atraindo trabalhadores temporários: o talento de que você precisa para uma força de trabalho de sucesso

Até 30% da população em idade produtiva na Europa e nos Estados Unidos estão realizando algum tipo de trabalho independente, relata a McKinsey. Entre esses trabalhadores, os funcionários temporários se tornaram um pilar estratégico na indústria de manufatura, logística, automotiva e outras relacionadas em todo o mundo.

Essa tendência está crescendo à medida que as empresas líderes se voltam mais para esse grupo em um momento de incerteza econômica. As empresas desejam um investimento mais flexível em talentos, mas, ao mesmo tempo, lutam contra a escassez de habilidades especializadas. Como resultado, a competição para conquistar talentos contingentes está se tornando cada vez mais difícil.

As empresas em qualquer ponto da cadeia de suprimentos podem alavancar os talentos flexíveis como uma vantagem estratégica e para se diferenciarem, precisam que sua marca empregadora seja atraente de maneira única. Do contrário, perderão os principais talentos temporários para concorrentes dentro e fora de seus setores. Os líderes de RH e operações precisam de tempo para entender as preferências desses colaboradores, investir em mudanças organizacionais e construir um pipeline sustentável de talentos contingentes para que suas empresas progridam.

como você irá adaptar sua estratégia de recrutamento de talentos?

É hora de repensar sua proposta de valor para o funcionário (EVP) para incorporar as preferências dos talentos temporários. Este artigo demonstra como os líderes de RH e operações em manufatura e logística podem se destacar nessa comunidade, cada um buscando papéis contingentes para cumprir seus objetivos únicos.

novos desenvolvimentos no mercado de trabalho contingente

A pandemia forçou um realinhamento da força de trabalho global, direcionando trabalhadores de empresas falidas e indústrias contraídas para novos papéis e tipos alternativos de trabalho. Enquanto isso, as empresas em setores de crescimento estão otimizando as maneiras pelas quais atraem e adquirem novos talentos.

Como resultado, empresas de todos os tamanhos estão aumentando significativamente o uso de talentos temporários. Em nosso relatório de tendências de talentos de 2021, a Randstad Sourceright descobriu que as conversões para funções temporárias aumentaram para 22% em 2021. A participação média de trabalhadores contingentes também continuará a crescer, chegando a 24% em 2022 e 29% em 2030, relata a Staffing Industry Analysts

Ainda assim, identificar e adquirir o talento certo continua sendo um dos maiores desafios na manufatura e nos setores relacionados, muitas vezes impulsionado por percepções negativas dos trabalhadores. Nesse sentido, suas equipes de RH e de recrutamento de operações estão impulsionando o sucesso de sua empresa, com base na capacidade de seus líderes de se adaptarem a uma economia e força de trabalho global mais fluida.

Isso é especialmente importante para grandes empresas de manufatura, logística e automotivas, que precisam de trabalhadores contingentes para gerenciar as flutuações de produção. O talento temporário é uma forma altamente eficaz de abordar as crescentes deficiências de habilidades, melhorar os custos e acessar rapidamente o talento especializado nestas e em outras indústrias relacionadas.

Apesar da escassez de habilidades e da competição crescente por talentos contingentes, você também pode se beneficiar dessa tendência em crescimento- desde que tenha seus próprios objetivos em mente ao elaborar sua proposta de valor para recrutá-los.

o que os talentos temporários querem?

Geralmente, os trabalhadores flexíveis buscam os mesmos benefícios pessoais que os empregados permanentes buscam em um emprego. Uma abordagem de bom senso que priorize o bem-estar dos talentos flexíveis é essencial, nesse sentido.

Mas o trabalho temporário costuma ser mais do que um meio para um fim para esses trabalhadores. Existem dezenas de razões voltadas para a carreira que podem levar os trabalhadores a escolher papéis contingentes. Você deve determinar como as motivações deles se alinham com os objetivos de sua empresa.

Por exemplo, o trabalho temporário oferece continuidade de trabalho quando uma pessoa é demitida. Os funcionários podem obter experiência prática com ferramentas digitais emergentes à medida que fabricantes e empresas semelhantes se transformam digitalmente. Cada vez mais, as funções contingentes também se alinham com os estágios.

Você deve começar avaliando o impacto que seu EVP pode ter sobre os trabalhadores contingentes que consideram trabalhar em sua empresa. Como todos os colaboradores, os membros temporários da equipe querem se sentir valorizados - que fazem parte da equipe, embora suas funções sejam diferentes das da equipe permanente no papel. Como SAP descreve:

Quanto mais crítico se torna o uso de trabalhadores temporários, mais os empregadores precisam considerá-los ao abordar o engajamento e as preocupações culturais para o restante de sua força de trabalho. Embora possa ser mais fácil pensar que todo contingente partirá muito cedo para colher quaisquer benefícios dos esforços de desenvolvimento, as empresas precisam reajustar sua perspectiva.
SAP News, “O Que Mais Importa para Seus Trabalhadores Contingentes”

Na manufatura, os trabalhadores contingentes geralmente trocam de emprego quando recebem apenas um pequeno aumento. Mas uma taxa horária mais alta às vezes não é o "benefício" mais atraente para esses trabalhadores. Oportunidades de treinamento, apoio familiar e até mesmo um ambiente de trabalho agradável são demandados, mas nem sempre estão disponíveis para trabalhadores em funções contingentes. Como resultado, podem ter um apelo excepcionalmente forte para esses candidatos.

reforce o seu EVP com o que é mais importante para o talento temporário

Portanto, você deve identificar o que é mais valioso para trabalhadores contingentes nas funções para as quais precisa deles. Comece fazendo perguntas essenciais sobre esses trabalhadores, como:

  • Os “benefícios” que oferecemos são opções atraentes para trabalhadores contingentes em nossa indústria?
  • O que é desejável: remuneração competitiva, desenvolvimento de carreira ou oportunidades de trabalho permanente?
  • Ao recrutar, qual é o impacto da missão da nossa empresa e de nossa marca empregadora para os talentos flexíveis?
  • Como podemos melhorar nossa “marca” e cultivar nossa própria comunidade de talentos temporários?

Conclusão: se os trabalhadores contingentes são uma parte essencial do seu negócio, você não deve considerá-los apenas como só mão de obra temporária. A adoção de um EVP mais forte para talentos contingentes e o desenvolvimento de uma abordagem mais sutil para o recrutamento podem ajudar.

5 coisas que você pode fazer para começar a atrair talentos temporários

Vamos dar uma olhada nos fatores mais importantes para atrair talentos contingentes. Com o tempo, você pode construir um modelo de recrutamento contingente mais resiliente, mesmo quando trabalhadores contingentes específicos entram e saem.

1. forneça oportunidades de crescimento na carreira

Salários competitivos são o benefício de carreira mais direto que você pode oferecer aos talentos temporários. Mas os salários não são o único fator competitivo nesta área. O desenvolvimento de habilidades e oportunidades de avanço na carreira são fatores diferenciadores que podem atrair talentos valiosos.

Por exemplo, os programas de educação populares geralmente não fornecem aos trabalhadores habilidades para o setor. Isso é especialmente verdadeiro nas indústrias de manufatura, logística e automotiva, onde são necessárias habilidades especializadas. Sua empresa pode preparar talentos para as funções para as quais você os emprega e fornecer treinamento prático que os ajudará a construir suas carreiras em longo prazo.

À medida que essas e outras indústrias se transformam - com a digitalização, por exemplo - aprimorar e requalificar seus funcionários permanentes é fundamental. O treinamento relacionado pode se tornar mais do que um investimento em suas equipes internas. Oferecer essas oportunidades para trabalhadores contingentes atende às suas necessidades internas enquanto constrói uma marca contingente mais atraente.

2. ofereça horários flexíveis

Um quarto dos trabalhadores globais desejam horários flexíveis para acomodar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e mais de um terço afirma preferir um horário híbrido, revelou nossa pesquisa de tendências de talentos de 2021. Trabalhadores que cuidam de seus entes queridos, que estão cursando o ensino superior ou que trabalham em vários empregos podem se beneficiar. Como resultado, 54% dos líderes de capital humano veem os arranjos de trabalho flexíveis como importantes para a atração de talentos.

3. priorize a saúde e o bem-estar

É comum que as empresas ofereçam benefícios de saúde e bem-estar a funcionários permanentes, mas não para talentos temporários. No entanto, 62% dos adultos em idade produtiva em todo o mundo afirmam que um programa de bem-estar é extremamente importante para eles, independentemente do seu tipo de emprego.

Em 2019, o Google começou a exigir que seus parceiros de RH fornecessem assistência médica e outros benefícios a seus trabalhadores contingentes em resposta às demandas desses trabalhadores. O Google observou que os trabalhadores gig em geral “estão ficando insatisfeitos ... e muitas vezes sua principal preocupação é não ter acesso aos benefícios que os funcionários em tempo integral desfrutam”, relata SHRM. Oferecer algum grau de benefícios para a saúde pode, portanto, diferenciá-lo dos concorrentes.

4. Uma cultura que considera família em 1º lugar

Como funcionários permanentes, os trabalhadores contingentes são cônjuges, pais e responsáveis pelas necessidades de seus familiares. Nossa análise de 2021 revelou que a maioria dos líderes (59%) acredita que uma cultura que considera a família em primeiro lugar é uma forte proposta de valor para o funcionário.

Fornecer maior flexibilidade no local de trabalho - ajustando suas horas de trabalho, por exemplo, ou permitindo que os funcionários atendam seus telefones celulares no horário de trabalho - pode ajudar. Ao construir uma cultura mais ampla de compreensão dentro de sua empresa, você pode anunciar esses benefícios para a comunidade de força de trabalho contingente.

5. crie um ambiente de trabalho agradável

De acordo com a pesquisa da Randstad, um ambiente de trabalho agradável é um motivador importante para talentos temporários. É uma qualidade especialmente atraente para os trabalhadores mais jovens, que valorizam um ambiente de trabalho agradável com mais frequência do que a segurança no emprego, constatou nossa pesquisa. Os empregadores podem anunciar esse aspecto junto com os outros benefícios que estendem aos trabalhadores contingentes. 

primeiros passos: transformando seu programa de força de trabalho temporário para atrair os talentos de hoje

É hora de elevar a função de RH em sua empresa para atender às expectativas dos temporários. A criação de um plano de longo prazo oferece acesso a um grupo global de trabalhadores talentosos. O melhor de tudo é que investir nessas estratégias agora o coloca na vanguarda da recuperação econômica e do progresso em seu setor.

A Randstad é líder global de soluções de RH. Com 60 anos de mercado, nossa expertise e tecnologia abrangem vários continentes e setores.

Entre em contato conosco hoje ou faça o download de nosso checklist de recrutamento para temporários e aprimore sua interação com talentos contingentes.

confira as 7 considerações para reduzir seus custos de força de trabalho temporária.

clique aqui

você busca soluções de RH?

clique aqui

você é candidato e quer saber sobre nossas vagas?

clique aqui