como um parceiro de RH pode ajudá-lo a otimizar o planejamento da força de trabalho

Após a ruptura e as dificuldades que definiram 2020, muitas empresas olharão para 2021 com esperança e otimismo de condições mais amenas de mercado. 

Houve motivos para pensar que 2021 seria menos desafiador do que 2020, mas, infelizmente, não foi o que vimos. Muitas empresas, na maioria dos setores, continuam enfrentando uma série de obstáculos em sua jornada para o sucesso.

O talento humano deve estar no centro de sua missão não apenas para sobreviver, mas para prosperar em 2021. Ao se associar a um parceiro de RH experiente e dedicado, você pode impulsionar a eficiência e obter o máximo valor de seus funcionários por meio de um planejamento eficaz da força de trabalho.

planejamento da força de trabalho do próximo nível

O planejamento da força de trabalho é sempre importante, independentemente das condições externas ou prioridades internas que ditam o funcionamento da sua empresa em um determinado momento. Mas torna-se particularmente crucial durante períodos de adversidade, incerteza ou mudança, como o momento que as empresas estão atualmente passando com a crise da COVID-19.

Quando se está enfrentando desafios como flutuações repentinas na demanda de clientes, o planejamento eficiente da força de trabalho torna-se imperativo. Isso pode te ajudar a:

  • reduzir os custos de mão de obra;
  • garantir que o talento disponível seja inserido de maneira ideal para gerar valor para o negócio;
  • certificar-se de que as pessoas não estão sobrecarregadas, o que contribui para a satisfação e retenção da equipe;
  • identificar oportunidades de qualificação, requalificação e desenvolvimento profissional.

a necessidade de flexibilidade

Outro conceito que adquiriu mais importância nos últimos anos, e agora é uma consideração crucial para todos os empregadores, é a flexibilidade. Este se tornou um tema-chave no mundo do trabalho, conforme destacado pelo crescimento do trabalho temporário e da 'economia gig'. De acordo com pesquisa da Economist Intelligence Unit, patrocinada pela North Highland, mais de seis em cada dez empresas esperam que o uso de mão de obra contratada cresça nos próximos anos. Quase três quartos (73%) dos entrevistados disseram que estavam passando por algum tipo de transformação, destacando a necessidade de flexibilidade, e dois terços estavam tendo que se adaptar a um ambiente de negócios mais volátil.

Uma estratégia forte para adquirir e implementar trabalhadores temporários onde são mais necessários levará a resultados positivos, como:

  • economia de custos, já que você só paga pelo recurso de que precisa, quando precisa
  • aquisição de habilidades específicas para determinados projetos ou necessidades de curto prazo
  • agilidade e adaptabilidade

Com um parceiro de RH especializado ao seu lado, você pode ter certeza de que está adotando a abordagem certa para o planejamento da força de trabalho e aproveitando totalmente os benefícios da flexibilidade.

economizando tempo e dinheiro

A maioria das empresas - especialmente as menores - opera com um orçamento apertado e precisa pensar com muito cuidado sobre os gastos com RH. Isso inclui a quantidade de tempo que você dedica a processos-chave, como recrutamento, assim como investimento financeiro.

Se você anunciar uma vaga e de repente receber uma enxurrada de inscrições, por exemplo, muito do seu tempo será gasto selecionando currículos e encontrando os profissionais mais adequados para seguir para a próxima etapa. Isso antes mesmo de você chegar às fases de entrevista e avaliação, que podem ser igualmente demoradas.

Trabalhar com uma empresa de recrutamento especializada é uma das maneiras mais confiáveis de otimizar seus gastos e reduzir as ineficiências em suas contratações e em outras funções importantes de RH. Você terá o suporte de profissionais que já passaram por esses processos muitas vezes antes e podem lhe dizer como torná-los mais eficientes.

Um parceiro de RH também pode mantê-lo atualizado com as tendências que podem revolucionar sua contratação. Os chatbots, por exemplo, demonstraram oferecer uma redução de até 90% no custo por contratação, em comparação com os métodos tradicionais de divulgação.

Na Randstad, a primeira coisa que fazemos quando iniciamos um relacionamento com um novo cliente é ter certeza de que temos um entendimento profundo de seu negócio e seus principais objetivos, prioridades e pontos fracos. Isso nos ajuda a identificar onde você tem oportunidades de otimizar suas práticas de recrutamento, economizando tempo e custos.

Na Randstad, a primeira coisa que fazemos quando iniciamos um relacionamento com um novo cliente é ter certeza de que temos um entendimento profundo de seu negócio e seus principais objetivos, prioridades e pontos fracos. Isso nos ajuda a identificar onde você tem oportunidades de otimizar suas práticas de recrutamento, economizando tempo e custos.

experiência e conhecimento

Se você é uma pequena empresa, a perspectiva de navegar no mercado de trabalho, identificando o talento de que precisa, examinando candidatos e trazendo as pessoas certas a bordo pode ser assustadora. Mas é importante fazer isso direito, já que realizar uma má contratação pode ter consequências significativas para o seu negócio.

Terceirizar sua contratação para uma empresa de recrutamento é uma medida acertada se você não se sentir confiante em assumir o trabalho sozinho. Ao trabalhar com um parceiro experiente que dedicou tempo para entender suas necessidades e também entregou resultados para empresas semelhantes à sua no passado, você pode confiar na capacidade dele de encontrar as pessoas certas para sua organização.

Pode ser reconfortante trabalhar com parceiros que têm uma sólida experiência em seu setor e conhecimento das tendências mais importantes do setor no momento, desde as tecnologias mais influentes até as mudanças recentes na forma como as pessoas desejam trabalhar. 

A Randstad tem 60 anos de experiência ajudando empregadores em vários setores a atender às suas necessidades de recrutamento e talentos.

busca de talentos difíceis de encontrar

Preencher lacunas de habilidades é um grande desafio para muitas empresas no momento, com algumas estimativas sugerindo que a escassez de talentos pode levar a 85 milhões de empregos não preenchidos e US$ 8,5 trilhões em receitas anuais não realizadas até 2030.

Isso pode ser particularmente problemático para empresas menores que não têm recursos financeiros para competir com organizações maiores. De acordo com a pesquisa do LinkedIn, 84% das empresas com menos de 200 funcionários citam como seu principal desafio de contratação encontrar candidatos qualificados.

A parceria com uma empresa de recrutamento bem estabelecida pode dar a você acesso a uma grande e diversificada rede de talentos, o que o colocará em uma posição mais forte para encontrar as pessoas de que precisa com rapidez.

Isso será crucial para as organizações que desejam se preparar para o futuro e para todos os desafios e oportunidades em potencial que ele pode trazer, ao adquirir habilidades de nicho e sob demanda que serão vitais para a forma como os negócios e as indústrias operam. Funções específicas que crescerão em importância nos próximos anos incluem: 

  • especialista em segurança cibernética
  • engenheiro de soluções em nuvem
  • designer UX
  • engenheiro de processamento de IA/linguagem natural

Se você está procurando talentos para aumentar suas chances de sucesso em 2021, baixe o guia de Staffing da Randstad.

baixe o guia de Staffing 

clique aqui

você busca soluções de RH?

clique aqui

você é candidato e quer saber sobre nossas vagas?

clique aqui