introdução

O absenteísmo é um grande desafio que afeta empregadores de todos os setores em todo o mundo. A ausência de apenas um colaborador no local de trabalho pode aumentar os custos e diminuir a produtividade e a qualidade. Embora eliminar completamente o absenteísmo seja impossível, uma vez que problemas pessoais e adoecimentos vão ocorrer, os empregadores podem implementar medidas para diminuir o impacto negativo no local de trabalho.

Este artigo explica o que é o absenteísmo e as suas causas, além de fornecer recursos adicionais para ajudar sua empresa a superar esse problema desafiador.

1

o que é absenteísmo?

Podemos definir absenteísmo como a ausência habitual e não planejada do colaborador no trabalho que se estende além de um nível aceitável. Embora cada empresa estabeleça seus próprios índices de absenteísmo aceitável, muitos empregadores consideram habitual que os colaboradores percam mais dias de trabalho do que os dias de folgas remuneradas e de licença médica.

Essas faltas não justificadas podem criar pressões adicionais, resultando em um trabalho extra para os gestores encontrarem colaboradores substitutos ou assumirem mais tarefas. Como você pode imaginar, níveis mais altos de absenteísmo podem aumentar os custos trabalhistas, que incluem mais horas extras, queda na qualidade quando o quadro de colaboradores fica reduzido e menores índices de retenção devido ao esgotamento.

É crucial monitorar o absenteísmo no local de trabalho, pois pode ser um indicativo de problemas relacionados, como baixa motivação, má gestão ou um ambiente de trabalho tóxico. Quanto mais cedo os problemas forem identificados, mais rápido sua empresa poderá trabalhar para resolvê-los.

2

principais causas de absenteísmo no local de trabalho

Altos níveis de absenteísmo podem ocorrer por diversos motivos e algumas das causas podem estar fora do seu controle. Por exemplo, os índices de absenteísmo dispararam durante a pandemia de covid-19 devido a infecções pela doença, fechamento de escolas e ansiedade dos colaboradores. De qualquer maneira, é importante entender quais as causas do absenteísmo excessivo em seu local de trabalho para planejar a redução desse problema.

Veja a seguir as causas mais comuns de absenteísmo no trabalho.

doenças e lesões físicas

Dois dos motivos mais comuns para faltas inesperadas são doenças e lesões. É bastante comum que os colaboradores faltem ao trabalho quando adoecem ou se machucam. Quando esses tipos de faltas se tornam excessivas, podem elevar os custos. Na realidade, esse problema é tão prevalente que faltas relacionadas a doenças custam às empresas mais de US$ 575 bilhões por ano apenas nos Estados Unidos.

Infelizmente, algumas doenças, como a gripe, podem ser transmitidas rapidamente entre os colegas de trabalho, resultando em diversos colaboradores ausentes ao mesmo tempo. Por sua vez, essa situação aumenta a carga de trabalho dos outros colaboradores e pode levar à frustração e ao esgotamento, além de diminuir a qualidade de seus produtos ou serviços. 

Por um lado, você não quer que os funcionários trabalhem doentes. Eles não apenas podem transmitir a doença para outros colaboradores, mas também podem levar ao presenteísmo, que é a perda de produtividade por trabalharem indispostos. Então, o ideal é incentivar os colaboradores a tirarem uma folga quando estão muito doentes para trabalhar. Por outro lado, se algum funcionário se ausenta frequentemente por motivos de doença, é importante identificar a raiz do problema. Talvez, eles precisem tirar um longo período de afastamento do trabalho para lidar com isso. Esse período pode permitir que você contrate um colaborador temporário até que o efetivo esteja bem o suficiente para retornar.

esgotamento no local de trabalho

O esgotamento dos colaboradores é um fenômeno real que impacta empresas em todo o mundo. O esgotamento sempre foi um problema para cargos de alta demanda e com níveis altos de estresse, mas, hoje em dia, mesmo funcionários em cargos de nível inferior e com menos responsabilidades também sentem esgotamento no trabalho. Embora os níveis de esgotamento no local de trabalho possam ter atingido recordes históricos durante a pandemia, uma pesquisa recente da Microsoft, que entrevistou profissionais em 11 países, mostra que mais da metade dos colaboradores ainda se sente esgotada no trabalho. 

Esse tipo de esgotamento pode levar a faltas inesperadas, pois os colaboradores precisam de folga. Além disso, pode levar a outros problemas, como baixo desempenho, diminuição da satisfação no trabalho e maiores índices de rotatividade.

assédio no trabalho

De acordo com um estudo global com resultados surpreendentes, quase um em cada cinco profissionais afirma ter sofrido algum tipo de assédio ou violência no local de trabalho. Essa é uma estatística importante que os empregadores não podem simplesmente ignorar. Ninguém quer trabalhar em um ambiente tóxico onde não sinta segurança. Para evitar o assédio frequente, os colaboradores que não receberam a devida atenção ao problema podem optar por deixar o emprego. É importante identificar problemas tóxicos no local de trabalho o mais rápido possível. Considere realizar pesquisas frequentes para que os funcionários forneçam feedback anônimo e desenvolva uma política clara para denunciar e investigar queixas de assédio ou violência no local de trabalho.

saúde mental no local de trabalho

Na última década, o mundo observou um aumento de 13% no número de pessoas com problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e abuso de substâncias. O aumento dessas condições também contribui para o aumento do absenteísmo, já que muitas pessoas que lutam contra essas doenças necessitam de mais tempo de licença. É importante identificar os colaboradores que enfrentam algum tipo de problema de saúde mental para garantir que recebam o apoio e os benefícios adicionais de que precisam para serem bem-sucedidos no trabalho.

equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Profissionais de todos os setores muitas vezes têm dificuldades de manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. Assim como as responsabilidades do trabalho às vezes entram em conflito com as pessoais, há momentos em que as responsabilidades pessoais interferem no trabalho. Por exemplo, alguns colaboradores podem ter faltas inesperadas por terem que cuidar de filhos doentes ou pais idosos. Consultas médicas e terapia são outras razões pelas quais os colaboradores podem precisar se ausentar. Considere o desenvolvimento de novas políticas na empresa que possibilitem um horário de trabalho que promova um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. Por exemplo, definir políticas claras para dias de licença médica e folgas remuneradas pode fazer com que os colaboradores utilizem outras estratégias em vez de faltar ao trabalho de última hora. 

busca de novas oportunidades de trabalho

A dura verdade é que, às vezes, seus colaboradores faltam para procurar outro emprego. Por exemplo, seus funcionários podem se ausentar do trabalho para fazer uma entrevista ou participar de uma feira de empregos. Segundo o estudo Workmonitor de 2022 da Randstad, 70% dos profissionais estão abertos a mudar de emprego se a oportunidade certa surgir. Embora essa causa de absenteísmo possa ser frustrante, pode ser difícil de constatar, além de aumentar o índice de rotatividade.

Saiba mais sobre as principais causas de um alto índice de absenteísmo no local de trabalho e como gerenciá-las.

como se candidatar a um emprego mesmo sem ter experiência

descubra as 4 causas comuns de absenteísmo e como você pode gerenciá-las

saiba mais
3

como mensurar o absenteísmo

O absenteísmo é um problema extremamente dispendioso que pode aumentar os custos de produção e os índices de rotatividade de colaboradores, e diminuir a motivação no local de trabalho e os lucros da empresa. Para minimizar seu impacto, é importante monitorar as faltas para determinar o índice de absenteísmo da empresa. Essa estratégia permite a identificação de possíveis problemas de absenteísmo e o desenvolvimento de um plano para solucioná-lo.

Embora você possa monitorar as faltas justificadas e não justificadas, apenas as não justificadas são geralmente utilizadas para calcular o absenteísmo. Comece estabelecendo níveis aceitáveis para a empresa. Esse fator varia muito conforme o setor, a localização e as políticas da empresa e pode precisar ser ajustado posteriormente, se necessário. Essa estratégia, no entanto, fornece à empresa uma base para determinar se existe um problema de absenteísmo, bem como possibilita estabelecer uma meta ao criar estratégias para combater o absenteísmo frequente no local de trabalho.

Você pode utilizar a seguinte fórmula para calcular o índice de absenteísmo da sua empresa.

(número de dias/horas/períodos de ausências / número de dias/horas/períodos disponíveis) * 100 = índice de absenteísmo

Por exemplo, digamos que Tom teve 3 faltas não justificadas em abril. Seu índice de absenteísmo é de 10% ((3 dias / 30 dias) * 100). Como esse índice é maior do que o aceitável, é hora de discutir esse problema com Tom. Você também pode utilizar essa fórmula para mensurar o índice de absenteísmo de toda a empresa, departamentos ou diferentes localidades. Essa estratégia pode ajudar você a identificar rapidamente problemas de absenteísmo na empresa. 

Leia mais sobre este assunto e descubra se o absenteísmo está prejudicando a produtividade na sua empresa.

4

impacto do absenteísmo no local de trabalho

O absenteísmo pode ser extremamente frustrante para a gestão, que necessita encontrar colaboradores substitutos ou que possam fazer horas extras, mas também pode afetar a empresa como um todo. Veja a seguir como o absenteísmo impacta o local de trabalho e a empresa.

perda de produtividade por absenteísmo

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, as faltas inesperadas no local de trabalho custam às empresas norte-americanas mais de US$ 225 bilhões por ano. A má notícia é que esses custos devem aumentar em todo o mundo nos próximos anos. Por exemplo, o Centro de Pesquisa Econômica e Empresarial do Reino Unido prevê que as perdas de negócios no país devido a faltas inesperadas aumentarão de US$ 18 bilhões em 2017 para mais de US$ 28 bilhões em 2030.

Esses são custos crescentes que os empregadores não podem arcar, especialmente em um momento em que as preocupações com a inflação e o mercado de trabalho competitivo já sobrecarregam muitas organizações. Esses custos incluem atrasos na produção, problemas de segurança, diminuição do controle de qualidade e aumento das horas extras, já que outros colaboradores precisam trabalhar mais para compensar os altos níveis de absenteísmo.

absenteísmo leva a maior rotatividade

Não deve ser nenhuma surpresa saber que altos níveis de absenteísmo podem levar ao aumento dos índices de rotatividade. Essa correlação pode ocorrer por diversos motivos. Primeiro, os colaboradores que vão para o trabalho todos os dias podem ficar frustrados quando frequentemente têm que lidar com a carga de trabalho adicional na ausência de um colega. Em segundo lugar, exigir horas extras constantemente pode prejudicar o equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores. 

Saiba mais sobre a relação entre o absenteísmo e a queda da produtividade.

analista financeiro

saiba como o absenteísmo e o presenteísmo afetam a produtividade

leia mais
5

medidas para prevenir o absenteísmo

A boa notícia é que sua empresa não precisa se contentar com níveis de absenteísmo acima do aceitável. Existem diversas maneiras de combater esse problema e minimizar o impacto em seu quadro de colaboradores e nos resultados da empresa.

identifique as causas específicas do absenteísmo

O primeiro passo para combater o absenteísmo é identificar os motivos específicos pelos quais ele ocorre. Os motivos listados acima representam os mais comuns, mas isso não significa que não existam outros fatores que impactam o absenteísmo na sua empresa. Por exemplo, altos níveis de absenteísmo podem estar relacionados a apenas um ou dois departamentos da organização. Isso pode significar um possível problema com um gerente específico ou preocupações de segurança em uma área da empresa.

A melhor maneira de determinar por que seus funcionários estão faltando ao trabalho é perguntar a eles. Considere realizar pesquisas com os colaboradores ou entrevistas individuais para descobrir por que estão faltando. Esses dados podem ajudar você a desenvolver uma estratégia de absenteísmo adaptada para atender às necessidades exclusivas de seus funcionários.

reformule as políticas da empresa

Se a sua empresa está passando por níveis de absenteísmo acima do esperado, talvez seja hora de reformular as políticas da empresa. Atualmente, os profissionais querem mais flexibilidade no horário de trabalho. Nosso estudo revela que 83% dos profissionais desejam um horário de trabalho que lhes permita cumprir com suas responsabilidades pessoais.

Primeiro, avalie o número de dias de licença médica e pessoal que sua empresa concede aos colaboradores a cada ano. Certifique-se de que suas ofertas sejam competitivas com as de outros empregadores em seu setor e local. Se você concluir que não oferece a mesma quantidade de dias de licenças pessoais e médicas que muitos outros empregadores em seu setor, talvez seja necessário aumentar esses números para atender às demandas atuais dos profissionais. Caso contrário, você observará que tanto o absenteísmo quanto os índices de rotatividade continuarão a aumentar.

Em segundo lugar, avalie a política da sua empresa para faltas justificadas e não justificadas. Certifique-se de que as políticas sejam claras sobre como os colaboradores devem proceder em um dia em que precisem faltar. Por exemplo, precisam notificar com pelo menos três horas de antecedência do horário de trabalho? Além disso, certifique-se de que a empresa tenha políticas claras para períodos prolongados de licença por questões médicas pessoais e familiares. Por fim, verifique com o departamento jurídico se essas políticas estão em conformidade com as leis trabalhistas locais e nacionais.

melhore o comprometimento dos colaboradores

Estudos revelam que altos níveis de comprometimento dos colaboradores no local de trabalho podem ajudar a reduzir o absenteísmo. Implementar medidas para melhorar o comprometimento pode aumentar a satisfação e fazer com que seus funcionários queiram ir para o trabalho todos os dias, em vez de faltar. Estratégias como comunicação aprimorada, feedback frequente e desenvolvimento de carreira podem ajudar a melhorar o comprometimento dos seus colaboradores.

Além disso, considere capacitar a gestão para atuar como coach de seus funcionários. Você precisa que a gestão conheça seus colaboradores, que entenda seus pontos fortes e fracos e detecte possíveis problemas assim que eles surgirem. Esse tipo de relação entre coach e colaborador pode ajudar a prevenir o absenteísmo.

crie uma cultura de reconhecimento

Desenvolver uma cultura de reconhecimento é uma das melhores estratégias que você pode implementar para aumentar a motivação no local de trabalho, aumentar os índices de retenção e reduzir o absenteísmo. Os colaboradores desejam saber que estão fazendo um bom trabalho, que são uma parte valiosa da equipe e que a empresa investe neles. Tanto o reconhecimento dos supervisores quanto entre os colegas são formas importantes de reconhecimento que os profissionais atualmente desejam.

Para construir uma cultura de reconhecimento que possa reduzir os índices de absenteísmo, ela deve ser significativa, consistente e justa. As avaliações anuais de desempenho não serão suficientes. Em vez disso, invista em tecnologia que permita que a gestão e os colegas reconheçam seu desempenho rapidamente. Isso pode trazer resultados duradouros.

invista no bem-estar dos colaboradores

Se a pandemia nos ensinou alguma coisa, foi o valor do bem-estar pessoal, tanto em casa quanto no trabalho. Para evitar altos níveis de absenteísmo no trabalho, você deve proporcionar a seus colaboradores uma sensação de bem-estar geral. Considere oferecer benefícios de bem-estar, como descontos em academia, sessões de terapia via telemedicina, coach de carreira e auxílio para cuidados de crianças e idosos. Essas vantagens podem encorajar seus funcionários a cuidarem melhor de si, o que resulta em menos dias de ausência no trabalho.

Além disso, ofereça flexibilidade de horário aos seus colaboradores, se possível. Essa prática pode permitir que eles cumpram suas responsabilidades pessoais enquanto ainda têm tempo para completar todas as tarefas do trabalho.

Confira nosso artigo sobre absenteísmo e conheça mais soluções de longo prazo para combatê-lo.

liderança

saiba como gerenciar o absenteísmo no local de trabalho

veja mais
6

FAQs

Perguntas frequentes sobre absenteísmo.