Com o aumento da inflação contribuindo cada vez mais para uma crise no custo de vida, diversas pessoas em todo o mundo  fazem o possível para economizar.

Em geral, isso é mais fácil na teoria do que na prática, especialmente para as  pessoas que trabalham de casa. Embora o trabalho remoto certamente ajude a aliviar a pressão financeira do aumento dos preços, novas despesas surgiram, como o aumento de gastos com supermercado e contas de energia.

Se você trabalha remotamente e se preocupa em economizar, aprender como reduzir suas contas de energia pode fazer uma diferença expressiva nas finanças domésticas.

Confira abaixo cinco dicas e truques fáceis que ajudarão você a economizar energia trabalhando de casa:

1. invista em um filtro de linha

É provável que, ao trabalhar de casa, você não utilize somente o computador. Você provavelmente carrega seu celular, utiliza um roteador, uma impressora e/ou scanner e diversos outros dispositivos eletrônicos.

Esses dispositivos consomem energia quando conectados, mesmo quando estão em modo de espera. Com o tempo, suas contas de energia podem aumentar. 

Se você utiliza diversos dispositivos eletrônicos enquanto trabalha de casa, pode ser uma boa ideia investir em um filtro de linha. Uma dessas ferramentas ajudará você a economizar energia diariamente.

2. aproveite a iluminação natural

Sempre que possível, opte pela iluminação natural em vez de acender a luz. Se puder abrir as cortinas para deixar a luz natural entrar em seu espaço de trabalho e evitar acender luzes, economizará em suas contas de energia.

Veja se é possível reorganizar os móveis do seu escritório/espaço de trabalho para aumentar a exposição à iluminação natural. Vale a pena o esforço de mover uma mesa ou algumas plantas para que mais luz entre em seu espaço de trabalho se isso reduzir sua conta de energia.

3. utilize lâmpadas com maior eficiência energética

Nem sempre é possível utilizar a iluminação natural, especialmente durante os meses de inverno, quando a luz solar é limitada. Nesses casos, o uso de lâmpadas com maior eficiência energética pode ajudar você a economizar.

Ao substituir lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, você reduzirá não apenas seu impacto ambiental, mas também sua conta de energia.

Embora possa parecer caro, esses custos extras serão compensados ao investir em lâmpadas com maior eficiência energética, especialmente se precisar manter suas luzes acesas para trabalhar de casa.

4. ajuste as configurações do modo de hibernação do computador

Quando fizer pausas durante o horário de trabalho, configure o seu computador para entrar no modo de economia de energia ou de suspensão para poupar energia.

Durante o almoço, ao trabalhar no tablet, ao fazer uma reunião por telefone ou outra tarefa na qual o uso do computador não seja necessário, colocá-lo no modo de hibernação proporcionará o uso eficiente de energia e reduzirá sua conta.

A maioria dos computadores permite que você altere as configurações de modo de hibernação. Configure o seu dispositivo para que entre automaticamente no modo de suspensão após 15 ou 30 minutos de inatividade.

5. utilize seus eletrodomésticos de maneira eficiente

Quando você trabalha em home office o dia todo, é provável que utilize a máquina de lavar roupas ou louças diversas vezes ao longo do dia.

O uso adicional afetará sua conta de energia se você não os utilizar de maneira eficiente.

Ao lavar roupa, lembre-se de que a máquina consome a mesma quantidade de energia, independentemente da quantidade de roupas.

Embora você queira aproveitar para lavar apenas alguns itens antes de sua próxima reunião, é melhor esperar até que você tenha tempo para separar as roupas e utilizar toda a capacidade de sua máquina de lavar.

O mesmo vale para a lava-louças, certifique-se de que ela esteja cheia antes de executar um ciclo. 

próximos passos

Portanto, mesmo com o aumento do custo de energia, trabalhar de casa tem muitos benefícios. Se você busca um trabalho que não exija deslocamento, consulte nossas vagas mais recentes que tem a opção de trabalho remoto.