O que são as habilidades digitais

É fato que o mercado de trabalho é afetado pela digitalização e pela incorporação de novas tecnologias nos atuais métodos e processos de trabalho. Isso representou uma modificação e transformação da realidade trabalhista, o que exigiu a adequação das competências, habilidades e perfis profissionais às necessidades das empresas.

As competências digitais compreendem tanto as habilidades interpessoais/comportamentais (soft skills) como as habilidades técnicas (hard skills), relacionadas à transformação cultural e digitalização de uma organização e que não só melhoram os processos como também auxiliam a concretização dos objetivos da empresa. A otimização e escolha de ferramentas digitais com base no objetivo que buscamos são os fatores-chave do sucesso.

Além de promover a criação de empresas mais competitivas e modernas, as habilidades digitais ajudam a aumentar a produtividade das organizações. Com a aplicação da tecnologia no trabalho, podemos obter informações em tempo real que, por sua vez, nos permitem corrigir mais rapidamente possíveis erros que possam surgir a fim de melhorar e antecipar a tomada de decisões.

Habilidades digitais mais importantes em qualquer cargo

Nesse contexto, é fundamental ter as habilidades necessárias para enfrentar essa transformação. Mas ter habilidade digital não significa apenas saber utilizar as ferramentas digitais convencionais, mas também fazer uso crítico, seguro e criativo das novas tecnologias e descobrir as oportunidades oferecidas por elas.

A tecnologia não é uma ferramenta, é um meio no qual é preciso saber circular, e dominá-la lhe permitirá superar todos os desafios que possam surgir no seu trabalho atual ou futuro, melhorar a sua empregabilidade, reforçar o seu aprendizado, e até mesmo aprimorar sua gestão do dia a dia, questões que se tornam cada vez mais digitais. Algumas das habilidades digitais mais importantes e exigidas são a cibersegurança, que objetiva reduzir os riscos e garantir a segurança das informações armazenadas em qualquer dispositivo da empresa, ou a gestão de informações, ou seja, saber pesquisar na internet e encontrar informações que agreguem valor à empresa e também possam gerar informações de interesse.

Exemplos de habilidades digitais básicas

Redes Sociais e Gestão de Comunidades 

Um Gerente de Comunidades é um profissional de marketing digital responsável pela gestão e desenvolvimento das comunidades on-line de uma empresa em seu ambiente digital.

Gerar conteúdo, analisar e acompanhar a reputação das páginas, manter um bom relacionamento com a comunidade e realizar diversas ações de marketing são as principais tarefas atribuídas a esse tipo de profissional.

E-mail marketing e Marketing Viral

Muitas empresas ainda desconhecem todos os benefícios que o e-mail marketing proporciona para o desenvolvimento dos negócios. Embora sejam inegáveis as vantagens que as redes sociais têm nas empresas em termos de comunicação, fidelização e fortalecimento da marca empregadora, também é inquestionável que o marketing por e-mail consegue converter 3 vezes mais clientes.

Além disso, se considerarmos também a viralização de conteúdo, seja por meio de redes sociais ou e-mail, o alcance da campanha ou do conteúdo poderá ter um grande sucesso. Por isso, contar com profissionais especializados nesse tipo de ações digitais é essencial para atingir o seu objetivo final.

Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA)

Qual é a diferença entre a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV)? A realidade aumentada complementa o ambiente real com objetos digitais, em outras palavras, vemos tudo ao nosso redor, mas o dispositivo que usamos poderá reproduzir objetos, animações ou dados que na verdade não estão lá. Por outro lado, a realidade virtual nos permite mergulhar totalmente em um mundo simulado por programas de computador, vivenciando uma experiência sensorial completa dentro de um ambiente artificial.

Essa tecnologia é pouco difundida nas organizações, portanto, ser um dos primeiros a incorporá-la representará um valor agregado para as empresas do setor, permitindo destacar-se dos concorrentes.

Big Data e Inteligência Artificial (IA)

Big Data é uma série de conjuntos de dados maiores e muito mais complexos do que os convencionais. Eles podem ser usados para solucionar problemas que não poderiam ter sido corrigidos pelo software de processamento tradicional.

Até há pouco tempo, Big Data podia ser resumido como Volume, Velocidade e Variedade, mas nos últimos anos e após a evolução do seu desenvolvimento, surgiram mais dois ‘Vs’: Valor e Veracidade.

Atualmente, o custo de armazenamento e da computação de dados é bem menor, tornando o armazenamento de dados mais fácil e barato do que nunca. Em outras palavras, a partir de um volume maior de big data mais barato e acessível, as empresas podem tomar decisões melhores e mais precisas. A Inteligência Artificial (IA) é alimentada com essas informações processadas, que consistem na combinação de algoritmos cuja finalidade é a criação de um mecanismo ou máquina que saiba tomar as decisões adequadas de acordo com o ambiente no qual seu trabalho é realizado.

Ambos os conceitos têm um único objetivo: melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e o progresso empresarial por meio da inovação tecnológica. Devido a eles, decisões estratégicas poderão ser tomadas com mais informações em mãos e, portanto, com menor margem de erro, garantindo maior viabilidade das ações.

Com base no gerenciamento de dados e na IA, diferentes funções podem ser realizadas, como medir o comportamento de consumidores, promover economia de energia a partir de soluções que preservem o meio ambiente ou melhorar a segurança e o atendimento ao cliente.

Ter colaboradores que apoiem a mudança para uma sociedade e organização muito mais digital é fundamental para o desenvolvimento empresarial do negócio e a sua competitividade. 

O que é um mindset digital? Os 6 atributos essenciais.

O mindset digital é a mentalidade digital, não se trata de conhecimento das novas tecnologias, mas sim da predisposição e atitude para saber lidar com elas. Um conjunto de habilidades transversais que se enquadram no domínio das soft skills.

  1. Mentalidade de abundância: em um ambiente de inovação e transformação, são necessárias atitudes como colaboração, trabalho em equipe e de compartilhamento de informações.
  2. Capacidade de aprendizagem: o desejo de aprender é o motor da mentalidade digital, busca a melhoria contínua, detectando novas oportunidades, conhecendo novas ferramentas e formas de trabalhar. Questione-se e compartilhe seus aprendizados!
  3. Sentir-se confortável com a ambiguidade: a mudança é o único elemento fixo, vivemos em um ambiente ambíguo, e é preciso saber se adaptar a ele, agir e tomar decisões sem medo, mesmo que você não tenha todas as informações. Atreva-se a explorar e melhorar à medida em que se desenvolve, sem se estagnar.
  4. Ter uma mente exploradora: ter essa inquietação para investigar e descobrir novas ferramentas e tecnologias está intimamente relacionado às duas características anteriores. Significa não se contentar apenas com o que você tem que fazer e com o que está estipulado, mas sim dar sempre um passo a mais.
  5. Abordagem colaborativa: em um ambiente de inovação não pode haver um “eu” sem um “nós”. A colaboração é fundamental e só é possível avançar ao lado de uma equipe sólida, capaz de enfrentar a complexidade da mudança. Uma pessoa com um verdadeiro mindset digital sabe como trabalhar com pessoas de diferentes origens. Os novos ambientes digitais das empresas permitem que sejam construídas pontes entre as diferentes áreas. Por isso, é necessário que os diferentes profissionais saibam se entender e colaborar entre si.
  6. Mentalidade flexível: Abraçar a diversidade, questionar as suas ideias mais arraigadas, derrubar preconceitos... Ser flexível ajudará você a melhorar sua capacidade de adaptação, a ter uma mentalidade muito mais aberta às mudanças e às novas circunstâncias que possam surgir.

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