Empresa grande ou empresa pequena?

Se as pessoas pudessem ter a oportunidade de escolher a empresa que iria trabalhar, provavelmente escolheria uma empresa de grande porte, multinacional ou nacional daquelas bem conhecidas, deixando de lado uma empresa de menor porte.

Segundo elas uma empresa de grande porte teria maior segurança de emprego, um bom salário, pago em dia, um bônus, a um carro, e outros benefícios como plano de saúde, colônia de férias e etc. E logico, para elas o mais importante seria dizer “Eu trabalho em tal empresa” com a boca cheia.

Sim, essas considerações são importantes, muitas empresas de grande porte tem uma estrutura mais organizada e podem oferecer mais benefícios aos seus funcionários. Através do plano de carreira muitas pessoas são promovidas e conseguem conquistar todos os benefícios citados acima. Mas infelizmente, há pessoas talentosas perdendo tempo em funções que não lhe acrescentam nada, mas aceitam permanecer na empresa apenas pelo “status” que a empresa lhe dá no momento.

Por outro lado, se a gente perguntasse a outras tantas pessoas se gostariam de trabalhar em uma empresa de médio ou pequeno porte, a resposta possivelmente seria um “talvez” meio sem graça. Empresas de médio porte ou de pequeno porte não dão o “status” na cabeça de muitas pessoas, nem têm condições de oferecer muitos benefícios.

Muitas pessoas que trabalharam para empresas de porte menor ou nem tão conhecidas no país terem bastante sucesso em suas carreiras. Porque elas foram reconhecidas pelas suas competências dentro de um ambiente que exigiu delas o maior empenho.

Mas, se as pessoas puderem fazer escolhas, devem pensar bem antes de decidir por um emprego em uma empresa baseado em seu porte. Estar debaixo de um guarda-chuva multinacional é importante sim, mas por um determinado tempo e isso elas têm que decidir. As empresas de grande porte acabam sufocando as pessoas. Parece que as pessoas de empresas menores estão mais ativas, até nas reações elas parecem mais animadas. 

< voltar à página anterior