Após meses lidando com os altos e baixos hormonais da gravidez, finalmente você dá à luz seu orgulho e alegria – um lindo menino ou menina.

De uma hora para outra, sua vida se torna uma montanha-russa, fraldas se tornam sua prioridade e você aproveita todas as oportunidades disponíveis para colocar o sono em dia.

Os dias após o parto se transformam em semanas, semanas se transformam em meses e, antes que você perceba, sua licença-maternidade está chegando ao fim.

Em meio à rotina de cuidar de um bebê recém-nascido, você começa a se preocupar em como vai conciliar o retorno ao trabalho e o tempo dedicado ao seu bebê.

Com a flexibilidade do regime home office, você começa a questionar como vai equilibrar esses dois compromissos – cuidar de seu recém-nascido enquanto permanece comprometida e focada em seu trabalho.

Se você está passando por essa situação, temos ótimas dicas.

comece aos poucos

Embora a adaptação ao trabalho home office como mãe de um bebê possa parecer difícil, você pode ter menos preocupações aplicando as dicas e sugestões que listamos abaixo.

Com estratégias como estabelecer uma rotina de horários e aproveitar ao máximo os momentos de soneca do bebê, fica mais fácil encontrar o equilíbrio entre passar tempo com seu bebê e concluir seu trabalho. 

Confira nossas dicas.

1. dê um tempo para si mesma.

Em primeiro lugar, você precisa de uma pausa.

Afinal, você acabou de ter um bebê, é perfeitamente natural que você se sinta estressada ou exausta ao pensar em voltar à rotina de trabalho. Sendo assim, você não deve se cobrar tanto ou se comprometer além do que será capaz de fazer.

Por mais acelerado que tenha sido o seu ritmo de trabalho antes de sua licença-maternidade, não se cobre para alcançar a mesma produtividade. Tenha metas realistas e se orgulhe quando as atingir.

2. pense em sua saúde mental.

Independentemente de ter tido um bebê, a transição para o regime de trabalho remoto evidenciou a importância da saúde mental e de cuidar de si como nunca. Portanto, é importante implementar medidas adequadas para proteger seu bem-estar.

Ficar em casa o dia todo pode causar desconforto, insegurança e ansiedade, por isso, tente sair de casa quando puder ou faça pausas regulares durante a jornada de trabalho.

Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na produtividade e no seu estado mental, e isso pode ir desde dar um abraço em seu bebê até passear pelo parque no horário de almoço.

Além disso, se você passou por algum problema durante o parto – como negligência, ou se você ou o bebê sofreram alguma lesão – é importante pensar sobre seu estado psicológico antes de voltar ao trabalho.

Se você não estiver pronta para voltar, não estará fazendo nenhum favor a si mesma, ao seu bebê ou ao seu empregador retornando antes da hora. Sendo assim, não tenha vergonha de pedir mais tempo de licença se você precisar. 

3. estabeleça uma rotina de horários.

Se você tem um parceiro, uma babá, um amigo ou familiar em casa, por que não pedir ajuda a essa pessoa durante a jornada de trabalho?

Vocês podem, por exemplo, revezar os cuidados com o bebê, estabelecendo uma rotina de horários para equilibrar seu tempo de forma justa entre o trabalho, as tarefas pessoais e as pausas.

Ao deixar tudo definido, você ficará tranquila de que seu bebê está sendo bem cuidado enquanto trabalha em seu ambiente de home office. Ao fazer isso, você poderá fechar a porta e se concentrar no seu trabalho sem precisar se preocupar.

4. aproveite a hora da soneca do bebê. 

Falando em horários, os bebês também tendem a ter uma rotina, passando muito tempo cochilando ou dormindo durante o dia. Portanto, tente usar esse tempo a seu favor.

Se conseguir acomodar o bebê e ele dormir por uma ou três horas, aproveite essa oportunidade para trabalhar o máximo possível antes que ele acorde.

Pode ser um pouco mais complicado organizar os telefonemas de trabalho, mas seu empregador deve compreender as dificuldades de trabalhar de casa com um bebê, dispondo-se a ajustar esses telefonemas conforme sua nova rotina.

conclusões.

Trabalhar de casa pode ser difícil em muitos aspectos, mas, com um bebê na rotina, pode ser ainda mais desafiador. No entanto, com um pouco de organização e ajuste aos horários do bebê, não precisa ser tão complicado.

O importante é ser franca com seu gestor, que provavelmente vai compreender a mudança repentina em sua vida. Não tenha medo de pedir apoio quando precisar e não se deixe estressar demais.

Ter um bebê é transformador, não se esqueça disso. Embora essa transição possa parecer estranha, com o tempo você se sentirá mais confortável e se acostumará com a rotina. Na verdade, pode até começar a gostar dela.