidera, pois estes sempre terão uma perspectiva diferente e poderão ver as situações de um novo ângulo, ampliando a perspectiva da liderança.

"Além de habilidades que estão mais relacionadas a cargos de liderança, hoje a abertura e a vontade de adquirir novos conhecimentos é um requisito indispensável para qualquer cargo. Não existe mais a ideia de seguir uma única carreira ao longo da vida e, não importa o cargo que ocupamos, o avanço da tecnologia exige que nos especializemos e aprendamos coisas novas constantemente. Terão sucesso no trabalho aqueles que estão comprometidos com a aprendizagem ao longo da vida, em qualquer idade", acrescentou Andrea Ávila.