As relações públicas (RP) ajudam as empresas a se conectarem com as pessoas. Isso parece muito simples, principalmente para novos empresários, que podem querer economizar e fazer esse trabalho por conta própria. No entanto, conciliar tarefas de RP, desde a criação de novos conteúdos até a gestão da imagem da sua marca, é um desafio para os empresários que precisam se concentrar em suas operações e no crescimento dos negócios.

Ter uma equipe de RP com estratégias eficazes pode te ajudar a criar uma imagem de mercado confiável e permanecer relevante nesse cenário que está em constante evolução. Se você acaba de entrar em um novo mercado, precisa trabalhar com profissionais qualificados que te auxiliem nessa nova jornada.

Por isso, a área de assuntos públicos é essencial no tema relações públicas, embora pouco conhecida. Os profissionais de assuntos públicos ajudam as empresas a administrar suas relações com o governo e a negociar melhorias nas políticas locais que vão desde a sustentabilidade até a saúde pública. Em outras palavras, são essenciais para ajudar as organizações a operarem em conformidade com a regulamentação local.

Continue lendo para entender as diferenças entre relações públicas e assuntos públicos, e por que investir em porta-vozes de assuntos públicos é fundamental para sua estratégia de negócios.

relações públicas vs. assuntos públicos

Qual a diferença entre relações públicas (RP) e assuntos públicos? Embora ambas as funções interajam com o público e os parceiros da empresa, elas englobam responsabilidades muito diferentes.

1. funções dos profissionais de relações públicas

De maneira geral, os diretores de relações públicas ajudam as empresas a criar e manter uma imagem pública positiva, impulsionando um reconhecimento sólido da marca, interna e externamente.

Principais responsabilidades dos profissionais de RP:

  • Desenvolver narrativas e estratégias corporativas atrativas para garantir a consistência da marca
  • Intermediar e facilitar entrevistas à mídia e oportunidades de exposição para os porta-vozes
  • Gestão de problemas e crises para esclarecimento entre todas as partes envolvidas sobre possíveis riscos e ações planejadas
  • Realizar pesquisas com consumidores e usuários para criar novos conteúdos com o objetivo de dar destaque às ofertas de produtos e serviços da empresa

2. funções dos profissionais de assuntos públicos

Os profissionais de assuntos públicos atuam especificamente na influência de políticas públicas e na gestão de relacionamentos com legisladores e principais partes interessadas externas.

Principais responsabilidades de um profissional de assuntos públicos:

  • Estabelecer e manter relacionamentos com os principais tomadores de decisão do governo para diversos fins, como financiamento ou atualização de políticas
  • Trabalhar com embaixadas e consulados para criar uma rede regional de apoio aos negócios
  • Monitorar e atuar rapidamente nas alterações regulatórias e de conformidade que possam afetar a empresa
  • Criar soluções para a gestão de problemas e crises que envolvam o tratamento com órgãos governamentais e reguladores para garantir a continuidade dos negócios, como conduzir uma audiência com a comissão parlamentar ou negociar um financiamento de emergência

por que sua empresa precisa dedicar recursos para a área de assuntos públicos

1. construir a reputação da marca

A reputação de uma startup é fundamental para o seu sucesso. As startups operam em um ambiente altamente competitivo e acelerado, onde qualquer notícia negativa ou publicidade ruim pode prejudicar a imagem da marca e o valor de mercado da empresa.

Dedicar recursos para assuntos públicos pode ajudar a empresa a gerenciar sua reputação, elaborar comunicações estratégicas que constroem relacionamentos positivos com o público e a mídia, bem como atenuar a publicidade negativa e proteger a reputação da empresa.

2. estabelecer uma identidade

As startups precisam construir relacionamentos com sua comunidade local, pois podem beneficiar o marketing e o networking.

O engajamento com o público é essencial para ações de assuntos públicos eficazes. Por meio de iniciativas práticas, os porta-vozes de assuntos públicos ajudam você a manter um canal de comunicação aberto com as principais partes interessadas e parceiros que compartilham interesses e preocupações semelhantes aos de sua organização.

Os profissionais de assuntos públicos se envolvem proativamente com o público, organizando mesas redondas e reuniões com organizações sem fins lucrativos e órgãos governamentais, bem como conduzindo pesquisas. Ao entender o feedback e preocupações das comunidades locais, os profissionais de assuntos públicos conseguem construir uma relação de confiança e comunicar os assuntos comerciais de sua empresa.

3. operar conforme as regulamentações locais

Embora as alterações de políticas e regulamentações possam gerar novas oportunidades comerciais, elas podem ser desafiadoras para novas empresas que não estão familiarizadas com determinada localidade ou não possuem as autorizações necessárias para atuar.

Um profissional de assuntos públicos experiente que já tenha uma rede local estabelecida poderá ajudar você a desenvolver estratégias eficazes de governança e de conformidade para garantir que a organização atue de maneira legal e ética.

Além de se manterem atualizados sobre as regulamentações, os profissionais de assuntos públicos também trabalham com outras empresas do mesmo setor para fortalecer políticas e processos centrados na governança. Isso pode envolver o desenvolvimento de um código de ética, o estabelecimento de proteção a denunciantes ou a implementação de programas de treinamento de conformidade para os colaboradores.

4. impulsionar campanhas eficazes para promover mudanças

Além de ajudar sua organização a manter uma boa governança e relacionamentos fortes com o público, os profissionais de assuntos públicos acionam os líderes da organização e os orientam em suas campanhas.

Um exemplo seriam as empresas de entrega de comida e transporte por aplicativo, como a Grab e a Deliveroo, que trabalham com o governo para implementar uma legislação para proteger os direitos trabalhistas de seus colaboradores.

Após uma série de grupos focais e discussões privadas conduzidos entre essas empresas, o governo e as associações de profissionais autônomos, novas políticas foram implementadas para garantir benefícios financeiros e de saúde para esses profissionais. Incluindo o pagamento obrigatório de contribuições previdenciárias para ajudar os profissionais autônomos a cobrir custos de acidentes de trabalho e a reservar um fundo de aposentadoria.

Mesmo que essas medidas resultem no aumento de despesas com colaboradores, ajuda a construir a reputação da marca corporativa para ambas as empresas. Ter uma marca empregadora forte facilitará a contratação de novos talentos e a negociação de novos acordos.

o que considerar ao trabalhar com porta-vozes de assuntos públicos

Se você está pensando em contratar um porta-voz de assuntos públicos, avalie se a personalidade e habilidades técnicas do profissional estão alinhadas com os objetivos comerciais e a cultura da empresa.

Um bom porta-voz de assuntos públicos irá:

  • Informar você sobre quaisquer novas alterações nas políticas ou regulamentações que possam afetar seus negócios
  • Ajudar você a se engajar, entender e trabalhar com as políticas e regulamentações locais
  • Favorecer o engajamento significativo com públicos e reguladores relevantes para que você possa defender efetivamente causas que impactam positivamente a empresa
  • Ter uma ampla rede de formuladores de políticas e relações sólidas com investidores para facilitar e conduzir conversas

Contratar um porta-voz interno de assuntos públicos é uma boa estratégia se você tiver objetivos de curto ou longo prazo voltados para políticas e precisar de uma consultoria confiável para orientar você no levantamento de informações e recursos sobre as regulamentações locais.

No entanto, se você está apenas começando a se envolver com políticas governamentais e corporativas e regulamentação, pode não ser o momento de recrutar um colaborador efetivo.

Uma consultoria de recrutamento pode ajudar você a encontrar um consultor de assuntos públicos temporário que irá te orientar e apoiar para que você possa focar em suas prioridades sem entrar em conflito com a legislação local.

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