Desde o início da pandemia, muitas empresas passaram a se posicionar sobre questões relevantes atuais. Essa tendência é, em grande parte, impulsionada pelos próprios colaboradores à medida que buscam senso de propósito em seus empregos. 

Para ser um empregador atrativo no mercado de trabalho competitivo de hoje, é mais essencial do que nunca que as empresas alinhem seus valores com os de seus colaboradores. Mas como fazer isso em empresas que têm um quadro de funcionários multinacional, multigeracional e com diferentes visões? 

a importância de alinhar valores

De acordo com o que Sander van't Noordeinde, CEO e presidente do Conselho Executivo da Randstad, relatou em nosso estudo Workmonitor 2022, entramos em uma nova era de "autodeterminação". Três anos após a pandemia, a dinâmica entre colaboradores e empregadores mudou, segundo ele: "Um maior senso de propósito agora orienta as escolhas de carreira das pessoas e o trabalho que realizam... elas desejam que seus valores estejam refletidos na missão da empresa e dos líderes."

O estudo constatou que quase metade das pessoas (43%) disse que não trabalharia para um empregador cujos valores sociais e ambientais não se alinhassem com os seus. E a tendência em busca de propósito na carreira é especialmente forte na geração Z. Os profissionais mais jovens são mais propensos a aceitar um corte salarial se sentirem que seu trabalho contribui para a sociedade (42% para profissionais de 18 a 24 anos e apenas 25% para aqueles de 55 a 67 anos).

Outras instituições de RH observam a mesma tendência. Conforme observado por Jonny Gifford, Consultor Sênior de Comportamento Organizacional do Chartered Institute of Personnel and Development (CIPD), o alinhamento de valores é benéfico para todos os envolvidos. 

quote icon

Temos claras evidências que demonstram que a identificação dos colaboradores com suas organizações afeta o desempenho no trabalho e a disposição para realizar mais do que apenas as atribuições básicas do cargo, isto é, se são bons 'cidadãos' da organização.

quote icon

Um maior senso de propósito agora orienta as escolhas de carreira das pessoas e o trabalho que realizam... elas desejam que seus valores estejam refletidos na missão da empresa e dos líderes.

Sander van‘t Noordende
CEO e Presidente do Conselho Executivo da Randstad N.V.

quais são as principais questões?

Justiça social, mudanças climáticas e diversidade e inclusão são as principais questões com as quais a geração Z e outros colaboradores se preocupam – questões sobre as quais as empresas se posicionam cada vez mais.

Nossa pesquisa demonstrou que dois quintos não aceitariam um emprego em uma organização que não trabalhasse proativamente para aprimorar suas políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI).

A morte de George Floyd em 2020, durante a pandemia, levou as 50 maiores empresas dos Estados Unidos a alocarem quase US$ 50 bilhões para eliminar a desigualdade racial, e muitas passaram a observar como poderiam aumentar a diversidade em seu quadro de colaboradores. 

Quase metade da geração Z não aceitaria trabalhar com um empregador que não se tornasse ativamente mais sustentável (comparado a uma média de 39% entre todas as gerações).

Em setembro, a Bloomberg informou que mais da metade das empresas do FTSE 100 no Reino Unido agora possuem comitês ambientais, sociais e de governança que atuam com o conselho, sinalizando o compromisso dessas organizações com a sustentabilidade.

Para atrair e reter os melhores talentos, as empresas precisam identificar quais aspectos são importantes aos seus colaboradores e como elas podem refletir esses valores. 

"Hoje, os profissionais possuem mais opções e diversas oportunidades", diz Marjolein van Eck, Diretora de Recursos Humanos da IBM na região norte da Europa. "Trata-se de fornecer aos colaboradores um propósito, flexibilidade e um esquema de trabalho correto. Se você estabelecer isso, ficará à frente dos concorrentes. Caso contrário, ficará para trás."

torne o trabalho relevante 

As organizações ainda não sabem se devem se posicionar em relação a todos os problemas da sociedade ou se isso seria visto como uma tentativa de se promover e teria um efeito contrário ao desejado. 

É uma questão de equilíbrio, diz Claire McCartney, Consultora Sênior de Políticas da CIPD. "É importante avaliar se a questão se alinha com os valores organizacionais e se a empresa tem algo significativo para contribuir com o problema. Contudo, cada vez mais, os profissionais desejam trabalhar para organizações que se preocupam com questões sociais mais amplas e desejam confirmação da boa reputação da empresa ao buscarem um novo emprego.

Os dados obtidos em nossas pesquisas e as constatações do Edelman Trust Barometer de 2022 fundamentam: ao considerarem um novo emprego, 60% dos profissionais demonstraram concordar com a frase "espero que o CEO fale publicamente sobre questões sociais e políticas controversas com as quais me importo" - acima dos 55% observado em 2019. Cerca de metade dos entrevistados acredita que temas como desigualdade salarial, aquecimento global e mudanças climáticas são temas que devem ser abordados "obrigatoriamente".

Consultar os colaboradores é fundamental para avaliar quais são as questões mais importantes e garantir que os valores organizacionais sejam significativos para todos, diz McCartney. Ela recomenda a realização de pesquisas com os funcionários, a existência de grupos focais e a consideração das opiniões de grupos especializados em recursos aos colaboradores para que todos sintam que tiveram a oportunidade de contribuir. 

"As organizações devem ouvir o que seus colaboradores estão lhes dizendo e criar propostas de valor com base no feedback recebido", acrescenta ela.

Também é importante diferenciar entre declarações sobre "valores corporativos" e "valores vivenciados", que fazem parte da cultura de uma organização, diz Gifford.

"Eles não são a mesma coisa. Uma simples atualização da marca é tudo o que você precisa para modificar as declarações de valor. Entretanto, é possível que isso não seja suficiente. Na verdade, pode alienar as pessoas se não corresponder às experiências delas." 

"Os valores vivenciados são muito mais importantes. A melhor maneira de entender o estado das coisas, ou seja, os valores vivenciados, e incorporá-los ativamente, é concentrar-se em aspectos relacionados ao clima da organização.

lições para os empregadores

Alinhar os valores de uma organização com os de seus colaboradores é cada vez mais importante em uma era de "autodeterminação", na qual os profissionais simplesmente deixam a empresa como forma de protesto.

Justiça social, mudanças climáticas e diversidade e inclusão são questões essenciais, sendo que os profissionais da geração Z são muito mais propensos a recusar um emprego se seus valores não estiverem alinhados aos da empresa.

As organizações devem refletir sobre o fato de realmente terem algo significativo a dizer ao se posicionar sobre questões sociais, sendo que os valores devem estar alinhados aos valores dos colaboradores de maneira significativa, por meio de pesquisas de opinião e grupos focais.