Coronavirus

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Liderando equipes em tempos de incerteza.

Como você poderá inspirar e liderar sua equipe virtualmente? Temos 10 dicas para liderar efetivamente em um ambiente virtual.

A rápida transformação nos negócios é uma constante no mercado. O  surto mundial de covid-19 criou desafios nunca  antes vividos. A situação desafiou muitas empresas a repensar a maneira como operam e assim criar rapidamente opções de trabalho remoto para seus funcionários. 

No futuro, certamente, teremos outras situações que exijam que as pessoas trabalhem remotamente.  Neste momento é preciso entender o que é necessário para liderar em tempos de incerteza.   Aqui estão as 10 dicas para líderes que buscam manter sua equipe segura, orientando-as  com sabedoria, criando uma cultura de lealdade e confiança, garantindo a continuidade dos negócios .

1. Lidere com calma

Em primeiro lugar, saiba o que sua equipe está esperando de você. Eles querem entender como devem se sentir ou reagir à situação em questão. Esta é sua oportunidade de evitar o pânico usando uma linguagem calma, mas objetiva. Seja claro sobre qual é a real situação e próximos passos.

2. Confie.

Em um cenário de liderança remota, é essencial confiar que seu time poderá gerenciar sua carga de trabalho e entender o que é prioridade.  Acredite que sua equipe  quer ter sucesso em suas atividade e alcançar seus objetivos, mesmo que a situação do dia a dia tenha mudado.

Você pode ajudar a promover sentimentos de confiança concentrando-se nos resultados (versus tarefas), atribuindo responsabilidades aos membros da equipe e distribuindo a tomada de decisões. O objetivo é criar uma cultura de responsabilidade compartilhada, na qual as pessoas enfrentam o desafio e estejam ansiosas para ajudar-se mutualmente.

3.   Pratique 'transparência total'

A transparência é vital para ser um líder de sucesso. Seja virtual ou pessoalmente, os mesmos princípios se aplicam. Comece articulando claramente por que certas decisões  estão sendo tomadas. Enfrente as questões difíceis comunicando uma visão sobre a realidade que a empresa está enfrentando. Isso significa compartilhar qualquer conhecimento que você tenha, além de admitir que você pode não ter todas as respostas. Seja honesto sobre notícias difíceis e, novamente, evite culpar. Acima de tudo, seja transparente ao falar sobre os resultados da empresa, impacto e desempenho da equipe.

A "transparência total" cria uma cultura que é direta e honesta na comunicação e no compartilhamento das estratégias da empresa, para que todas as pessoas confiem e sejam leais à evolução contínua da organização. Para os líderes, a transparência é uma maneira de criar confiança com seus funcionários.

4.   Comunicar mais

Comunique-se, comunique-se e depois comunique-se novamente. Não há outra maneira de dizer isso. A comunicação eficaz é essencial quando as pessoas estão trabalhando virtualmente, especialmente em momentos de interrupção dos negócios. Você pode criar plataformas da comunidade virtual na intranet ou por meio de um aplicativo de terceiros  e compartilhar mensagens que podem ser facilmente acessadas por todos. Implemente o bate-papo por vídeo (peça para todos ligarem as câmeras) e incentive a participação.

5. Atenha-se aos fatos

Em tempos de incerteza, é importante que você tome decisões com base em fatos, não em percepção. Use fontes confiáveis para manter-se informado e educar sua equipe sempre que surgirem preocupações. Considerando que ainda há variações desconhecidas no mercado, o cérebro humano naturalmente deseja preencher as peças que faltam com suposições.

A ansiedade pode ser  contida  com evidências e dados. Esta é a razão pela qual líderes devem estar  informados por fontes confiáveis e se envolver na tomada de decisões com base em fatos. Se o pânico começar, recue um momento e questione: "O que sabemos com certeza? E como sabemos disso?"

6. Pratique sua agilidade na liderança

Diferentes estilos de liderança entram em cena em momentos diferentes todos os dias. Ao liderar remotamente, esses mesmos estilos podem desempenhar um papel importante na construção da confiança entre as equipes.

Os estilos de liderança incluem:

Afiliativo: faz com que as pessoas se sintam ouvidas e aumentem o sentimento de pertencimento em tempos de incerteza

Coaching: ajuda as pessoas a criar metas significativas que direcionam a motivação ao trabalhar remotamente

Estabelecimento de ritmo: garante que haja estrutura e progresso em direção aos objetivos comuns

Diretiva: deixa claro as expectativas de forma bastante objetiva.

Visionário: apoia o engajamento e a formação de equipes; faz com que pessoas se sintam parte de uma equipe unida e coesa, trabalhando em direção a um objetivo comum

7. Crie 'espaços seguros'

Os espaços seguros são construídos com base na confiança e no entendimento. Dê à sua equipe oportunidade para expressar sentimentos, seja durante reuniões ou conversas individuais. Pratique a escuta ativa e tenha curiosidade sobre o que as pessoas estão dizendo. Reconheça, sem julgar, emoções que podem surgir.  

 8. Uso constante da tecnologia

 Existem uma infinidade de ferramentas virtuais de comunicação e colaboração disponíveis. As chances são de que você já esteja usando algumas delas em seu trabalho. Aumente o uso de agendas compartilhadas, documentos em ambiente Google e softwares de gestão de projetos para ajudar as equipes a colaborar em tempo real. Crie comunidades virtuais para comunicação informal, juntamente com ambientes de trabalho compartilhamento de informações e visibilidade dos objetivos da equipe. Incentive também os funcionários a abrirem suas webcams para interação ‘cara a cara’. Isso ajudará sua equipe a se sentir conectada, presente e responsável.

 

9. Estruture a reunião para ser eficaz em um ambiente virtual.

As reuniões virtuais podem ser tão eficazes quanto as realizadas pessoalmente. Comece sempre com uma agenda do que será debatido, assegurando que todos os participantes possam desempenhar um papel na reunião. Faça perguntas para incentivar a interação social e convide outros departamentos para evitar possíveis silos.

Forneça atualizações frequentes sobre as tendências gerais dos negócios e a estratégia corporativa, como faria normalmente. Não deixe de celebrar sucessos e reconhecer um bom trabalho. Procure maneiras de criar rituais para sua equipe virtual, como reconhecer ocasiões especiais ou sempre terminar a reunião com uma boa notícia. Finalmente, quando a reunião terminar, forneça um documento compartilhado que descreva tudo o que você falou em termos de ideias, compromissos e ações.

10. Defina expectativas e estruturas claras.

Liderar remotamente exigirá mais documentação e estrutura para garantir o sucesso. Isso remete a uma comunicação excessiva e a garantia de que todos tenham um entendimento compartilhado de seus objetivos e funções. Estabeleça prazos concretos e anote-os onde todos tenham acesso. Defina as responsabilidades de cada membro da equipe e defina uma cadência formal de relatórios sobre as metas, com ações delegadas por escrito. Crie um cronograma para reuniões regulares da equipe e individuais.

Prepare-se para o que vem a seguir.

Esperamos que essas 10 dicas te lhe ajude a liderar equipes remotas durante a incerteza, já que este é o  ambiente de negócios atual.

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