No competitivo mundo da tecnologia, ter as habilidades certas e uma experiência rica em projetos é crucial - mas muitas vezes não é suficiente. Com todos os profissionais competindo por funções atrativas nesta área, como você pode se destacar para garantir que os empregadores te escolham? O segredo é a sua marca pessoal.

A marca pessoal não é apenas uma palavra da moda; é a sua identidade profissional em ação. É a forma como você combina suas habilidades, interesses e conhecimentos únicos para proporcionar um valor inigualável à sua equipe e organização. Quer seja um engenheiro de software com aptidão para aprendizado de máquina ou um gestor de TI que combina conhecimentos técnicos com habilidades motivacionais, sua marca é o que te destaca.

4 passos para construir uma marca pessoal no setor da tecnologia

O próximo passo é amplificar essa marca para que, quando os empregadores procurarem alguém com as suas habilidades específicas, não seja apenas uma escolha - mas sim a escolha óbvia. Vamos dividir em quatro passos práticos:

1. descubra o que te torna único enquanto profissional da tecnologia

Reflita sobre sua formação, experiência profissional e interesses pessoais. Pergunte a si mesmo: o que eu trago para a mesa que mais ninguém traz? Que valor eu acrescento? Pode ser qualquer coisa, desde uma abordagem incomum para resolver problemas, conhecimentos especializados em um nicho tecnológico ou um estilo de comunicação especialmente eficaz.

Talvez você seja um designer de experiência do usuário que se dedica a auxiliar pequenas empresas a aprimorar seus produtos digitais, ou um cientista de dados com talento para criar narrativas baseadas em dados sobre os motivos do sucesso ou fracasso de uma estratégia empresarial. E assim, você já tem a sua marca pessoal. Escreva-a em uma ou duas frases para guiar o que vem a seguir.

2. domine as redes sociais para crescer profissionalmente

A sua presença on-line é, acima de tudo, a maneira pela qual outros profissionais e potenciais empregadores ficarão sabendo quem você é. Cada plataforma tem vantagens específicas, então escolha aquelas que melhor se adequam aos seus objetivos. Por exemplo, utilize o Instagram para mostrar um "dia na vida" de um profissional de tecnologia, ou o LinkedIn para escrever e compartilhar publicações de liderança sobre a sua experiência com uma tecnologia específica.

Não se esqueça de manter mensagens coerentes com a sua marca. Interaja com o conteúdo de outras pessoas e solicite feedback sobre o seu trabalho para poder continuar aprendendo.

3. aproveite as oportunidades de desenvolvimento profissional

Analise os próximos projetos da equipe e candidate-se a qualquer um que esteja de acordo com a sua marca e que a fortaleça. Por exemplo, se você é um analista de sistemas com conhecimentos financeiros, aproveite uma oportunidade para trabalhar com uma fintech de ponta. Além disso, verifique se há algo acontecendo a nível organizacional - como diversidade e inclusão, talvez, ou sustentabilidade - que corresponda aos seus interesses, e ofereça suas habilidades a essas equipes.

4. estabeleça uma rede de contatos inteligente no setor

Participar de conferências do setor, encontros e outros eventos de networking é outra maneira de construir sua marca pessoal como profissional de tecnologia. Troque ideias e seja generoso com seus conhecimentos, para que, quando alguém estiver procurando um especialista em um determinado assunto, pense imediatamente em você.

Essas estratégias adicionais aumentarão sua visibilidade e ampliarão o conhecimento sobre sua marca para pessoas que podem não estar tão presentes no mundo virtual quanto você, mas que podem estar em posição de contratá-lo ou promovê-lo.

Sua marca não é estática; ela amadurece com sua carreira. Revise e atualize regularmente sua marca para refletir a evolução de suas habilidades e interesses. Lembre-se, a autenticidade é fundamental. Sua marca pessoal deve ser um reflexo genuíno de quem você é.

Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!