O aprendizado é fundamental para alcançar qualquer objetivo, seja profissional ou pessoal. A educação e a formação são a base para adquirir as aptidões e atitudes necessárias para enfrentar os desafios do mundo do trabalho na vida adulta.
Aprender e manter-se em constante formação ao longo da trajetória profissional permite desenvolver conhecimentos transversais muito valorizados pelas empresas, e que, ao mesmo tempo, são essenciais para crescer e se adaptar aos diversos desafios da vida profissional.
Cada vez mais, as empresas valorizam as competências transversais, o que significa que consideram não apenas as habilidades técnicas, mas também a personalidade do colaborador, suas aptidões e a forma como ele se comporta no ambiente de trabalho.
o que são competências transversais?
As competências transversais são aquelas capacidades, percepções, habilidades ou aptidões que oferecem um benefício complementar ao colaborador, contribuindo para seu desempenho no ambiente de trabalho.
Esse tipo de competência pode ser adquirido por meio da experiência, da formação ou até mesmo ser uma habilidade inata, ou seja, um traço da própria personalidade do profissional.
As competências transversais podem ser ferramentas muito úteis e valorizadas, e podem ser divididas em três tipos diferentes:
- Instrumentais: são aquelas que facilitam a capacidade de aprendizagem, a análise de situações ou a organização e o planejamento das atividades desempenhadas.
- Pessoais: referem-se às habilidades ligadas à personalidade, à formação e aos valores adquiridos ao longo da vida.
Interpessoais: são as que contribuem para um melhor ambiente de trabalho. A empatia, por exemplo, está entre elas, assim como a capacidade de negociar, o compromisso ético com a empresa e a automotivação.
por que as competências transversais são importantes?
As competências transversais são essenciais para qualquer desafio, seja ele pessoal ou profissional. Elas são úteis, por exemplo, para realizar uma entrevista de emprego ao concorrer a uma vaga específica, ou ainda para desempenhar funções do cargo, como liderar uma equipe ou negociar com eficiência.
Essas competências funcionam como um complemento muito valorizado no currículo, pois agregam valor aos seus conhecimentos, à sua experiência e às habilidades técnicas adquiridas por meio da formação acadêmica.
Além disso, representam um ativo valioso para as empresas, cada vez mais requisitado, já que são versáteis e podem ser aplicadas a diferentes situações dentro do ambiente de trabalho.
As competências transversais são fundamentais tanto para as empresas quanto para os próprios profissionais, pois permitem que o colaborador se adapte a diferentes contextos e situações, e podem representar um diferencial em relação a outras empresas ou até mesmo entre colegas de trabalho.
Da mesma forma, são importantes porque contribuem para melhorar o desempenho e a eficácia na execução de processos, independentemente dos desafios que surgirem.
exemplos de competências transversais
Para enfrentar qualquer desafio profissional, é importante desenvolver um conjunto de competências transversais. As mais demandadas incluem, por exemplo:
- Trabalho em equipe
- Capacidade de liderança
- Criatividade
- Pensamento crítico
- Comunicação
- Empatia
- Capacidade de negociação
- Improviso
Esses exemplos são especialmente versáteis, pois se aplicam a qualquer profissão.
Além dessas habilidades, também são importantes outras competências, como:
- Resiliência.
- Capacidade de tomada de decisão.
- Comunicação interpessoal.
- Capacidade de adaptação.
- Gestão do tempo.
- Capacidade de planejamento.
- Capacidade de organização.
- Comprometimento.
- Lealdade.
- Capacidade de resolução de conflitos.
As competências transversais não são específicas de uma única profissão nem são consideradas apenas para um determinado cargo, embora, dependendo da vaga a ser preenchida, algumas possam ser mais valorizadas do que outras.
São competências versáteis que contribuem para o aumento do desempenho do colaborador, para a qualidade da interação com colegas e clientes e, em última instância, geram grandes benefícios para a própria empresa. Por isso, pode-se afirmar que as competências transversais transformam conhecimento em comportamento, aptidões em atitudes e experiência em um benefício incalculável. Além disso, ajudam o profissional a se adaptar melhor ao mercado de trabalho.
As competências transversais permitem que você atue de forma eficaz e autônoma para alcançar seus objetivos profissionais, seja trabalhando individualmente ou em equipe. É importante ter em mente que as empresas vêm valorizando cada vez mais esse tipo de habilidade para estimular a produtividade, promover um bom ambiente de trabalho e, inclusive, contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, o que resulta em uma imagem mais positiva da marca e em uma vantagem competitiva importante.
Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!