PME’s | 5 benefícios de trabalhar com um parceiro de RH

Costumamos dizer que os colaboradores são o que uma organização tem de mais valioso.  Empresas de pequeno e médio porte (PMEs) em todo o mundo estão trabalhando arduamente para sobreviver aos desafios da COVID-19, portanto, mais do que nunca, contarão com a produtividade de seu time. 

 

Ao se deparar com este novo ambiente e se concentrar nas metas que deseja alcançar nos próximos anos,  um parceiro de RH dedicado será essencial e trará uma contribuição eficaz para seus resultados. 

Confira cinco motivos para uma PME trabalhar com um parceiro de RH:

1. Vantagens de tempo e custo

Economizar tempo e reduzir custos são prioridades comuns para a maioria das empresas. Mas para as PMEs com recursos limitados e que precisam contratar os talentos certos com a máxima eficiência, essas prioridades são fundamentais.

Estima-se que o custo de substituição de um funcionário após uma má contratação seja de 21% de seu salário anual. Além disso, o tempo médio de preenchimento de uma vaga, antes da pandemia, era de 36 dias . É provável que isso tenha mudado devido ao aumento do desemprego, mas os empregadores ainda precisam estar cientes de quanto tempo estão gastando com contratações. 

 

Um dos principais benefícios de trabalhar com um parceiro de RH é poder encontrar os talentos necessários com rapidez e eficiência. Os especialistas utilizam nossas plataformas de recrutamento para analisar pools de talentos, otimizar a contratação e minimizar riscos.

 

2. Acesso a talentos qualificados

Identificar e adquirir o talento certo é um grande desafio para empresas em vários setores, especialmente aquelas que operam em indústrias altamente técnicas. Uma pesquisa mostrou que 49% das PMEs em todo o mundo vêem a falta funcionários qualificados como o maior obstáculo a ser superado. Com a pandemia, o índice de desemprego aumentou e o número de pessoas à procura de trabalho também, mas as empresas que lutavam para ter acesso a candidatos qualificados antes da pandemia provavelmente enfrentarão as mesmas dificuldades nos próximos anos.

O parceiro de RH certo pode ajudar de diversas maneiras, como gerenciar esse problema, oferecendo acesso a um banco de talentos de alta qualidade, repleto de profissionais que já entregaram resultados para empresas com as mesmas necessidades que às suas. Você também pode se beneficiar das últimas inovações em tecnologia de RH para aprimorar sua busca por talentos.

 

3. Flexibilidade

As PMEs geralmente precisam estar preparadas para períodos de rápido crescimento, mudanças e incertezas, o que significa que suas práticas de contratação precisam ser ágeis e responsáveis. Isso é muito mais fácil se você trabalhar com um parceiro de RH experiente, bem informado e especializado em encontrar soluções flexíveis para necessidades de empresas como a sua.

Se atualmente você possui uma mentalidade voltada para o crescimento, um parceiro de RH irá ajudá-lo a encontrar pessoas qualificadas, que adquiriram uma experiência valiosa em determinado setor e desejam desenvolver sua carreira em outro. Esse tipo de candidato é ideal para empresas que buscam crescimento.

Mas se você procura flexibilidade em grande escala para a força de trabalho, é possível que isso dependa de um grande volume de trabalho sazonal. Um parceiro de recrutamento pode fornecer o suporte que você precisa para enfrentar esse desafio.

 

4. Planejar seu próximo passo

Planejar e antecipar as suas necessidades é um desafio comum para o RH. Isso é extremamente necessário para as PMEs que possuem necessidade de mão de obra temporária, mas não têm tempo ou recursos para se dedicar a esse planejamento. O parceiro de RH irá ajudá-lo a compreender e atender às suas demandas de capital humano, apoiando-o por meio de processos como:

Analisar sua força de trabalho para identificar lacunas e prever necessidades futuras;
Aproveitar e reimplantar recursos existentes;
Agendamento de equipe com base em dados e atualizações em tempo real;

Otimizar o planejamento de sua força de trabalho é crucial preparar seu negócio para o sucesso.

 

5. Equilibrar a tecnologia com o toque humano

A tecnologia tem um papel essencial em praticamente todos os processos da vida e do trabalho no século 21, isso inclui o uso de tecnologia na busca por talentos.  É importante lembrar que a tecnologia proporcionará agilidade aos processos, mas a assertividade se dará pelo toque humano, pela experiência dos consultores. 

É por isso que a Randstad fez do conceito “tech and touch” (tecnologia e toque humano) uma característica fundamental de sua estratégia. Isso demonstra como seu parceiro de RH pode ajudá-lo a acompanhar a tecnologia, sem perder de vista o fator humano.

Conheça mais sobre nossos serviços e como podemos apoiar a estratégia de talentos de empresas dos mais variados portes e setores. Converse com nossa equipe.

Você busca uma solução de RH?

clique aqui

Você é candidato e quer saber sobre nossas vagas?

Clique aqui