Grandes empresas em todo o mundo estão enfrentando cada vez mais pressão dos colaboradores, candidatos a emprego e acionistas para ampliar as iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI).

A inclusão é um elemento central da DEI, mas é um dos mais difíceis de abordar. Sentir-se incluído significa nutrir um sentimento de pertencimento, segurança e aceitação. Desta forma, é algo subjetivo e difícil de quantificar. Inclusão não tem o mesmo significado para todos os colaboradores.

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No entanto, estudos como o Workmonitor 2024 da Randstad demonstram que, para os candidatos, um local de trabalho inclusivo é uma das qualidades mais atrativas em um empregador, e há indicações de que pode ajudar na retenção de colaboradores e até mesmo nos resultados financeiros

Neste artigo, vamos esclarecer o conceito de inclusão, apresentar alguns exemplos de um local de trabalho inclusivo e dar algumas ideias de como mensurar o nível atual e futuro de inclusão e desempenho em DEI da sua empresa, de forma geral.

a definição de inclusão, no contexto do local de trabalho

Gostamos de definir inclusão como a diversidade em ação. Trata-se de garantir que cada pessoa possa demonstrar no trabalho sua verdadeira identidade e sentir-se aceita como integrante da equipe, podendo fazer contribuições significativas – independentemente de seu gênero, etnia, idade, orientação sexual, deficiências ou quaisquer outros fatores semelhantes.

A inclusão vai além dos números e tem mais a ver com a maneira como os colaboradores vivenciam o ambiente de trabalho. Por essa razão, é possível que uma organização seja diversa, mas não inclusiva, por exemplo, quando colaboradores pertencentes a uma minoria não se sentem valorizados, quando suas diferenças não são aceitas pela maioria ou quando sentem que não podem contribuir da mesma forma que seus colegas pertencentes ao grupo majoritário.

4 persons looking up in the same direction, in a room with glass windows
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como é um local de trabalho inclusivo, na prática?

A inclusão pode assumir muitas formas, dependendo da cultura existente no local de trabalho e das origens dos colaboradores. Portanto, reunimos algumas qualidades ou atitudes específicas que as empresas inclusivas possuem ou adotam e que podem ajudar a explicar como a inclusão funciona na prática. Quais você poderia implementar em sua organização?

  • Empresas inclusivas celebram diversos feriados — muitas empresas na Europa ou América do Norte celebram feriados como o Natal ou a Páscoa, com presentes ou eventos após o trabalho, além de folgas. É difícil para uma empresa incluir novos feriados nacionais em seu calendário, mas é possível pelo menos destacar alguns feriados celebrados por colegas de diferentes origens, como o Ramadã ou o Diwali. Essa é uma ótima maneira de ajudar todos a se sentirem igualmente incluídos e unir ainda mais a equipe.
     
  • A distribuição física do escritório é pensada para a inclusão — locais de trabalho mistos e colaborativos são cada vez mais comuns em todos os setores atualmente. No início, eram mais comuns entre empresas de tecnologia inovadoras, como a Apple e a Microsoft, que desejavam eliminar a antiga distribuição física hierárquica do escritório e incentivar encontros casuais entre os colaboradores. Esse estilo de local de trabalho também é ótimo para a inclusão. Embora os escritórios com espaços abertos sejam a maioria atualmente, diferentes grupos de colaboradores normalmente ficam fisicamente separados, por exemplo, os colaboradores administrativos e da área de produção. Quebrar essas barreiras e criar espaços compartilhados para encontros ou intervalos pode ser uma boa maneira de incentivar a convivência entre trabalhadores de diferentes origens, reduzindo a exclusão.
     
  • Os colaboradores podem demonstrar sua verdadeira identidade no trabalho  — essa expressão é comumente utilizada quando se aborda o tema inclusão. Na prática, significa que cada pessoa pode ser autêntica e agir naturalmente, sem temer julgamentos ou exclusões. Por exemplo, isso pode se traduzir em um colaborador homossexual que se sente confortável em levar seu(sua) parceiro(a) a um evento de trabalho. Ou em um colaborador religioso que se sente à vontade para expressar sua religiosidade por meio de uma oração durante o intervalo sem temer olhares estranhos. 
     
  • O escritório é totalmente acessível a todos — ainda há muitas empresas que afirmam ser inclusivas, mas que têm escritórios que não são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência. A falta de rampas ou elevadores, portas pesadas sem mecanismos que facilitem sua abertura e mesas cuja altura não pode ser ajustada são apenas alguns exemplos de aspectos que dificultam a vida de pessoas com deficiência. Em um local de trabalho inclusivo, todos devem poder utilizar e transitar pelas instalações com facilidade.
     
  • Os líderes da empresa dão um bom exemplo — os líderes são fundamentais para definir e manter a cultura de uma empresa. Não importa o quanto o departamento de RH trabalhe na marca empregadora e na criação de uma cultura, sempre terá dificuldades para fazer a diferença se os líderes não dão o exemplo. Os líderes demonstram que se importam com a inclusão, assumindo um papel ativo nas iniciativas de DEI da empresa e dedicando tempo para ouvir todos os colaboradores.

Grupos de apoio da empresa têm ótima aceitação — Todos se sentem mais seguros e confiantes quando fazem parte de uma comunidade, especialmente no trabalho. Pode ser difícil ser o único membro de uma minoria em uma grande empresa, mesmo que a empresa seja inclusiva. Muitos colaboradores se beneficiam ao participar destes grupos, onde colegas com experiências ou situações semelhantes se reúnem para trocar ideias e construir uma comunidade. Além disso, são ótimos para promover um sentimento de pertencimento e são uma importante fonte de recursos para os líderes que desejam ampliar a diversidade, a equidade e a inclusão. Um exemplo de um grupo de apoio bem-sucedido é o grupo d(Eficiência),  da Randstad Brasil, que representa colegas com deficiência e permite discussões e trocas de conhecimentos entre colaboradores que têm experiências em comum, promovendo um ambiente de trabalho saudável para todos.

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como mensurar a inclusão no ambiente de trabalho?

A inclusão descreve um sentimento entre os colaboradores e uma atitude macro na empresa. Por isso, é mais difícil quantificar a inclusão do que a diversidade, por exemplo. No entanto, isso não significa que você não deva tentar monitorar o nível de inclusão.

pesquisas sobre inclusão

A melhor forma de avaliar a inclusão é perguntando aos colaboradores. Eles são os únicos que podem dizer se a organização é inclusiva ou não. Para mensurar com exatidão a situação atual e acompanhar as mudanças, é mais indicado utilizar pesquisas padronizadas, realizadas com frequência, que avaliam as experiências dos profissionais no local de trabalho. Você pode criar essas pesquisas, mas há diversas ferramentas e profissionais especializados que podem fazer o trabalho por você, incluindo várias empresas especializadas em análise de DEI.

monitore a retenção

Provavelmente, você já acompanha as taxas de pedidos de demissão. Então, é mais fácil começar a olhar para elas a partir da perspectiva da inclusão. Determinados grupos de colaboradores estão saindo da empresa em maior número do que outros? Nem sempre problemas de inclusão são a causa, mas é bom investigar e identificar possíveis problemas na organização ou na cultura

implemente medidas com base nas conclusões

Realizar pesquisas de inclusão e não fazer mudanças com base no feedback pode intensificar ainda mais o sentimento de exclusão. Portanto, certifique-se de planejar as mudanças antes mesmo de realizar as pesquisas e comunique o seu trabalho a toda a organização.

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sobre o autor
monica souza
monica souza

mônica souza

diretora da randstad operational

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

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