Cada vez mais trabalhadores estão retornando ao trabalho presencial e, durante a transição, as modalidades de trabalho híbrido são a tendência predominante. Incorporar opções de trabalho remoto de maneira permanente na gestão das organizações torna-se uma alternativa sensata e produtiva para as empresas. 

Além disso, essa modalidade se alinha perfeitamente com os desejos e expectativas dos colaboradores. Após terem a experiência de trabalho remoto, muitos passam a considerar a flexibilidade um fator decisivo. 

De qualquer maneira, impor um novo formato de trabalho implica o desenvolvimento de novas competências para os colaboradores. De fato, algumas interações são muito mais complicadas se não estivermos no mesmo espaço físico, como comunicação interpessoal, resolução de conflitos, troca de ideias ou até mesmo conversas e negociações difíceis.

É necessário que as equipes desenvolvam essas novas competências para operar com êxito nesse novo modelo de trabalho híbrido.

1. adaptação às mudanças e flexibilidade 

Vivemos imersos em um ambiente global em que as mudanças e as incertezas sobre o que o futuro nos reserva são constantes. Portanto, a capacidade de adaptação a novas situações, imprevistos e outros tipos de mudanças são um fator fundamental para o desenvolvimento em modelos de trabalho híbridos. 

A flexibilidade anda de mãos dadas com a capacidade de integração harmoniosa em diferentes equipes de trabalho e projetos que, por definição, são heterogêneos, diversificados, multigeracionais e multiculturais.

2. inteligência emocional

Trata-se de um dos principais fatores quando não se pode estar frente a frente com alguém. A inteligência emocional é uma capacidade que todos podemos desenvolver com paciência, dedicação e prática. 

Durante uma conversa virtual, devemos prestar muita atenção à nossa entonação, explicar o contexto e termos consciência de como estamos nos comunicando. 

O fato é que: mensagens de texto e e-mails são muitas vezes mal interpretados, isso ocorre porque o contexto e a maneira como comunicamos algo são tão importantes quanto o que dizemos em si.

A inteligência emocional é um fator fundamental para entender como nossas ações, emoções e comportamentos podem afetar os outros. Se aprendermos a entender nossas emoções e as dos outros, corremos menos risco de agir de uma maneira irracional que poderia afetar a equipe. 

Também é importante adquirir uma maior consciência social na gestão das relações. A empatia, por exemplo, é uma aliada essencial nas conversas difíceis, pois permite que nos coloquemos no lugar do outro. 

Smiling man sitting at his dining table working on his laptop. Kitchen in the background.
Smiling man sitting at his dining table working on his laptop. Kitchen in the background.

3. influência social e liderança

Um líder de sucesso transcende qualquer posição ou hierarquia. A trajetória para se tornar um grande líder é única e pessoal, mas tem muito a ver com conhecer completamente seus pontos fracos e desenvolver pontos fortes centrais. 

A liderança e a capacidade de influenciar pessoas são o resultado de um entendimento profundo sobre como os seres humanos são. 

A pandemia mostrou que desenvolver uma cultura de liderança baseada na capacidade de ouvir e ter empatia, colocando as pessoas em primeiro lugar, é fundamental para as organizações.

4. iniciativa e proatividade

A tecnologia está avançando e, durante essa transformação digital, muitas empresas correm o risco de se tornarem obsoletas ou irrelevantes muito mais rápido do que antes. 

Manter o status quo e a inércia são caminhos para a zona de conforto, mas são extremamente arriscados em um ambiente cada vez mais competitivo e desafiador. Atualmente, as organizações precisam de equipes que possam tomar iniciativas e pensar criativamente dentro de seu campo de atuação.

São necessários intraempreendedores e líderes com espírito empreendedor. 

Cada vez mais o mercado de trabalho busca perfis com essas qualidades, pois um colaborador com mentalidade empreendedora procura se aprimorar constantemente, não tem medo de arriscar e tem confiança em si mesmo, bem como capacidade de sair da zona de conforto e trilhar caminhos alternativos. 

Buscar qualidades de liderança em seus colaboradores é essencial para organizações que pretendem inovar. 

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