5 maneiras de ajudar a criar uma cultura de trabalho melhor

Se você está no nível executivo, é um gerente de RH ou faz parte da equipe de recrutamento da sua organização, a cultura de trabalho, como você sabe, não é um conceito novo. 

Conforme a tecnologia avançou e o surgimento das startups aumentou nos últimos anos, houve uma demanda crescente para a geração millennial se juntar à força de trabalho. 

O aumento dessa geração continua a criar um burburinho em torno da terminologia da “cultura da empresa”. Mas, qual é a cultura da empresa? Tem a ver com a forma como se espera que as pessoas se comportem no local de trabalho. 

Essa cultura está enraizada nos valores e crenças compartilhados pelos funcionários. Dada a crescente demanda para as organizações desenvolverem essa cultura, aqui estão cinco maneiras de fazer isso:

1. Reformule a comunicação

Uma das coisas que podem prejudicar a cultura da empresa é a falta de canais claros de comunicação. Quando a comunicação é ruim, falta confiança, transparência e motivação entre os funcionários. 

Então, como você pode melhorar a comunicação para mudar a cultura da sua empresa? Primeiro, você precisa dizer à sua equipe que eles são valorizados e que suas opiniões são importantes. Essa abordagem envolve permitir que eles compartilhem suas opiniões durante reuniões e outros fóruns.

Além disso, você também pode incentivar o intercâmbio de conteúdo entre sua equipe, onde compartilham documentos por meio das plataformas de comunicação disponíveis. 

É recomendado que usem ferramentas de compactação de documentos que convertem word em pdf, por exemplo, ou trabalhem em documentos dinâmicos através de serviços como google docs/sheets. 

Por meio do compartilhamento de conhecimento, você criará uma equipe unida que melhorará a cultura de trabalho.

2. Tenha defensores na diretoria

Para que a mudança seja bem aceita pelos funcionários, ela deve ser visível desde cima. Uma reformulação da cultura de trabalho só vai acontecer quando for a prioridade do conselho e do CEO. Sendo assim, seu papel como diretor de recursos humanos é desenvolver uma estrutura que mostre ao conselho a importância da cultura da empresa em sua organização. 

Os executivos seniores estão sempre procurando apoiar algo que cause um impacto positivo no desempenho da empresa. Portanto, sua função é elaborar um plano que mostre a contribuição da cultura de trabalho para os resultados da organização. Assim que seu argumento for aceito pelo conselho, os demais funcionários o seguirão da mesma maneira.

3. Desenvolva uma cultura de recompensa

Uma das maneiras de fazer sua equipe se sentir valorizada é por meio da cultura de recompensa de sua empresa. Essa abordagem é uma estratégia antiga e tem sido sempre comprovada. 

A recompensa no local de trabalho pode ser um e-mail ou cartão de felicitações a um funcionário que se destacou em suas funções ou recompensa monetária na forma de vales-presente e bônus, se o orçamento permitir. 

Um sistema de recompensa criará uma cultura de confiança entre seus funcionários, à medida que indicam uns aos outros para a recompensa. Esse sistema deve ser transparente para que seus colaboradores se sintam motivados a participar. 

Com o tempo, você contribuirá para mudar a cultura da sua empresa para melhor!

4. Invista em seus funcionários

Quando você supervisiona as operações em uma pequena organização, é difícil realizar grandes investimentos, da mesma forma que fazem as empresas do Vale do Silício. 

Contudo, isso não significa que você não deva transformar o espaço de trabalho do seu funcionário. O investimento envolve coisas simples, como mudar o design do escritório de sua equipe e treiná-los. 

Essas duas mudanças estão ligadas à melhoria da produtividade e à mudança na cultura de trabalho.

5. Tenha um sistema de feedback

O desenvolvimento de um sistema de feedback também muda significativamente a cultura do seu local de trabalho. Mas, o que envolve um sistema de feedback? Esse sistema permite que os funcionários deem opiniões sobre várias coisas em sua organização. 

A vantagem desse sistema é que ele destaca as áreas que precisam de melhorias na empresa. Quando as questões sugeridas são resolvidas, os funcionários tendem a desenvolver uma cultura positiva, que leva a empresa para a frente. 

Você ficará surpreso ao descobrir que os funcionários também fornecem feedback positivo. Isso permite que eles valorizem as coisas boas que estão acontecendo em sua organização, o que os faz desenvolver uma cultura de gratidão. 

Ferramentas como Peakon e SurveyMonkey, permitem que respostas anônimas sejam enviadas para a equipe de liderança sênior com segurança, para serem consideradas e implementadas, se relevantes. 

Resumo

Mudar a cultura de uma empresa não é algo rápido. Ao implementar as dicas acima, você precisará exercitar um pouco de paciência para que ocorram mudanças positivas ao longo do tempo. É importante não seguir tendências apenas porque os concorrentes estão fazendo o mesmo.

você busca soluções de RH?

clique aqui

você é candidato e quer saber sobre nossas vagas?

clique aqui