A crescente lacuna em termos de competências somada à atual escassez de mão de obra criou um mercado impulsionado pelos candidatos. Essa mudança, por sua vez, alterou significativamente as expectativas salariais dos trabalhadores. Por possuírem mais opções disponíveis no momento, trabalhadores em diferentes segmentos ao redor do mundo são menos propensos a aceitar salários estagnados.

Ao somar esses fatores às atuais apreensões com a inflação, não é difícil entender por que os salários estão subindo. Nessa mesma linha, um estudo recente revela que 100% dos empregadores nos Estados Unidos; 87% na Europa Ocidental e 78% na Ásia-Pacífico esperam aumentar os salários em 2022. São porcentagens incrivelmente altas. Ainda assim, para as empresas adquirirem e reterem talentos, elas precisam oferecer remuneração e benefícios competitivos, também conhecidos como recompensas.

digital meet

saiba quais são os 10 principais benefícios para reter funcionários

baixe nosso guia aqui

aumentos salariais em todo o mundo

Ao passo que o aumento dos salários parece ocorrer em todas as localidades do mundo, algumas regiões não têm apresentado um crescimento tão alto. Por exemplo, o Fórum Econômico Mundial estima que apenas 50% dos empregadores no Oriente Médio e na África aumentarão os salários em 2022.

As razões para o lento crescimento nessas áreas são complexas. Por exemplo, a África abriga dezenas de países em desenvolvimento que foram fortemente atingidos pela pandemia. Levará tempo para que esses países se recuperem antes que os aumentos salariais possam ocorrer. Por outro lado, profissionais que trabalham em regiões desenvolvidas da África provavelmente verão aumentos salariais em 2022. Por exemplo, o governo sul-africano anunciou que os empregadores do país estão planejando um aumento salarial médio de 5,5%. Isso representa um aumento salarial maior do que o previsto para os trabalhadores norte-americanos (3,4%) e do Reino Unido (4%). Provavelmente, os aumentos salariais estarão diretamente associados à capacidade da empresa (ou, em alguns casos, do país) de se recuperar da pandemia.

A inflação é outro elemento que impulsiona os aumentos salariais. Na Venezuela, por exemplo, a inflação está fora de controle. O aumento dos custos ocasionou um aumento de 289% nos salários mínimos em 2021 e um aumento salarial semelhante é esperado para 2022. Regiões que não sofrem tanto com a inflação provavelmente não verão um aumento salarial tão alto. Como o Japão, por exemplo, que atualmente tem uma taxa de inflação de 0,5% e espera-se um aumento médio de apenas 2,6% nos salários em 2022.

Woman smiling looking away while sitting down and holding her phone.
Woman smiling looking away while sitting down and holding her phone.

salário como fator que influencia a retenção de funcionários

Embora os salários sempre tenham sido um dos principais aspectos considerados para mudança de emprego, o atual mercado de trabalho está competitivo. Com isso, os trabalhadores anseiam mais. Você já deve ter visto em 2021 manchetes sobre o movimento denominado a “Grande Demissão”. Não há como negar que está ocorrendo uma onda de demissões em massa por parte dos trabalhadores. Somente nos Estados Unidos, 4,5 milhões de trabalhadores deixaram seus empregos em novembro de 2021. Esse fenômeno não se restringe apenas à América do Norte. O relatório da nossa Pesquisa Randstad de Marca Empregadora 2022 revela que 1 em cada 3 trabalhadores brasileiros pretende mudar de emprego.

Obviamente, os trabalhadores estão pedindo demissão por diversos motivos: melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, opções de trabalho remoto e melhores oportunidades de qualificação. Alguns, de fato, estão até deixando o mercado de trabalho por completo. Apesar desses fatores, a nossa pesquisa demonstra que os salários e benefícios continuam sendo dois dos principais aspectos considerados pelos trabalhadores para mudança de emprego.

Como qualquer outro serviço no mercado, os salários se baseiam na oferta e demanda. Com 54% das empresas em todo o mundo citando uma escassez de talentos, com certeza a demanda por talentos está alta. A demanda por mão de obra qualificada é ainda maior. Isso porque, em todo o mundo, o déficit de competências já afetava a capacidade de contratação dos empregadores muito antes da pandemia.

O aumento na demanda trouxe também um aumento nas ofertas salariais esperadas. As expectativas dos trabalhadores são tão altas que eles estão dispostos a mudar de emprego para obter o salário e os benefícios que acreditam merecer. Em suma, se sua empresa não investir no desenvolvimento de um pacote de remuneração competitivo, provavelmente perderá alguns de seus principais colaboradores.

o que isso significa para sua empresa

Independentemente do fato de a sua empresa estar enfrentando dificuldades para reter funcionários, agora é o momento de avaliar os salários e melhorar seu pacote de benefícios. A boa notícia é que a companhia terá inúmeras vantagens com essa melhora, incluindo:

taxas de retenção mais altas

Estudos demonstram uma ligação direta entre salários mais altos e taxas mais altas de retenção de funcionários. Um estudo recente realizado pela Universidade de Harvard revela que um aumento de US$ 1 por hora no salário de funcionários de processamento de estoque resultou em um aumento de 2,8% na retenção. Resultados ainda mais alarmantes demonstram que a redução de US$ 1 por hora resultou em um aumento de 28% nas taxas de rotatividade. É bem simples: se sua empresa não oferece salários competitivos, seus funcionários provavelmente pedirão demissão.

planejamento em longo prazo

Mesmo que sua empresa não esteja passando por uma escassez significativa de mão de obra no momento, provavelmente passará por uma no futuro. A realidade é que o problema de escassez de talentos não deve acabar tão cedo. Na verdade, alguns especialistas preveem uma escassez global de talentos de mais de 8 milhões de trabalhadores até 2030. Não implementar medidas para preparar sua empresa hoje pode quase que impossibilitar o atendimento de suas necessidades de mão de obra no futuro.

economia de custos

Um aumento salarial pode de fato ser compensado quando feito da forma correta, proporcionando um excelente retorno sobre o investimento. A estratégia é identificar o pacote salarial ideal – atrativo o suficiente para reter seus funcionários sem comprometer o orçamento da empresa. Quando a faixa salarial ideal é determinada, sua empresa pode economizar ao diminuir o número de horas extras, reduzir o absenteísmo e reduzir os custos de contratação.

melhores resultados de contratação

Sejamos honestos. Apesar de todos os esforços, não é possível reter 100% dos funcionários. Funcionários pedirão demissão e seus cargos precisarão ser preenchidos. Com a crescente escassez de mão de obra e o aumento da lacuna de competências, atrair talentos será cada vez mais difícil. Possuir um pacote de remuneração e benefícios competitivo pode ajudar sua empresa a atrair candidatos qualificados e convencê-los a aceitar a oferta de emprego.

melhorando a remuneração e os benefícios dos funcionários

Desenvolver um pacote de remuneração competitivo não pode ser uma medida reativa, tampouco deve ser implementada às pressas. Em vez disso, é preciso tempo e análise para se criar um bom plano, compatível com a visão e a estratégia de negócios da sua empresa. Isso pode ajudar sua empresa a permanecer competitiva hoje e no futuro.

Veja alguns aspectos a serem considerados ao formular uma estratégia de remuneração e benefícios na sua empresa.

padrões de mercado

Como empregador, é fundamental manter-se atualizado sobre as ofertas salariais médias do seu setor. Utilizar essas informações é um bom ponto de partida e pode ajudar a determinar se sua faixa salarial atual está acima, de acordo ou abaixo da média do mercado.

Na Randstad, realizamos pesquisas salariais anuais em diferentes mercados e apresentamos os resultados em um relatório fácil de usar. Nele, os salários são divididos por funções de trabalho para facilitar a comparação de suas ofertas salariais com as de outros empregadores. Contudo, lembre-se que os cargos variam de empregador para empregador. Portanto, considere as atribuições e qualificações específicas de cada função ao realizar comparações.

conheça seus concorrentes

Compreender as tendências salariais do seu setor é um ótimo primeiro passo. Entretanto, também é preciso conhecer seus concorrentes diretos. Por exemplo, empregadores no ramo de manufatura precisam conhecer as tendências salariais do setor de manufatura. É igualmente importante, no entanto, que esses empregadores saibam o nível de remuneração e de benefícios que outros empregadores em sua área local estão oferecendo a funcionários atuais e novos. Analisar a concorrência detalhadamente pode fornecer as informações de que você precisa.

salários não são tudo

Embora seja verdade que os salários são, e provavelmente sempre serão, um dos principais aspectos considerados pelos funcionários para mudança de emprego, os trabalhadores de hoje querem mais. Na verdade, as expectativas dos trabalhadores em relação aos benefícios mudaram significativamente desde a pandemia.

Por exemplo, nossa Pesquisa de Marca Empregadora demonstra que um desenvolvimento de carreira é o principal aspecto considerado para mudança de emprego no Brasil. Os trabalhadores reconhecem que o mundo está mudando e que a demanda por competências, especialmente as digitais, está cada vez mais alta. 

Para garantir sua empregabilidade nos próximos anos, esses trabalhadores querem mais qualificação, desenvolvimento de carreira e oportunidades de progressão. Oferecer esses tipos de benefícios pode fidelizar seus funcionários e torná-los menos propensos a mudar de emprego. Portanto, os empregadores que desejam evitar a rotatividade de pessoal devem investir também em treinamento e capacitação de colaboradores.

benefícios para os funcionários

Para criar um pacote de remuneração que aumente as taxas de retenção dos funcionários, é importante incluir salários competitivos e benefícios significativos. Salários mais altos sem benefícios correspondentes que melhorem a vida dos colaboradores podem não ser suficientes para impedir que eles mudem de emprego. Por outro lado, benefícios sem salários competitivos também não serão suficientes. Sua empresa passará a reter mais apenas quando oferecer salários competitivos somados a benefícios significativos.

Para saber como criar um pacote de remuneração, baixe nossa lista com os dez principais benefícios que os trabalhadores desejam.

.

baixe a lista com os 10 principais benefícios para reter funcionários

faça o download aqui
sobre a autora
monica souza
monica souza

mônica souza

regional staffing manager

Mônica é gerente regional da solução de staffing da Randstad, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

mantenha-se atualizado nas últimas notícias, tendências e relatórios sobre recrutamento e mercado de trabalho.

cadastre-se