o que é um desenvolvedor de software?
Você será a mente criativa responsável pelos programas de computador e aplicativos de software. Você desenvolverá programas totalmente inéditos ou supervisionará a equipe responsável pela criação dos aplicativos. Programas de software ajudam usuários a executar tarefas específicas em diversos dispositivos, como computadores e telefones celulares.
Você trabalhará em equipe e, por isso, irá colaborar com engenheiros da computação e programadores para desenvolver sistemas complexos e funcionais que atendam às necessidades de clientes ou ajudem a melhorar a eficiência de empresas. Seu trabalho não se encerra no desenvolvimento; é preciso também testar e instalar o software para garantir seu devido funcionamento.
confira as vagasdescrição do cargo de desenvolvedor de software
Este profissional irá realizar manutenções e atualizações em aplicativos de software para corrigir erros e melhorar sua funcionalidade, o que requer o monitoramento do desempenho e a identificação de maneiras criativas de oferecer novos recursos.
Se você pretende se tornar um desenvolvedor de sucesso, serão necessárias excelentes habilidades de codificação e criatividade. Além disso, habilidades em design ajudam a atender às necessidades dos usuários por meio de um aplicativo interativo com layout e visual atraentes. Sua capacidade de liderança técnica também poderá contribuir para uma compreensão mais ampla de como os componentes de um sistema podem funcionar em sincronia.
As suas habilidades técnicas condizem com o trabalho de desenvolvedor de software? Então continue lendo para saber quais habilidades e qualificações são necessárias para se ter sucesso neste cargo.
salário médio de um desenvolvedor
O salário inicial de um desenvolvedor de software iniciante com experiência mínima é de R$3.000,00 podendo chegar até R$20.000,00/mês, a depender das linguagens de programação e competências individuais. Algumas empresas também oferecem gratificações pela conclusão bem-sucedida de projetos. Além do salário-base, o desenvolvedor ainda recebe benefícios e seguro de saúde ou contribuição previdenciária.
fatores que afetam o salário de um desenvolvedor de software
A remuneração destes profissionais varia de acordo com a experiência e as habilidades. Desenvolvedores de software experientes ganham mais do que seus colegas iniciantes devido a seus anos adicionais de experiência. Além disso, gerenciam equipes e realizam projetos complexos. A experiência aprimora suas habilidades e competências, capacitando o desenvolvedor para receber salários melhores. As qualificações educacionais também podem influenciar na remuneração. Um desenvolvedor de software com diploma universitário ou mestrado tem um pacote de remuneração melhor do que outros desenvolvedores.
Seu salário também dependerá do empregador e da complexidade do projeto. Por exemplo, uma grande empresa gerencia projetos complexos e paga salários maiores do que empresas pequenas. No entanto, startups são ótimas para desenvolvedores iniciantes que precisam desenvolver suas habilidades e adquirir experiência.
tipos de desenvolvedor de software
Um desenvolvedor de software pode se especializar nas seguintes funções:
- desenvolvedor de sites: seu trabalho consiste no desenvolvimento de sites e aplicativos com base nas necessidades dos clientes. Você atuará nos elementos visuais dos sites, como layouts e temas, de modo a torná-los atraentes aos clientes. Você também será responsável por controlar os bancos de dados e codificar o back-end.
- desenvolvedor de sistemas: você ficará responsável por desenvolver o software do sistema operacional para diversos programas. Você também poderá desenvolver sistemas para regular e operar a infraestrutura de computadores. Os desenvolvedores de software de sistemas incorporados projetam códigos de programação para dispositivos de aparelhos como máquinas de lavar, geladeiras e televisores.
- desenvolvedores de aplicativos: sua função é criar códigos para vídeo games ou aplicativos móveis. Você criará interfaces de usuário e executará inúmeras funções em dispositivos móveis.
trabalhando como desenvolvedor de software
O desenvolvimento de software é uma carreira empolgante que permite criar aplicativos e sites. Vamos explorar como é o dia a dia de um desenvolvedor de software e suas atribuições.
-
funções de um desenvolvedor de software
As tarefas específicas dependem do projeto ou do setor, mas algumas das funções geralmente incluem:
- discutir sobre os requisitos do software com clientes: como desenvolvedor de software, você se reúne com os clientes (interno ou externo) para determinar as necessidades de que eles precisam. Alguns clientes conhecem os recursos que desejam em seus sistemas, enquanto outros podem informar apenas o objetivo geral. Por isso, é preciso identificar os usuários finais e os recursos a serem incorporados aos softwares.
- planejar e desenvolver o software: após obter uma noção das necessidades do cliente, você poderá desenvolver um plano que sirva de diretriz para o projeto. Você pode listar as etapas necessárias para desenvolver o software e criar um cronograma do início ao fim. Durante o planejamento, você também identifica as linguagens de codificação a serem utilizadas e começa a codificar o software.
- atualizar aplicativos atuais: quando não se está criando um novo software, seu trabalho é testar os aplicativos existentes. Você pode ajustar as funções e encontrar maneiras criativas de melhorar o desempenho do software. Às vezes, as atualizações resultam na sua otimização para aumentar a velocidade e melhorar a integração com tecnologias mais recentes.
- testar aplicativos e realizar verificações de qualidade: o novo software deve ser testado antes do lançamento no mercado. Como desenvolvedor, cabe a você realizar testes funcionais e não funcionais. Nos testes funcionais, você verifica se o software funciona corretamente. Se um cliente clicar em um link, este deve levá-lo ao destino correto. Testes não funcionais garantem que o site ou aplicativo atenda às normas do usuário em termos de velocidade e funcionalidade em diferentes dispositivos.
- registrar o processo de desenvolvimento de software: é fundamental documentar o processo de desenvolvimento, o que ajuda futuras equipes de manutenção a identificarem componentes do código que requerem melhorias e agiliza a identificação de bugs e erros.
-
ambiente de trabalho
Desenvolvedores de software trabalham com TI e tecnologia em diversos setores, desde grandes corporações a pequenas startups, na área de finanças, tecnologia e manufatura. Um desenvolvedor de software trabalha em um escritório, na maior parte, utilizando um computador. Embora passe muitas horas na empresa, a maioria dos empregadores oferecem escritórios aconchegantes com ambientes funcionais para discussões ou espaços privados de codificação. Os escritórios também são climatizados e bastante iluminados. Alguns desenvolvedores de software trabalham 100% em home office.
-
quem serão seus colegas?
Dependendo da empresa e do projeto, na maioria das vezes seus colegas podem ser engenheiros de software, engenheiros de computação e consultores de tecnologia da informação. Os engenheiros de software atuam no desenvolvimento do projeto, enquanto os consultores de TI atuam na análise de requisitos do cliente. Também é possível trabalhar em colaboração direta com cientistas de dados, desenvolvedores de UX(experiência do usuário), desenvolvedores .net, analistas de garantia de qualidade, gerentes de comércio eletrônico e outros especialistas como testadores, gerentes de projetos e desenvolvedores de segurança.
-
perspectivas da função
Há excelentes oportunidades de desenvolvimento de carreira. Quando iniciante, você poderá aperfeiçoar suas competências e avançar até se tornar um desenvolvedor de software sênior responsável por sua equipe. Alguns profissionais na área migram para carreiras correlatas, como desenvolvimento de sistemas, análise de sistemas de negócios ou arquitetura de TI. Alternativamente, é possível se especializar em um dos ramos de desenvolvimento de software, como criação de jogos para dispositivos móveis e tornar-se um especialista na área. Este cargo também oferece oportunidades de trabalho autônomo àqueles com a devida experiência.
escolaridade e competências
Existem empresas e vagas que não pedem a formação acadêmica em tecnologia. Mas, caso você tenha interesse em saber, segue algumas formações para a área:
graduação:
- Análise e desenvolvimento de sistemas;
- Engenharia de Software/ Sistema da informação;
- Ciência da computação;
cursos livres:
Dependerá da linguagem escolhida para especialização
- Programação orientada a Objetos;
- Banco de dados;
- Python, Java, C#, Angular, Javascript, html e etc.
habilidades e competências
Algumas das habilidades de um desenvolvedor de software incluem:
- habilidades analíticas: você precisará avaliar as necessidades dos usuários ao determinar os requisitos do software. Habilidades analíticas ajudam a discernir recursos úteis e analisar a funcionalidade do sistema. As habilidades analíticas também são úteis durante os testes.
- habilidades de comunicação: competências de comunicação são cruciais para fornecer instruções claras à equipe de desenvolvimento e mostrar eventuais problemas. Essas habilidades também ajudam a explicar recursos complexos a clientes e investidores sem o uso de termos técnicos.
- criatividade: você deve ser inovador para projetar plataformas visualmente atraentes. Habilidades criativas ajudam a encontrar maneiras exclusivas de projetar um software ou melhorar as funções de um aplicativo.
- atenção a detalhes: você precisará lidar com diversos componentes relacionados ao software. Sem atenção a detalhes, seu aplicativo apresentará muitos erros, retardando o processo de desenvolvimento. A atenção aos detalhes também ajuda a identificar bugs e erros durante a manutenção ou testes.
perguntas frequentes
Perguntas frequentes sobre o trabalho de desenvolvedor de software.
-
qual é a função do desenvolvedor de software?
Os desenvolvedores criam o software com base nos requisitos dos usuários e funções pré-definidas. Também verificam erros e fazem a manutenção dos aplicativos existentes.
-
qual é a remuneração de um desenvolvedor de software?
O salário inicial de um desenvolvedor de software iniciante com experiência mínima é de R$3.000,00 podendo chegar até R$20.000,00/mês, a depender das linguagens de programação e competências individuais. Você também receberá outros benefícios, como bônus e subsídios. Quer uma vaga de desenvolvedor de software? Encontre uma vaga aqui
-
o que significa desenvolvedor de software?
Um desenvolvedor de software é um programador que utiliza habilidades de codificação para projetar softwares e aplicativos.
-
quais são as qualificações de um desenvolvedor de software?
Confira algumas qualificações:
Graduação:
- Análise e desenvolvimento de sistemas;
- Engenharia de Software/ Sistema da informação;
- Ciência da computação;
Cursos livres: Dependerá da linguagem escolhida para especialização
- Programação orientada a Objetos;
- Banco de dados: Python, Java, C#, Angular, Javascript, html e etc.
-
como faço para me candidatar a uma vaga de desenvolvedor de software?
Candidatar-se a uma vaga de desenvolvedor de software é simples: crie um perfil na Randstad e pesquise as nossas ofertas de emprego abertas em sua região. Depois, basta enviar seu currículo. Encontre uma vaga aqui.