gerenciando seus gastos com a força de trabalho: você está no controle de seus custos indiretos?

Manter os custos sob controle é uma prioridade para a maioria dos líderes. Quando o seu trabalho consiste em adquirir vários recursos e ativos de que sua empresa precisa para ter sucesso, você deve ter certeza de que essas aquisições estão ocorrendo de maneira econômica.

Quando se trata de recrutamento, a tarefa de rastrear os custos diretos - como salários e o valor que você paga para divulgar funções específicas - é relativamente simples.

Mas é importante garantir que você não está concentrando toda a sua atenção nas despesas diretas de contratação e ignorando os custos indiretos, como perdas de produtividade que ocorrem quando as pessoas faltam ou quando as vagas permanecem abertas por muito tempo.

Quais são os custos indiretos que afetam minha força de trabalho?

Os custos indiretos são mais difíceis de quantificar e representar em seu orçamento, mas podem ter um impacto significativo em seu desempenho financeiro. Para atingir os mais altos níveis de eficiência, você precisa estar ciente da maior variedade possível de fatores que afetam seu tempo, produtividade e gastos com força de trabalho.

Resumindo, rastrear seus custos indiretos de mão de obra o coloca em uma posição melhor para gerenciá-los e reduzi-los. Abaixo, apresentamos alguns dos custos indiretos mais comuns e o que você pode fazer para mantê-los sob controle.

1. absenteísmo e rotatividade

Uma alta taxa de absenteísmo representa um encargo financeiro substancial para a empresa. Quando as pessoas não estão disponíveis para fazer o trabalho que precisa ser feito, você enfrenta a escolha de pagar para trazer pessoal adicional em um curto espaço de tempo, realocar os talentos que você já tem ou pedir às pessoas que façam horas extras. 

As últimas opções podem resultar em perda de produtividade, pois os colaboradores são retirados de seu trabalho normal e podem não ter as habilidades certas para fazer o trabalho em questão. Você também precisa considerar possíveis efeitos colaterais, como aumento do estresse.

Existem custos e desvantagens semelhantes associados à alta rotatividade de pessoal. Se as pessoas estão saindo em números insustentáveis, você gastará muito tempo, dinheiro e energia em recrutamento para preencher espaços na força de trabalho. 

Além das implicações financeiras óbvias, isso pode causar desconforto no local de trabalho e prejudicar o engajamento.

Os custos associados ao absenteísmo e à rotatividade podem ser minimizados com uma abordagem comprovada e eficaz de recrutamento. Seguir os processos estabelecidos para garantir que você adquira as pessoas certas aumentará as chances de que seus talentos tenham uma relação de trabalho saudável e feliz com sua empresa.

2. tempos prolongados de preenchimento

Muito tempo gasto no preenchimento de vagas é outro bom exemplo de custo indireto da força de trabalho que pode ser facilmente esquecido. Quanto mais tempo você dedica à contratação, menos tempo pode se dedicar ao foco em seu negócio principal, gerando receita e lucratividade.

Uma das coisas mais importantes que você deve fazer para otimizar o desempenho nesta frente é estabelecer métricas relevantes e indicadores-chave de desempenho, que o ajudarão a rastrear os dados certos e saber quando você está gastando muito tempo em recrutamento.

Os empregadores também podem utilizar a tecnologia para reduzir os tempos de preenchimento sem sacrificar os padrões de qualidade.

3. treinamento e introdução

O processo de recrutamento não termina quando você conclui suas avaliações, seleciona os candidatos escolhidos e eles aceitam uma oferta de trabalho. Para realmente obter os melhores resultados de sua equipe, você precisa apoiá-los enquanto se familiarizam com sua nova função e se acomodam na organização.

É possível que esse processo inclua algum treinamento informal ou orientação de outros funcionários (mentoring). Embora isso possa dar uma contribuição vital para que os novos contratados ganhem velocidade e se tornem produtivos, pode não ser visto como um custo óbvio de recrutamento.

Além disso, é preciso considerar os custos adicionais envolvidos na certificação de pessoas para habilidades específicas e temporariamente intensificar suas medidas de controle de qualidade, assim como o potencial de redução da produtividade em toda a equipe.

A introdução e a integração são outras áreas onde você pode obter vantagens vitais com a tecnologia mais recente e suporte especializado. Ferramentas modernas podem ajudá-lo a ter uma abordagem integrada para tudo. 

Com o parceiro certo de RH, você pode encontrar as tecnologias e processos mais eficazes para obter os melhores resultados nessas áreas.

Você busca soluções de RH?

Clique aqui

Você é candidato e quer saber sobre nossas vagas?

Clique aqui