Grande parte dos gestores e donos de empresas já sabem que a rotatividade de funcionários coloca as organizações em desvantagem. Poucos deles, no entanto, analisam de perto os números para determinar exatamente quanto lhes custa esse turnover. 

Um estudo de caso apresentou o verdadeiro custo desta rotatividade e descobriu que reter um funcionário por três anos ao invés de dois poderá beneficiar a empresa em até US$ 1,3 milhão no mesmo período.

Até as estimativas mais conservadoras mostram que perder um funcionário pode custar à sua empresa 1,5 vezes o salário anual dele. Se essa pessoa ganhar $50.000 por ano, você pode esperar perder pelo menos $75.000 quando o funcionário decidir assumir um cargo em outra empresa. Quanto maior o salário, mais caro se torna perdê-lo.

A rotatividade de funcionários custa tanto porque você tem que incluir o preço de fatores como:

  • anúncio da posição aberta;
  • seleção e análise de candidatos;
  • treinamento do novo contratado;
  • perda de produtividade;
  • erros causados por funcionários inexperientes;
  • impacto cultural que pode afetar outros funcionários.

Quer você acredite nas estimativas baixas ou altas, é claro que custa muito dinheiro perder um funcionário experiente. 

Portanto, você deve se concentrar em estratégias de retenção de colaboradores para impedir essa rotatividade. Em troca, você irá economizar dinheiro em recrutamento e treinamento e terá maior produtividade.

melhore a sua marca empregadora para reduzir a rotatividade de funcionários

Sites como Glassdoor e Facebook tornam mais fácil para os funcionários compartilharem suas experiências com outras pessoas. 

Quando seus colaboradores começam a pensar em procurar novos empregos, eles geralmente pesquisam na internet para saber sobre as melhores oportunidades. Se descobrirem que sua empresa recebe muitas avaliações negativas, seus possíveis talentos se sentirão cada vez mais desmotivados a participar do processo.

Melhorar a sua marca empregadora dará à sua empresa uma reputação melhor, para que você possa atrair candidatos altamente qualificados e reter os funcionários que já possui. No entanto, uma boa marca de empregadora não acontece rapidamente. Para uma forte retenção de funcionários, você precisa de uma estratégia que o ajude a alcançar seus objetivos.

Uma estratégia bem-sucedida varia de acordo com o segmento e o público. Veja algumas ações que podem te ajudar a melhorar a reputação da sua marca empregadora:

  • incorporar ativamente o feedback em seu plano de retenção de funcionários;
  • comunicar-se com funcionários insatisfeitos para encontrar soluções mutuamente benéficas;
  • construir uma cultura corporativa onde todos se sintam bem-vindos e valorizados;
  • criar métricas para que você possa mensurar o sucesso de suas estratégias de marca de empregadora.

ofereça os benefícios com os quais os funcionários se importam

Uma pesquisa descobriu que 72% dos funcionários afirmam que sua lealdade aumentaria se pudessem personalizar seus benefícios.  Você pode adotar uma abordagem personalizada que se concentre nos benefícios com os quais os funcionários se importam.

Se você dirige uma pequena empresa que não tem um departamento de recursos humanos grande o suficiente para atingir essa meta, você deve se concentrar em dar aos funcionários benefícios que já se provaram populares.

Os benefícios mais significativos para os funcionários de hoje incluem:

  • plano de saúde;
  • folga remunerada;
  • bônus de desempenho;
  • planos de aposentadoria.

forneça oportunidades de treinamento e progressão na carreira

Os funcionários se preocupam com a mobilidade de carreira. Eles querem saber se terão oportunidades de aprender novas habilidades e avançar em suas organizações. Quando não veem caminhos para o avanço, começam a procurar novas oportunidades em outro lugar.

Cerca de 87% das empresas afirmam acreditar que as promoções internas melhoram a retenção. Apesar disso, apenas cerca de um terço das empresas possuem programas de mobilidade interna. Essa dissonância cognitiva pode custar às empresas milhares ou até milhões de dólares por ano.

Oferecer um caminho claro para o progresso ajuda a melhorar as taxas de retenção de funcionários, já que saberão o que precisam fazer para atingir seus objetivos profissionais. 

Se continuarem aproveitando as oportunidades de treinamento e atendendo às expectativas de produtividade, os funcionários devem saber que serão recompensados.

No mínimo, você deve se concentrar em dar preferência a promoções internas e dar aos funcionários mais oportunidades de desenvolver suas habilidades para que possam se qualificar para posições avançadas.

Saber como reduzir a taxa de rotatividade de funcionários pode ter uma influência significativa no sucesso da sua empresa. Com a abordagem certa, você poderá  manter seus funcionários engajados, recompensados e satisfeitos para que queiram permanecer em sua organização ao invés de deixá-la para encontrar melhores oportunidades.