Em um mercado competitivo e que valoriza o alto desempenho, os profissionais tendem a assumir cada vez mais compromissos e responsabilidades, levando a um esgotamento físico e mental. Essa condição foi denominada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Síndrome de Burnout. 

Segundo a International Stress Management Association, estima-se que a doença atinja cerca de 32% dos trabalhadores brasileiros e já pode ser considerada um grave problema na sociedade contemporânea. E não são apenas os colaboradores que sofrem com isso. A doença também reflete em altos níveis de absenteísmo e de turn over para as companhias.

Quais são os principais sintomas da Síndrome de Burnout?

  • exaustão emocional: fadiga, falta de energia para lidar com situações estressantes e perda de entusiasmo.
  • despersonalização ou cinismo: indiferença, atitudes hostis ou negativa com distanciamento emocional das outras pessoas.
  • baixo sentimento de realização: frustração, desmotivação ou insatisfação com suas habilidades e condições profissionais.
  • ansiedade: quando em níveis intensos causa insônia, irritabilidade e dificuldade de concentração, além de queda de produtividade.
  • isolamento: distanciamento social de colegas e familiares, apresentando também sintomas e comportamentos depressivos.
  • insônia: dificuldade de se desligar dos assuntos profissionais prejudicando o sono e a qualidade de vida.

Como prevenir o Burnout?

  • prepare as lideranças para administrar as metas e objetivos de forma mais empática, promovendo também relações mais humanas dentro da empresa.
  • enxergue o trabalho híbrido como uma oportunidade de flexibilizar a jornada profissional e incentivar os colaboradores a aproveitarem  melhor seus momentos pessoais ou de lazer.
  • incentive a prática de exercícios físicos a partir de programas de ginástica laboral ou oferecendo benefícios, como parcerias com academias e centros esportivos.
  • estabeleça uma rede de apoio para os colaboradores, disponibilizando um canal de atendimento psicológico por teleatendimento ou de forma presencial.
  • proporcione momentos de descontração entre os colaboradores, seja com happy hour, rodas de conversa ou com ambientes para descompressão que ajudem a promover a convivência entre os profissionais.
Student, students, young people, youngsters, school, college, study, studying
Student, students, young people, youngsters, school, college, study, studying

Este é o momento de as empresas estarem mais atentas para que essa questão não se transforme em uma epidemia na companhia. Cuidar da saúde mental dos colaboradores é uma atitude que reforça a cultura de humanização das relações de trabalho, contribuindo, também, para a retenção e valorização dos talentos.

Somos apaixonados por pessoas e por ajudar empresas e profissionais a seguirem adiante. Entre em contato com a Randstad e conte com nossa equipe de especialistas para aumentar a qualidade de vida dos seus colaboradores.

converse com um dos nossos especialistas

conte com nossa equipe de especialistas para saber como lidar com as questões de saúde mental de seus colaboradores.

 

Fale conosco