A internet diz respeito a esse mundo conectado em rede, portanto, podemos pensar que a definição de networking é algo recente, da era das novas tecnologias. No entanto, a verdade é que é um conceito muito antigo. Há autores que indicam seu surgimento no início da Revolução Industrial, quando novas relações comerciais foram geradas e passou a ser necessário não apenas fabricar produtos, mas torná-los conhecidos por pessoas envolvidas nas diversas etapas que levam à venda.

Desde aquela época, entendeu-se que é preciso trabalhar em conjunto para prosperar. Que o trabalho (working) sem uma rede (net) é desperdiçado, sendo assim, também se inicia a história da comunicação, da publicidade e do marketing. Vale lembrar a tão importante rede de contatos, que é fundamental para uma empresa prosperar e ampliar seu público, sua influência, presença e seu posicionamento.

o que é networking?

Primeiro, analisando a raiz do termo, constatamos que é formado pela junção de duas palavras em inglês, net e working, ou seja, rede e trabalho, o que pode ser traduzido como “rede de contatos".

Sendo assim, networking ou networking empresarial refere-se a essa rede de contatos profissionais e às ações voltadas tanto para sua criação quanto para sua conservação. Ou seja, o networking requer uma atitude proativa para gerar efeito e se reverter em novas oportunidades de trabalho e negócios para a sua empresa.

qual o propósito do networking?

Tradicionalmente, o networking está associado à busca ativa de emprego, utilizado como ferramenta para conhecer perfis profissionais relacionados e do mesmo setor de atuação. Em outras palavras, relacionar-se com profissionais experientes em um nicho específico abrirá portas para possíveis contratações ou mudanças de empresa, já que eles nos fornecerão informações privilegiadas ou em primeira mão sobre novos processos seletivos ou projetos em andamento. Mas essas não são as únicas vantagens do networking.

Muito além dos objetivos específicos que podem ser eficazes na busca de emprego, o networking também abrange a retribuição social, um conceito mais amplo e rico que pode ser traduzido como uma "rede saudável e cultivada", cujos benefícios são de longo prazo e, às vezes, são tão imateriais quanto pertencer a um grupo ou posição social, além de gerar satisfação por fazer parte de uma comunidade benéfica para a sociedade por meio de seu trabalho. O título deste artigo já revela isso: mais do que apenas uma rede de contatos.

como fazer networking?

O networking continua evoluindo desde os primórdios da Revolução Industrial, ou mais antigamente ainda, desde as feiras comerciais e pecuárias da Idade Média, que também deram origem a formas básicas de networking.

O advento da internet e das redes sociais mudou para sempre as regras do networking, por isso, é difícil definir um método para o networking sem considerar as diferentes plataformas em que esses contatos são encontrados, desenvolvidos, cultivados e promovidos.

estratégias de networking

Veja a seguir como as diferentes ferramentas relacionadas ao networking têm uma abrangência distinta.

  • Cuide da sua imagem. Tanto nas redes sociais quanto fora delas. Vivemos em um mundo em que o conceito de marca pessoal é cada vez mais importante em uma sociedade interconectada, global e exigente. Sendo assim, apresentar uma imagem atrativa não é apenas interessante por si só, mas demonstra comprometimento com o seu trabalho e que você aspira à qualidade, se não à excelência.
  • Marque presença nas redes sociais e na publicação de conteúdo digital. Para isso, é bom conhecer as diferenças entre cada rede social, os conteúdos que melhor se adaptam a elas e o potencial que pode ser conferido à sua empresa, ao seu produto ou à sua própria persona, já que o networking conecta, acima de tudo, pessoas.
  • Interaja. Quem não semeia, não colhe os benefícios do networking. Não basta publicar conteúdo se não houver interação próxima e desinteressada. Porque, embora exista um interesse, ele se desenvolve em longo prazo, e tem mais a ver com valores positivos e curiosidade do que ambição ou ganância. O interesse saudável pela atividade realizada por outros usuários se traduz em retribuição social, com a possibilidade de gerar bons contatos, e também contribui para criar e fomentar bons relacionamentos no trabalho.

tipos de networking

Como citado anteriormente, hoje em dia, os tipos de networking diferem entre os cenários em que são desenvolvidos, seja on-line ou presencial, onde existem características diferentes de networking para cada caso.

Para saber como funciona o networking on-line, é necessário considerar as redes sociais, mais especificamente o LinkedIn, que foi criado para essa finalidade. O seu próprio nome engloba o ato de relacionar, conectar e criar uma comunidade em torno de interesses profissionais comuns, bem como trocar informações relacionadas a eventos, seminários, conferências e, eventualmente, vagas ou demandas de emprego. É a ferramenta ideal para o networking de empreendedorismo, pois ajuda a encontrar apoios concretos e pessoas com quem é possível estabelecer sinergias.

Outras redes, como Facebook, Twitter e Instagram, são, por sua vez, ferramentas muito úteis para manter nossa rede de contatos. Principalmente para profissões que permitem a exposição da atividade, algo comum entre profissionais autônomos, como escritores, colunistas, designers, ilustradores ou chefs de cozinha, esse tipo de redes sociais voltadas para o entretenimento são a melhor plataforma para networking, que neste caso também é conhecido como networking 2.0.

O networking presencial ou offline envolve outros elementos, inclusive a participação em eventos. 

Veja a seguir alguns exemplos desse tipo de networking.

exemplos de networking

O networking no marketing valoriza muito as interações presenciais ou offline, que atuam como um complemento ao networking on-line. Ambas as formas de se relacionar devem ser implementadas de forma coordenada e com a mesma dedicação. Caso um evento seja realizado, essa oportunidade de networking será comunicada pelas diferentes redes sociais, em uma ação que pode ter tanto valor quanto o próprio evento presencial.

A seguir estão alguns exemplos de networking presencial muito importantes para obter contatos de qualidade:

  • Lançamento de produto: seja um produto, um lançamento ou um livro relacionado à atividade da empresa, esse tipo de evento social gera bons momentos e permite que as pessoas ajam de forma descontraída, principalmente se forem servidos aperitivos.
  • Comemoração por ocasião de aniversário: mudança para novas instalações, aumento de capital, etc. Qualquer desculpa é boa para organizar um evento, e para isso é importante torná-lo o mais atrativo possível, para que você possa agregar ao público de interesse. O que mais importa é a qualidade e não a quantidade, ou seja, não se trata de convidar um número de pessoas para lotar o evento, mas sim aqueles profissionais que nos interessam. 
  • Participação em espaços de coworking: esses espaços compartilhados de trabalho são ideais para ampliar as redes de networking empresarial (e pessoal). Esses tipos de espaços criam atividades voltadas para que diferentes empreendedores se conheçam, como rodadas de apresentações, refeições conjuntas, entre outras, como o speed networking, uma versão do speed dating, só que voltada para o trabalho.
  • Atividades de desenvolvimento de equipe com outras empresas: reunir empresas que, em vez de competir por objetivos, compartilham interesses, é uma ótima ideia para aumentar a coesão das equipes e criar relacionamentos que levem a futuros contratos de colaboração.

Embora as máquinas e a inteligência artificial atreladas a essas atividades muitas vezes possam parecer como uma ameaça, o fator humano ainda é fundamental na hora de realizar ações-chave na jornada empresarial. Assim, o networking continua sendo uma ferramenta atual e de fundamental importância para a sustentabilidade e o crescimento das empresas.

Agora que você já sabe o que é networking, pode começar a praticar!