Como organizar equipes para enfrentar incertezas?

Digitalização, pandemia ou concorrência global. Os desafio para as organizações aumentam e muitas vezes são inesperados, o que torna essencial a preparação  para um futuro cada vez mais incerto. Neste artigo, examinamos três considerações-chave ao organizar equipes capazes de enfrentar transformação.  

 

Necessidade crescente de construir uma equipe ágil e flexível

Cada vez mais, o mundo ao nosso redor se transforma, impactando rapidamente o mercado de trabalho e a maneira como organizamos nossas equipes e negócios.

Nas últimas décadas, passamos de um mercado de trabalho unificado e administrado conjuntamente para um cada vez mais fragmentado. O emprego tradicional de longo prazo está, em grande proporção, sendo substituído por empregos temporários em um mix de contratações por projetos, de consultores e freelancers.  

 

De acordo com o estudo Global Human Capital Trends de 2020 da Deloitte, 45% dos profissionais de RH afirmaram que a incorporação de trabalho ágil e baseado em equipes é a maior mudança que o RH pode apoiar para maximizar seu impacto nas organizações. Além disso, mais da metade das organizações (53%) que adotaram uma estratégia baseada em equipes relatam uma melhora significativa em seu desempenho.

 

Esses apontamentos deixam claro que está se tornando cada vez mais importante para o RH adotar uma abordagem ágil e adaptável para os desafios e oportunidades específicas que as empresas estão enfrentando atualmente. 

O RH precisa encontrar maneiras de permitir que a organização, a equipe e os funcionários se adaptem a novas condições.  Neste artigo, examinamos 3 considerações-chave na reestruturação de equipes, visando uma adaptação mais rápida ao novo momento que vivemos e ao futuro que, certamente, trará incertezas. 

 

3 considerações fundamentais ao organizar equipes diante de incertezas

1. Temos acesso às habilidades essenciais no momento?


Em uma economia em rápida mudança, a necessidade de habilidades pode mudar drasticamente. De repente, novas áreas e oportunidades surgem e você precisa, rapidamente, contratar pessoas com conhecimentos específicos.

Para garantir as habilidades mais importantes, no momento certo, muitas empresas contam com consultores. Deixar seus funcionários trabalharem em paralelo com especialistas externos que aportam diferentes habilidades é muitas vezes uma maneira eficaz de desenvolver competências dos funcionários em áreas essenciais.

 

2. Quais são nossas futuras necessidades de pessoas?


Em muitos setores, existem variações sazonais claras ao longo do ano, da semana e até mesmo do dia. Mapeá-las torna mais fácil planejar a organização de sua equipe.

Para se preparar para a incerteza, você também precisa planejar diferentes cenários futuros. Isso permite que você formule uma estratégia para ajustar o tamanho da equipe com base em eventos imprevistos, o que, por sua vez, irá preparar o seu negócio para o futuro.

 

3. Temos a quantidade certa de funcionários permanentes e temporários?


Para adaptar a organização para flutuações imprevistas, você precisa ter a combinação certa de funcionários permanentes e temporários.

Ao decidir quais habilidades contratar permanentemente e quais contratar temporariamente, recomendamos que nossos clientes analisem entre três tipos de habilidades: habilidades essenciais para negócios, habilidades de nível médio e habilidades menos avançadas. 

  • Habilidades essenciais para negócios: esses funcionários devem ser permanentes.
  • Habilidade de nível médio: esses funcionários podem ser combinação entre permanentes e temporários
  • Habilidades menos essenciais: esses funcionários podem ser funcionários temporários contratador por períodos mais curtos ou mais longos.

 

As três categorias de habilidades podem operar dentro da mesma equipe, e um indivíduo pode muitas vezes passar de uma equipe para outra.

 

Um guia sobre como construir equipes rentáveis


Em síntese, o ideal é organizar equipes capazes de gerar crescimento sustentável e rentável. Em um mercado em constante transformação, com demandas de continuidade, velocidade e agilidade, é necessário se preparar para a incerteza. 

 

Se você quer aprender mais sobre como organizar suas equipes para enfrentar os desafios atuais e à prova de futuros incertos, faça download do nosso eBook, com mais informações  sobre como construir equipes lucrativas.

 

Faça o download

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais: