testes de avaliação: como fazer com que funcionem para sua empresa

Há muitos fatores a serem considerados ao decidir se sua empresa irá ou não contratar um novo talento, desde o potencial do candidato para desenvolvimento futuro até sua compatibilidade com os valores e cultura da empresa.

Embora as considerações envolvidas em suas decisões de recrutamento dependam da natureza da função, das necessidades e expectativas exclusivas de seu negócio, sempre haverá certas perguntas essenciais a serem feitas. Por exemplo: essa pessoa tem as habilidades necessárias para fazer o trabalho com excelência? Essa é uma questão crucial em indústrias que dão muita importância ao know-how e ao conhecimento técnico, como manufatura e logística. 

Para obter as respostas mais precisas e confiáveis, você precisa ir além dos processos fundamentais de recrutamento, como avaliar currículos, conduzir entrevistas de emprego e verificar referências. É aqui que os testes de avaliação de habilidades entram em jogo.

O que são testes de avaliação ?

Os testes são avaliações personalizadas que você pode usar para verificar a capacidade de um indivíduo de realizar determinado trabalho e, em última análise, ser uma adição positiva à sua empresa. Existem várias formas de realizar esses testes (como veremos no decorrer deste  artigo), e podem ser usados para fornecer uma imagem detalhada e mensurável dos pontos fortes e das capacidades de um candidato.

Embora sua função principal seja uma ferramenta de contratação, você também pode usar esses testes para monitorar as habilidades de sua força de trabalho já existente. Essa pode ser uma forma eficaz de garantir que seu pessoal tenha as competências certas para obter sucesso em seu trabalho e também para identificar oportunidades de treinamento e desenvolvimento.

Há vários benefícios a serem obtidos com essa abordagem, como aumentar sua confiança de que os possíveis contratados possuem as habilidades básicas necessárias para funções altamente técnicas ou avaliar as habilidades sociais que podem ser vitais para o sucesso do funcionário a longo prazo.

Avaliar as capacidades de sua força de trabalho existente também pode destacar a atual escassez de habilidades, o que o ajudará a decidir que tipo de candidatos e perfis de talentos você deve buscar em suas atividades de recrutamento.

Por que você deve usar testes de avaliação nos processos seletivos?

Os testes de avaliação são particularmente úteis quando se está contratando para uma função que exige capacidades e conhecimentos específicos.

Isso pode ser crucial em setores como manufatura e logística, em que os empregadores precisam saber se o candidato sabe como usar certas máquinas ou está familiarizado com um processo específico antes de decidir contratá-lo.

Esses testes também têm muito valor se você atingiu um ponto no ciclo de recrutamento em que identificou vários candidatos promissores e precisa reduzir a lista. Os resultados e percepções dos testes podem mostrar em quais aspectos certos candidatos têm uma vantagem sobre outros.

Outro benefício valioso dos testes de avaliação é que eles fornecem uma visão objetiva baseada em dados das habilidades de um indivíduo. 

Se você confiar apenas em currículos e entrevistas, sua decisão final de contratação será baseada somente no que o candidato disse sobre suas capacidades. Algumas pessoas são melhores em se vender do que outras, mas isso não significa necessariamente que sejam a melhor escolha para o trabalho.

Checar as referências é essencial para verificar as afirmações do candidato e obter informações de terceiros, e você pode ter certeza de que está obtendo os melhores resultados desse processo com a ajuda de ferramentas. No entanto, é importante lembrar que o que você está ouvindo dos candidatos é sua opinião subjetiva.

Os testes permitem que você retire toda a emoção e toda a imparcialidade da equação e julgue as pessoas puramente com base no conhecimento e na aptidão que demonstram em sua avaliação.

Isso também pode ser útil como parte de seus esforços para gerenciar sua força de trabalho atual. Analisar as competências dos funcionários existentes pode levar a benefícios como:

  • uma imagem mais clara de habilidades existentes e níveis de proficiência em sua força de trabalho;
  • insights sobre onde suas atividades de treinamento e desenvolvimento estão gerando resultados e onde estão aquém das expectativas;
  • indicadores de onde é necessário treinamento adicional;
  • capacidade de comparar seu talento existente com padrões mais amplos da indústria;
  • ser capaz de construir um conjunto de habilidades mais abrangente na equipe como um todo.

Diferentes tipos de testes de habilidades

Se você decidiu que a introdução de testes de habilidades é a abordagem certa para o seu negócio, a próxima etapa é aprender mais sobre os diferentes tipos disponíveis e quais são as mais adequadas às suas necessidades.

Testes de habilidades técnicas (hard skills)

Em um setor como o de manufatura, os empregadores precisam saber que seus trabalhadores possuem as competências exigidas para fazer bem as tarefas essenciais e manter seu negócio principal funcionando. No setor manufatureiro moderno, isso pode incluir:

  • habilidades de produção tradicionais, como soldagem, usinagem e fabricação;
  • capacidade de operar certas peças de maquinário;
  • experiência com certos veículos;
  • proficiência com sistemas automatizados e softwares;
  • familiaridade com processos de controle de qualidade.

Em muitos casos, os trabalhadores precisarão fornecer provas de suas habilidades,  na forma de uma licença de operador de empilhadeira ou de um certificado de soldagem MIG/TIG, por exemplo.

Você pode avaliar as capacidades dos candidatos em áreas-chave como essas, incluindo perguntas que exigem experiência e conhecimento muito específicos para serem respondidas. Como:

  • Como você faria uma verificação de qualidade no produto X?
  • Quais etapas você seguiria para se certificar de que está usando a máquina X com segurança?
  • Como você executaria a manutenção de rotina em uma máquina de controle numérico computadorizado?

Outra ferramenta útil é o Questionário 16PF (16PF Questionnaire), que empresas em todo o mundo usam para avaliar traços de personalidade e mensurar as competências necessárias para ter sucesso em funções específicas.

Os testes de habilidades técnicas também podem envolver colocar os participantes em situações hipotéticas, em que enfrentam um problema e têm que explicar a abordagem que adotariam para resolvê-lo.

Testes de habilidades sociais (soft skills) 

As habilidades técnicas são inegavelmente cruciais, especialmente em setores em que os funcionários frequentemente usam máquinas e equipamentos que exigem um certo nível de especialização técnica.

Mas habilidades técnicas não devem ser sua única consideração. Para muitas organizações, o recrutamento ideal terá uma combinação de capacidades técnicas e habilidades sociais, uma vez que as últimas aumentam a probabilidade de que a pessoa se integre bem com o resto de sua força de trabalho e crie relacionamentos sólidos com seus colegas e clientes.

De acordo com o LinkedIn, as habilidades sociais mais solicitadas em 2020 foram:

  • criatividade;
  • persuasão;
  • colaboração;
  • adaptabilidade;
  • inteligência emocional.

Testes de avaliação podem ser muito úteis para verificar esses tipos de características, uma vez que estas podem ser difíceis de julgar apenas com base no currículo do candidato.

Graças à área de tecnologia de RH estar em constante expansão, existem muitas ferramentas e plataformas de software que podem ajudá-lo a realizar avaliações precisas de habilidades sociais.

Um exemplo disso é a Pymetrics, uma empresa que faz parte do fundo de inovação da Randstad. Essa ferramenta visa ajudar os empregadores a mensurar todo o potencial do candidato, indo além dos currículos e coletando dados comportamentais objetivos por meio de avaliações gamificadas. Adotar uma abordagem inovadora como essa pode ajudá-lo a avaliar habilidades pessoais, como:

  • imparcialidade;
  • tomada de decisão;
  • foco;
  • capacidade de aprendizagem;
  • competência para assumir riscos.

Mais uma vez, o Questionário 16PF pode ser benéfico quando se precisa avaliar habilidades sociais. Essa abordagem o ajudará a construir uma imagem detalhada da personalidade de um candidato, com a opção de enfocar aspectos como seu potencial de desenvolvimento, habilidades de liderança e adequação cultural.

Estudos de caso

Se você está buscando uma visão direta de como um candidato responderia quando colocado em um determinado cenário, uma boa maneira seria apresentar a ele um estudo de caso genuíno de sua empresa.

Peça a um gerente ou um membro da equipe, de preferência alguém que o novo contratado poderia trabalhar, para dar um exemplo de um desafio específico que enfrentaram em seu trabalho diário, como o administraram e o resultado final que alcançaram. Você também pode perguntar se, olhando para trás, optariam por uma abordagem diferente.

Se um candidato for capaz de chegar a uma solução semelhante ou, possivelmente, ainda melhor, isso aumentará sua confiança na capacidade dele de prosperar na função.

Ferramentas como o Modern Hire podem facilitar a apresentação de recursos aos candidatos, como estudos de caso e vídeos, e pedir a opinião deles sobre isso. Você também pode usar tecnologias com recursos de áudio e vídeo para testar certas habilidades técnicas, como conhecimento de línguas estrangeiras.

Uma combinação

Você pode obter uma visão verdadeiramente aprofundada do talento e do potencial de um candidato, combinando uma série de testes de avaliação de habilidades em seu processo de recrutamento.

Encontrar o equilíbrio certo entre testes de habilidades técnicas e sociais, por exemplo, ajudará você a tirar conclusões baseadas em dados para saber se o indivíduo pode realmente fazer o trabalho, e também para entender sobre sua compatibilidade com sua empresa e seus possíveis colegas.

Complementar esses métodos com avaliações práticas e, possivelmente, com outras ferramentas, como testes de habilidades cognitivas, pode ser a abordagem abrangente de que você precisa para obter o melhor de suas avaliações de habilidades.

Como escolher os testes certos para sua empresa?

O que constitui o método "certo" de teste de avaliação para o seu negócio depende inteiramente das necessidades, das expectativas e dos objetivos exclusivos da sua organização. A estratégia mais eficaz também será ditada pela natureza da função em questão.

Ao considerar quais testes você deve usar, faça perguntas como:

  • Quais são as habilidades e os conhecimentos essenciais para fazer esse trabalho com eficácia?
  • Você está procurando pessoas com um conjunto específico de habilidades existentes ou com potencial para crescer e aprender dentro da sua organização?
  • Quais dados e percepções você deseja obter de suas avaliações de habilidades?

Também pode ser importante pensar sobre a natureza das ferramentas que você usará para conduzir suas avaliações. Se estiver usando um software dedicado, por exemplo, quanto controle você deseja ter sobre o formato dos testes e como as perguntas e tarefas serão apresentadas?

Existem muitas ferramentas e plataformas disponíveis para auxiliar seus esforços de avaliação de habilidades, por isso é importante dar a si mesmo tempo suficiente para pesquisar o mercado, comparar diferentes opções e encontrar a mais adequada e benéfica para você e sua empresa.

Acompanhamento

Como qualquer mudança significativa em sua função de RH (e, na verdade, em qualquer grande projeto ou investimento para o seu negócio), é vital fazer o acompanhamento da ação e analisar os resultados que eles estão gerando.

Se você contratar alguém com base nos resultados dos testes, poderá comparar seu desempenho real no trabalho com as suas expectativas de como o indivíduo se sairia com base no teste. Se a avaliação inicial de habilidades foi imprecisa com base no que você sabe agora sobre as habilidades da pessoa, vale a pena considerar como você poderia mudar sua abordagem para obter melhores resultados no futuro.

A agilidade é uma característica valiosa para as empresas modernas. Você deve revisar constantemente sua abordagem de teste de habilidades e perguntar como ela pode ser atualizada e modificada para ajudá-lo a tomar as decisões corretas de recrutamento.

você busca soluções de RH?

clique aqui

você é candidato e quer saber sobre nossas vagas?

clique aqui