quote icon

Eu sou CEO da maior empresa de talentos do mundo, a Randstad.

Sander Van 't Noordende

Alguns dos trabalhadores mais produtivos hoje em dia são aqueles com 55 anos ou mais. Os membros da Geração X e os Baby Boomers oferecem um conhecimento especializado profundo e um conhecimento pessoal importante para a cultura, desempenho e coesão de uma organização. Com a escassez de talentos sendo um desafio crônico para a economia global, manter aqueles que estão próximos da aposentadoria deve ser uma prioridade para a maioria das empresas.

As empresas têm muitas razões para incentivar talentos experientes a permanecerem na força de trabalho: os trabalhadores mais velhos têm menos probabilidade de mudar de emprego do que a Geração Z e os Millennials. Aqueles com 55 anos ou mais também são importantes contribuintes para uma força de trabalho diversificada e multigeracional, que a maioria das empresas considera essencial para o crescimento e sucesso a longo prazo. No entanto, os gestores também têm um papel a desempenhar na redução do preconceito contra os colegas mais velhos no local de trabalho. Uma pesquisa recente da Randstad, na Bélgica, sugere que 1 em cada 3 pessoas acha que os trabalhadores mais velhos precisam de mais tempo para aprender coisas novas, por outro lado, eles se sentem mais motivados e menos entediados do que seus colegas mais jovens.

organizações se beneficiam de uma força de trabalho diversificada 

a necessidade da sociedade por trabalhadores mais velhos

O estudo Workmonitor 2023 da Randstad, que contou com a contribuição de mais de 35.000 trabalhadores ao redor do mundo, constatou que o aumento do custo de vida está levando alguns profissionais a reconsiderarem a aposentadoria. Essa reação foi compartilhada por todas as gerações, sendo que aqueles com 55 anos ou mais sentiram isso mais intensamente, com 26,4% não conseguindo se aposentar quando desejavam. Mesmo assim, a maioria dos entrevistados acredita que ainda poderão se aposentar antes dos 65 anos, sendo que a maioria estima que se afastará entre os 65 e 69 anos. Uma maioria esmagadora diz que sua situação financeira irá ditar sua decisão.

Embora muitos prefiram se aposentar mais cedo do que podem, a força de trabalho global precisa deles. De acordo com a OCDE, não apenas os trabalhadores mais velhos ajudam a reduzir a crescente escassez de talentos, mas sua experiência, conjunto de habilidades e conhecimento organizacional contribuem para o desempenho dos negócios. Pesquisas mostram que empresas que têm uma proporção de 10% a mais de profissionais com 50 anos ou mais do que a média são 1,1% mais produtivas. A OCDE também descobriu que a construção de uma força de trabalho multigeracional gera um fluxo de trabalho mais forte, aumenta a resiliência e melhora a continuidade, a estabilidade e a retenção do conhecimento da força de trabalho.

Em todo o mundo, as pessoas estão vivendo mais, mesmo com a queda das taxas de natalidade nas últimas duas décadas, de acordo com o Fundo Monetário Internacional. Isso está levando a um conjunto de desafios econômicos e sociais que exigem carreiras mais longas. O aumento do número de aposentados significa um maior ônus social para aqueles que estão trabalhando. Ao mesmo tempo, a escassez de talentos crescerá e restringirá o crescimento.

Ao incentivar mais pessoas a permanecerem no mercado de trabalho, mesmo que por um ou dois anos a mais, as economias poderão colher uma infinidade de benefícios sociais e econômicos. Por exemplo, com os níveis de gastos atuais, a Previdência Social não será capaz de pagar benefícios completos até 2033. Algumas estimativas sugerem que aumentar a idade de aposentadoria nos Estados Unidos para 70 anos poderia reduzir o déficit em um terço.

Há também ganhos para os colaboradores. Trabalhar por mais tempo oferece a oportunidade de aumentar as economias de aposentadoria, ao mesmo tempo em que se utiliza serviços de saúde privados em vez de outros programas fornecidos pelo governo. Além disso, um trabalho significativo e aprendizado constante podem ajudar a reduzir a depressão, a solidão e a inspirar propósito. Na verdade, a pesquisa da Randstad mostra que cerca de 2% dos entrevistados disseram que preferem não se aposentar de jeito nenhum.

como os empregadores podem ajudar?

Embora as autoridades possam promover mudanças na idade de aposentadoria, isso pode não acontecer se os empregadores incentivarem seus colaboradores a permanecer mais tempo trabalhando. Ao atender seu estilo de vida, fornecendo recursos específicos para suas necessidades e oferecendo recompensas compatíveis com seu talento e experiência, as empresas podem persuadir muitos Baby Boomers e Gen X a adiar a aposentadoria.

Por exemplo, oferecer horários flexíveis e trabalho remoto é atraente para aqueles que desejam que seus empregos se adaptem às suas vidas, ao invés do contrário. Turnos de trabalho mais curtos, opções de mudar para meio período e acordos temporários são algumas opções eficazes. O mais importante é que as empresas sempre devem promover um ambiente de trabalho inclusivo que aprecie e valorize as contribuições de todos os trabalhadores. Fazendo isso, garante-se que cada indivíduo, independentemente da idade, faça parte de uma cultura diversificada e rica, que é a marca registrada de uma organização de alto desempenho.