cinco maneiras de obter maior produtividade de sua força de trabalho temporária

Com 2020 provando ser o ano de operações dinâmicas e ágeis. 2021 não será diferente. Nunca houve  melhor momento para garantir que você obtenha o máximo de sua força de trabalho temporária.

Como obter mais da sua força de trabalho temporária?                  Confira cinco principais maneiras

  1. escolha o modelo de contratação certo para você;
  2. revisite os salários e benefícios pagos para diferentes cargos e localidades;
  3. crie uma comunidade de talentos;
  4. esclareça o escopo das funções;
  5. mensure o impacto.

A contratação de talentos temporários permite maior flexibilidade, tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Você poderá construir uma equipe adequada para o desafio atual e também terá a oportunidade de fazer contato com novos talentos.

A pesquisa da Randstad Sourceright Tendências de Talentos, vem acompanhando o crescimento dos trabalhadores temporários na formação da força de trabalho das organizações. 

Os acontecimentos de 2020 apenas turbinaram essa mudança para contratos de trabalho permanente para temporário. O aumento do número de trabalhadores liberados devido a demissões e a necessidade urgente de planejamento a curto prazo tornou as empresas mais dependentes das soluções de força de trabalho temporária.

Mas esse tipo de contrato também possui seus desafios financeiros. Para fortalecer seu processo de contratação para 2021, aqui estão nossas cinco dicas para gerenciar sua força de trabalho temporária, mantendo o controle de custos ao contratar os melhores talentos disponíveis atualmente e gerando maior produtividade.

1. Escolha o modelo de contratação certo

Ao começar a pensar em tipos de contrato, as opções para encontrar talentos podem parecer extraordinárias. Optar por contratar trabalhadores por meio de um provedor de serviços interno ou um provedor de serviços gerenciados dependerá da sua situação. Leve tudo em consideração, desde os prazos, o fluxo existente de candidatos aos quais você tem acesso e o orçamento disponível.

Invista algum tempo no início do processo para investigar qual abordagem é mais adequada para o seu negócio, isso irá garantir o sucesso, quantidade e qualidade adequadas de candidatos.

Para os gerentes de recrutamento que procuram orientação e assistência, a Randstad oferece soluções para a gestão da força de trabalho e pode apoiá-lo na criação de estratégias de recrutamento sob medida para suas necessidades específicas, a fim de aumentar a produtividade do seu negócio. 

2.   Revisite os salários e benefícios pagos para diferentes cargos e localidades

Primeiro, verifique os salários e benefícios pagos por região e nível de senioridade a fim de se certificar de que o que está propondo está de acordo com o padrão de mercado. 

Isso tornará a oferta de emprego mais atraente e  garante que você está pagando um salário justo e compatível com o mercado, além de possibilitar  o planejamento de recursos futuros. 

Igualmente importante é incluir um limite máximo de aumento nos contratos de talentos temporários. Ao estabelecer um custo máximo permitido, você se protegerá dos crescentes custos indiretos como resultado de quaisquer adições inesperadas.

3.Crie a comunidade de talentos para sua empresa

Ter acesso instantâneo a um banco de talentos confiável, testado e comprovado irá acelerar seu processo de contratação e reduzir os custos de recrutamento. 

É tudo uma questão de estar preparado com antecedência. Se você não tiver uma rede forte pronta para explorar, corre o risco de preencher posições com iniciantes desconhecidos em curto prazo. Isso geralmente leva você a contratar um candidato pouco adequado - e, em última análise, reduz a eficiência do seu negócio.  

Uma ótima maneira de criar uma rede privada de talentos é chamar os candidatos indicados - pessoas cujas habilidades são conhecidas e podem ser verificadas por membros de confiança da equipe. Isso pode ser ainda mais incentivado com uma "comissão de indicação" oferecida àqueles que apresentarem um candidato que tenha fit com a empresa.

A partir daí, deverá ser desenvolvido um banco de dados compartilhado de todos os candidatos novos. Isso fornecerá a você uma base de dados única com os profissionais que foram contratados, entrevistados, familiarizados com o seu negócio e que provaram sua capacidade de entregar resultados. 

Com isso, você evita a necessidade de sair à procura de candidatos - e, ao invés disso, segue rapidamente para a etapa importante de construção do escopo do trabalho. Claro, outro caminho mais rápido é acessar a rede de talentos de um parceiro de RH confiável.

4. Esclareça o escopo de trabalho

Na maioria dos casos, os funcionários temporários trabalharão ao lado de colegas permanentes para concluir um projeto ou campanha.

Ao contratar funcionários terceirizados, certifique-se de que não haja sobreposição de funções entre suas atribuições e as de colegas permanentes já contratados para evitar pagar duas pessoas fazendo o mesmo trabalho.

Isso pode ser garantido com diretrizes claras detalhando a função para a qual você está contratando e no que exatamente isso implicará. 

Faça uma referência cruzada com as descrições de trabalho dos colegas existentes e, por meio de briefings presenciais, certifique-se de que as equipes estejam familiarizadas com o início exato da responsabilidade de uma pessoa e início de outra. 

Além de reduzir o risco de pagar várias pessoas para realizar o mesmo trabalho, dar a cada membro da equipe suas próprias áreas de responsabilidade explícitas promoverá relações de trabalho mais positivas entre a equipe.

5. Mensure o impacto

Você não pode gerenciar o que não mensura. É importante que você audite os resultados gerados por sua força de trabalho temporária para ver o que funcionou - e adaptar o que não se mostrou bem-sucedido.

Você deve olhar para os custos diretos e indiretos associados ao processo de contratação de trabalhadores flexíveis, assim como a receita relacionada gerada e quaisquer resultados adicionais (por exemplo, qualquer outro trabalho em andamento garantido como resultado do projeto/manifestações de interesse de novos clientes).

Ao contar com a ajuda de uma plataforma de análise, você poderá avaliar as métricas e o que elas significam para o desempenho de seus negócios. 

A partir desta investigação, sua empresa será capaz de desenvolver uma linha de base para julgar o sucesso de novas contratações e adaptar seu recrutamento de temporários para entregar os melhores resultados.

Ao levar em consideração cada um desses fatores, você irá se preparar para garantir o maior retorno de sua força de trabalho temporária - e oferecerá funções atraentes e bem direcionadas aos talentos.

Você busca soluções de RH?

clique aqui

Você é candidato e quer saber sobre nossas vagas?

clique aqui