mais diversidade na sua contratação: o que fazer e o que não fazer

A diversidade na força de trabalho sempre foi uma questão tão polêmica. Isso significa que é vital para as organizações reformularem seus processos de recrutamento, a fim de garantir que estejam acompanhando o mercado.

benefícios de uma força de trabalho diversificada

É mais provável que uma força de trabalho diversificada tenha um efeito positivo em sua marca empregadora, o que aumenta a atração de talentos. Funciona como um ciclo - quanto mais diversidade entre seus funcionários, mais candidaturas de diversas origens você receberá, pois as pessoas sabem que serão bem-vindas.

Ter uma abordagem mais inclusiva para a contratação também colocará sua empresa em uma boa posição com os millennials, uma vez que até 2025  espera-se que eles sejam 75% da força de trabalho global.

Empresas com dados demográficos mais diversificados tendem a ser mais produtivas, de acordo com as pesquisas da McKinsey, empresas com maiores índices de diversidade racial e étnica têm 35% mais chances de ter melhores retornos financeiros do que as medianas da indústria nacional.

Enquanto isso, descobriu-se que aquelas com mais mulheres lidam melhor com o risco nos mercados de ativos financeiros. Isso significa que você verá um melhor desempenho de suas equipes se elas tiverem uma composição mais variada.

como incentivar candidaturas mais diversas

Quando você quiser começar a diversificar seu recrutamento de forma mais ativa, precisará  certificar-se que será mais inclusivo ao pensar sobre a linguagem usada em descrições de cargos e anúncios de vagas.

Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology apontou que “a redação masculina em anúncios de emprego leva a um pertencimento e interesse pelo cargo menor entre as mulheres”. 

Os pesquisadores ainda afirmam que  “provavelmente perpetua a desigualdade de gênero em campos dominados por homens”. Portanto, considere cuidadosamente a linguagem escolhida nas descrições de cargos e pense em usá-la em um programa para eliminar qualquer redação tendenciosa.

Você também pode usar uma plataforma que permita que gerentes de recrutamento estabeleçam os perfis dos candidatos com base em percepções da ciência comportamental, reunindo desde o incentivo a funcionários de alto desempenho a jogos projetados para extrair traços cognitivos, emocionais e de personalidade. 

Já existem plataformas que usam esses dados para fornecer um modelo preditivo de um candidato ideal, com seu algoritmo combinando os melhores candidatos à posição aberta.

Sistemas como esses também podem garantir que as candidaturas sejam processadas às cegas, para que haja um risco reduzido de ocorrer qualquer preconceito inconsciente.

A contratação às cegas pode melhorar significativamente a diversidade de sua contratação, portanto, pode ser uma atividade extremamente benéfica.

o que não fazer ao tentar melhorar a diversidade

Quando você deseja introduzir mais diversidade em sua força de trabalho, torna-se vital fazer mudanças. Sua organização provavelmente terá que introduzir novos métodos de direcionamento de candidatos, assim como formas de processar as inscrições.

Portanto, é essencial que sua empresa não dependa dos métodos tradicionais de contratação. Se seus gerentes de recrutamento  já buscaram candidatos com as mesmas experiências que eles - como faculdades ou estágios - você deve garantir que eles estejam convencidos da importância de procurar pessoas com experiências variadas.

A cultura da empresa é outra coisa da qual sua empresa não deve depender para melhorar a diversidade no recrutamento. Você deve se certificar de que está contratando com a intenção de expandir a mente de seus funcionários atuais, ao invés de trazer pessoas que compartilham o mesmo ponto de vista. 

Além disso, a cultura da sua empresa pode ser o resultado de contratações tendenciosas inicialmente, quando muitos funcionários com experiências semelhantes foram contratados. 

Garantir que sua empresa está implementando os métodos de recrutamento corretos fará com que ela colha os benefícios da diversidade. Por isso, convidamos você a  acessar o relatório sobre Diversidade da Randstad para saber tudo sobre o assunto!

Clique aqui para baixar o relatório completo

Clique aqui

Você busca uma solução de RH?

Clique aqui

Você é candidato e quer saber sobre nossas vagas?

Clique aqui