Costuma-se dizer que "não há nada permanente a não ser a mudança", e essa citação atribuída a Heráclito, por volta de 500 a.C., é particularmente adequada à economia global de hoje. Com desafios como a inflação, uma possível recessão e conflitos armados, as empresas devem permanecer resilientes para sobreviver e prosperar.

A resiliência pode ser definida como a capacidade de recuperação ou adaptação após a mudança das circunstâncias. Essa capacidade não é importante apenas para sua empresa, mas também para seus colaboradores, que também devem ser resilientes. Como as pessoas são o ativo mais valioso de uma empresa, a liderança de RH desempenha um papel fundamental na criação de um modelo de negócios resiliente.

Neste artigo, exploraremos algumas estratégias para apoiar a resiliência organizacional e os esforços de seus colaboradores para enfrentar os desafios atuais e futuros, inclusive suas preocupações com o aumento da inflação.

força de trabalho

como incorporar a resiliência em sua estratégia de força de trabalho

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ser sincero e transparente para uma força de trabalho mais resiliente

Com o clima global atual, não surpreende que muitas pessoas estejam sentindo alguma incerteza ou angústia emocional. Isso tem levado muitos trabalhadores a priorizarem a segurança no emprego e a estabilidade financeira. De fato, o  estudo da Randstad, Workmonitor 2023, mostra que 92% dos trabalhadores dão grande importância à segurança no emprego e 63% indicam que não aceitariam um emprego que não oferecesse essa garantia. 

Para proporcionar uma sensação de estabilidade, a equipe de liderança da sua empresa desempenha um papel crucial. Uma maneira de conseguir isso é promover um ambiente de comunicação transparente e aberta. Ao discutir suas metas de longo prazo e seu compromisso com os colaboradores, clientes e partes interessadas, os líderes podem tranquilizar sua equipe. Eles devem ser honestos e abertos sobre a posição atual de sua empresa e planejar como surfar o caos e sair na crista da onda. Além disso, devem ser compassivos em todas as medidas de redução de custos que afetem os meios de subsistência, sejam demissões, cortes de horas de trabalho ou reduções de salários.

Se possível, você também pode aproveitar os benefícios de saúde e bem-estar para ajudar os colaboradores a lidarem melhor com o estresse mental e financeiro durante esse período de alta inflação. Os programas de assistência aos funcionários podem oferecer um apoio importante a uma força de trabalho sobrecarregada e nervosa. Os consultores financeiros também podem ajudar no planejamento e na elaboração de orçamentos para aposentadoria e poupança para a faculdade.

promover a resiliência dos negócios com comunicação bidirecional

Embora seja fundamental fornecer informações verdadeiras aos colaboradores, nunca é demais enfatizar a importância de ouvir e reagir às respectivas preocupações. Não é possível começar a lidar com as preocupações dos funcionários se você não entendê-las de verdade. Falsas suposições podem fazer com que você perca um tempo valioso lidando com a situação errada.

Há muitas maneiras de ouvir ativamente seus colaboradores, desde pesquisas até reuniões casuais no corredor. Considere a possibilidade de formar grupos menores de funcionários para facilitar o compartilhamento; às vezes, é útil misturar trabalhadores de diferentes divisões ou atribuições de cargos para obter uma ampla gama de percepções. Enquanto estiver coletando informações, não se limite às opiniões. Faça um acompanhamento com seus colaboradores e busque soluções para resolver os problemas em conjunto. Os funcionários que trabalham diariamente no chão de fábrica podem ter uma perspectiva única que pode ajudar a facilitar soluções viáveis.

Quando a sua empresa está passando por momentos difíceis, talvez você não queira esperar por pesquisas semestrais ou revisões anuais para coletar informações e agir de acordo com elas. Em vez disso, você deve estar constantemente em fluxo, coletando informações, adaptando-se, coletando mais dados e adaptando-se mais uma vez. Quanto mais rápido você conseguir transformar os dados dos colaboradores em informações úteis para gerentes e líderes, mais rapidamente sua empresa poderá instituir as mudanças necessárias para atender às necessidades atuais.

como o absenteísmo e o presenteísmo afetam a produtividade

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avaliar os benefícios e a remuneração dos colaboradores

Embora os salários sejam sempre um tópico muito discutido pela gerência de RH, eles ganham prestígio durante os períodos de inflação. Entretanto, muitos colaboradores não entendem como as empresas determinam o salário e desconhecem o grande volume de impostos trabalhistas e outros encargos cobrados pelos governos. Além disso, eles podem ignorar os complementos salariais indiretos, como almoços gratuitos, subsídios de transporte e outras recompensas não monetárias. Portanto, para manter os colaboradores do seu lado, você deve garantir que eles tenham um bom entendimento da estratégia de remuneração da empresa.

Por exemplo, não se espera que os aumentos salariais sejam iguais à taxa de inflação. Em vez disso, a maioria das empresas se baseia em índices de custo de mão de obra com base em seu setor, país ou tamanho. Explicar esse conceito aos colaboradores pode ajudar se você tiver uma reação negativa de pedidos de aumento para atender às taxas de inflação.

Se sua empresa não estiver em condições de aumentar os salários, há muitas oportunidades disponíveis para ajudar seus colaboradores a se manterem resilientes durante as dificuldades financeiras. Como mencionado anteriormente, você pode oferecer aulas de educação financeira. Aprender a administrar o dinheiro adequadamente pode mudar a vida de algumas pessoas.

Por fim, nem sempre se trata de dinheiro. Seus colaboradores podem se alegrar com um aumento de salário, mas uma maior flexibilidade no dia a dia de trabalho é igualmente importante hoje em dia. De acordo com nosso estudo Workmonitor 2023, 45% dos trabalhadores não aceitariam um emprego sem horário flexível e 40% não trabalhariam em uma empresa que não oferecesse algum tipo de programa de trabalho híbrido ou remoto. Você poderá ter mais margem de manobra durante as negociações salariais se oferecer opções de trabalho remoto ou híbrido, por exemplo. 

investir no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores

Uma força de trabalho resiliente requer treinamento e desenvolvimento contínuos, especialmente durante a incerteza econômica. Como líder empresarial, você não apenas precisa se preocupar com os empregos atuais, mas também se preparar para os que existirão no futuro e para os que serão perdidos devido a mudanças nos procedimentos ou nas linhas de produtos. Por exemplo, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, a demanda pelas seguintes funções já diminuiu na última década nos EUA:  

  • operadores de computador
  • auxiliares administrativos
  • arquivadores
  • trabalhadores de entrada de dados
  • operadores de central telefônica
  • operadores de telemarketing

Por outro lado, as seguintes tecnologias terão o nível mais alto de adoção comercial e de necessidade de trabalhadores qualificados até 2025:

  • inteligência artificial
  • computação em nuvem
  • análise de big data
  • internet das coisas e dispositivos conectados
  • criptografia e segurança cibernética

Um programa de qualificação e capacitação pode melhorar os pacotes de remuneração e ajudar os colaboradores a se manterem relevantes e engajados na sua empresa. Por exemplo, oferecer o reembolso das mensalidades da faculdade pode incentivar os funcionários a permanecerem na empresa depois de adquirirem novas habilidades. Quanto mais seus colaboradores crescem e se desenvolvem, mais resiliente sua empresa se torna.

Women working on their laptops
Women working on their laptops

acelerar a transformação digital, mas tomar cuidado com os novos riscos para aumentar a resiliência.

A transformação digital pode significar uma série de coisas: expandir o uso de comunicação por vídeo ou software de e-mail, integrar IA e blockchain para gerenciar dados e desafios da cadeia de suprimentos, usar a Internet das Coisas (IoT) para obter percepções e eficiências para os negócios ou mover cargas de trabalho para a computação de bordo e em nuvem para aumentar a escalabilidade e a flexibilidade. Para o futuro mundo do trabalho, há muitas tecnologias que as empresas podem buscar adotar para ficarem à frente de seus concorrentes. Porém, uma coisa é certa: à medida que as empresas avançam em sua agenda digital, aumentar o foco na privacidade e na segurança deve ser uma prioridade máxima.

Pesquisas mostram que mais de 60% das empresas sofreram possíveis violações de dados, com o custo médio de uma violação de dados totalizando US$3,86 milhões. É fundamental que as empresas invistam em estratégias abrangentes de segurança cibernética para proteger seus colaboradores e clientes. Independentemente de ser melhor gerenciar a segurança cibernética internamente ou terceirizar, escolha um serviço que proteja Wi-Fi, e-mails, mensagens, transferências de dados, comunicações por vídeo, plataformas de clientes e tudo o que sua empresa fizer. 

incorporar a resiliência em sua estratégia de negócios

Uma das coisas mais importantes que qualquer líder empresarial pode fazer para se preparar para períodos de incerteza é tornar a resiliência uma parte fundamental do planejamento estratégico. É sempre possível que circunstâncias difíceis – previstas ou imprevistas – surjam e representem um risco significativo para a sua organização, portanto, é aconselhável planejar a adversidade da forma mais completa possível.

Seja proativo em seu planejamento de resiliência e considere como lidaria com uma série de situações possíveis. Isso o deixará mais preparado para responder a vários desafios com rapidez e eficiência, em vez de correr para acompanhar uma situação que está mudando rapidamente.

A incorporação da resiliência em sua estratégia também o ajudará a proteger seus principais fluxos de receita e a manter as comunicações da marca em tempos de crise. Se quiser saber mais sobre como incorporar a resiliência em sua estratégia de negócios, faça download do nosso guia.

sobre a autora
monica souza
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mônica souza

regional staffing manager

Mônica é gerente regional da solução de staffing da Randstad, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

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