Como adaptar suas estratégias de RH para 2021

O departamento de RH sempre teve um papel crucial no sucesso de qualquer negócio, mas em 2020, tornou-se ainda mais significativo. As empresas precisaram adaptar-se para atender às necessidades de capital humano e manter os custos sob controle durante a pandemia. Por isso, é importante repensar suas estratégias de RH.

 

Confira algumas dicas fundamentais para atualizar sua abordagem e preparar seu negócio para o futuro.

Talento flexível

Se você ainda não está aproveitando as vantagens dos talentos flexíveis, é importante incluí-las em sua estratégia para não correr o risco de ficar atrás na disputa pelos candidatos mais fortes.

Estudos apontaram um crescimento recente do número de profissionais autônomos ou que trabalham por contrato. De acordo com a pesquisa Talent Trends da Randstad, 76% dos líderes de RH agora incluem talentos temporários como parte de sua estratégia.

Uma equipe flexível oferece:

  • Força de trabalho temporária durante projetos pontuais ou períodos de alta demanda;
  • Oportunidades de acesso a profissionais especializados;
  • Redução de tempo, burocracias e custo de contratações permanentes;
  • Substituição transitória de pessoal

    Tecnologia no auxílio da redução dos custos

    Nos últimos anos, ocorreram algumas evoluções importantes na tecnologia junto ao RH  , o que gerou oportunidade para que as empresas quando o assunto é gerenciamento mais precisos de custos. Isso tem tornado os processos de capital humano mais rápidos e eficientes. As inovações podem agilizar tarefas que costumam ser demoradas como: seleção, avaliação e entrevista de candidatos.

     

    O Randseeker é um exemplo de ferramenta que pode reduzir o tempo de contratação por meio da inteligência artificial. Sua plataforma permite que o candidato tenha uma experiência positiva enquanto passa pelas etapas definidas entre Randstad e seu cliente. Inserir tecnologia no seu dia a dia demonstra que sua empresa quer tornar o recrutamento mais fácil para os candidatos, o que é excelente para o fortalecer marca empregadora.

    Estratégia de Aquisição de Talentos

    Uma das maneiras mais eficazes de se preparar para o futuro é criando uma  estratégia de aquisição de talentos. Essa é uma boa maneira de garantir que seus principais processos de RH, como identificação, recrutamento e  integração de candidatos , estejam devidamente alinhados com as metas e prioridades mais amplas do negócio. Procure entender onde a empresa deseja estar nos próximos 12 meses, dois anos e cinco anos. Isso lhe dará uma ideia melhor das necessidades de seus talentos para apoiar o crescimento da organização.

     

    Também é aconselhável estar atualizado sobre tendências de mercado. A Randstad possui uma pesquisa com as principais habilidades para o futuro. Confira o estudo e esteja preparado para suprir sua empresa com os talentos certos. 

    Obter suporte especializado

    Uma das maiores exigências do departamento de RH, que em muitas empresas de pequeno porte é centralizado em apenas uma pessoa, é assumir toda a responsabilidade de gerenciar a força de trabalho e garantir que a organização tenha os talentos necessários para o sucesso.

    Este é um mercado altamente complexo e dinâmico onde as tendências mudam rapidamente. Nesse contexto, pode ser decisivo para as empresas contarem um parceiro que as apoie diariamente. 

    Está pensando em rever sua estratégia de talentos para 2021? Agende uma reunião com um de nossos consultores.

     

Você busca uma solução de RH?

clique aqui

Você é candidato e quer saber sobre nossas vagas?

Clique aqui